sexta-feira, 13 de abril de 2012

Você serve para servir?


Leitura: Colossenses 3:23  “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”.

O que você pode fazer longe dos holofotes? Longe dos elogios? Longe do reconhecimento? Longe do prestígio?

Foi assim que Jesus falou dos fariseus: Mateus 6:5 “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens”.

Jesus ainda disse: Mateus 6:16 “Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam”;

Ficar longe dos “Holofotes” é exatamente isso! Você não precisa ser notado para se sentir motivado a fazer algo que é certo. Jesus orienta a seus discípulos a seres diferentes dos escribas

Os holofotes foram inventados e tem sua importância devido a seu impacto de “facho de luz”. Podendo ser usado para guiar aeronaves durante um nevoeiro noturno. Podendo ser usado para rastrear vitimas em uma área escura e pantanosa e Podendo ser usado em palcos, apresentações e casas de shows.

No reino, você não precisa ser notado para se destacar, você não precisa das luzes, das câmeras, das atenções. O que você precisa é: Apenas se dispor, se colocar a disposição e aproveitar as oportunidades para ser útil.

Infelizmente, temos muitos crentes que não servem para servir, a bíblia nos chama a atenção para “Sermos uteis”.

Vamos meditar em alguns personagens bíblicos que serve para servir e destacar algumas de suas qualidades

Colossenses 4.10-12 “Saúda-vos Aristarco, prisioneiro comigo, e Marcos, primo de Barnabé, e Jesus, conhecido por Justo, os quais são os únicos da circuncisão que cooperam pessoalmente comigo pelo reino de Deus. Eles têm sido o meu lenitivo. Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis! perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.”

Esse texto revela quatro personagens, quais são: Aristarco, Marcos, Jesus e Epafras. Esses quatro judeus, pois o texto descreve como os “únicos da circuncisão” são mencionados nessa carta porque se destacam.

Devido a sua importância de ser útil para o ministério do apóstolo Paulo. Paulo se lembrou de Aristarco, Marcos, Jesus e Epafras pela importância que eles tinham.

Como você quer ser conhecido? Como você quer ser lembrado? Como você quer ser notado?

Vivemos num mundo onde as pessoas estão tão: Preocupadas consigo mesma, envolvidas com a vida secular e Carregas de responsabilidades que mal podem se dar ao luxo de notar o “Reino de Deus”.

Aqueles que servem para servir são o que sabem da importância de ser um “Cooperador”

O que significa ser “Cooperador”? A palavra “Cooperador” significa “Aquele que colabora, aquele que contribui”.

Desse modo Aristarco, Marcos e Jesus contribuíam de forma significa ao ministério do apóstolo Paulo. Obviamente temos outros nomes que se destacam, mas esses três foram reconhecidos como “Cooperadores

Você sabia Aristarco foi presença marcante nas viagens missionárias do apóstolo Paulo? Atos 19.29 - Atos 20:4 - Atos 27:2

A verdade é que muitas coisas podemos fazer sozinhos. Porém, essas mesmas coisas que podemos fazer sozinhos, pode ser que chegue um dia que precisaremos de ajuda.
A igreja também é uma constituição de “Aliados”. Podemos fazer muitas coisas sozinhas. Mas não é certo. Precisamos unir nossos talentos, nossas habilidades...

Na igreja tem muita coisa que você pode fazer. E digo mais tem coisas que só você pode fazer e mais ninguém. Quantos de vocês conseguem ver aquela necessidade que ninguém mais consegue ver?

Coisas às vezes “Insignificantes”, mas que tem um tremendo valor para o bom andamento do culto? Você não precisa que outros mandem você fazer coisas que está à teu alcance. Você não precisa de muito tempo e de muito esforço para fazer coisas básicas.

O texto não sugere o que esses três amigos de Paulo faziam, mas eu imagino que eles repartiam as tarefas. Todos ocupados, concentrado numa tarefa e buscando o melhor para o grupo.

Veja o que Jesus falou sobre esse assunto: Lucas 16.10 “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito”.

O valor de um grande homem, não é medido pelas grandes coisas, mas pelas pequenas coisas. Não pense que coisas pequenas não tem valor

Você se considera um aliado? Você tem procurado observar aonde você pode ser útil? Você foi útil para alguém hoje? O que é que você fazer, mesmo aquelas coisas que são tão pequenas, mas tem um valor tremendo para o bom andamento do culto.

Aqueles que servem para servir são o que sabem da importância de ser “Lenitivo”

O que significa ser “Lenitivo”? Lenitivo significa: Aquele que acalma, Atenua, Tranquiliza, Alivia, Aquele que suaviza

Paulo passou por situações dificílimas no trajeto das viagens missionárias. Muitas vezes ele diz que foi perseguido. Outras vezes foi preso, Outras vezes ficou ilhado

Como é bom ter pessoas perto da gente que nos acalma. Diante de uma situação que nos traz angústia e nos sentimos isolados e vem àquele que nos consola, nos tranquiliza.
Como é bom ter pessoas perto da gente que suavizam a dor. Trazendo um simples afeto. Trazendo um versículo de encorajamento. Trazendo uma palavra de conforto.

Às vezes a igreja é carecida daqueles que Jesus disse: Que chora com os que choram, que reparte com a gente a carga, o peso de certas situações da vida.

Aqueles homens não eram um peso, eles eram sim um apoio, base, era alguém que Paulo podia contar.

Aqueles que servem para servir são o que sabem da importância de ser “Esforçado”

Esforço significa: Usar energia, ter ânimo, Fazer com dedicação.

Existem muitos versículos que nos ensinam a respeito a “Esforço” e “Dedicação” na Bíblia. Salomão ensina em Eclesiastes 9.10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”.

Facilmente encontraríamos muitos outros versículos no que diz respeito à dedicação, esforço na obra de Deus.

Todos nós podemos ser esforçados como. Se Deus tem nos aberto uma porta. Se Deus tem nos dado uma tarefa. Se Deus tem nos dado a oportunidade de servir

Então faremos com todas as nossas forças aquilo que o Senhor tem a chance de fazer. Do mesmo modo que existem muitos versículos com relação a “Dedicação” existem muitos outros em relação à “negligência e relaxo”;

Como por exemplo: Jeremias 48.10 O Senhor disse: “Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!”.

O próprio Jesus se esforçou se dedicou para fazer aquilo que o Senhor lhe havia ordenado, ele havia dito o seguinte: João 6.38 “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.”

Jesus agia no campo da prática. Ele não media esforços, Ele não media tempo. Muitas vezes fez longas viagens. Jesus sempre foi movido por um esforço particular, ele não esperava que outros fizessem o trabalho por ele;

Ninguém é melhor do que você que já foi salvo, que faz parte dessa igreja para se envolver. Você tem sido dedicado? Você tem assumido a responsabilidade pessoal de fazer o seu melhor?

Conclusão

O que você pode fazer longe dos holofotes? No reino, Você não precisa ser notado para se destacar, você não precisa das luzes, das câmeras, das atenções...

O que você precisa é apenas se dispor, Se colocar a disposição e aproveitar as oportunidades para ser útil.

Responda a essas perguntas: Eu tenho me disposto para Deus? Eu tenho me colocado a disposição? Eu tenho sido útil?

Ou será que eu não tenho ignorado as necessidades? Ou será que tenho ficado desatento e despercebido as coisas? Ou será que não tenho me queixado de mais?

A bíblia nos chama a atenção para “Servir para servir”. Esses quatros homens se destacaram porque eram úteis e sabiam cooperar, sabiam suavizar a dor quando era necessário, sabiam do valor tem um trabalho feito com dedicação.

A igreja precisa de pessoas que querem ajudar. Você tem cooperado? Você tem suavizado a carga de alguns? Você tem se esforçado a fazer o melhor ou para você o trabalho cristão não passa de perca de tempo e um desperdício de energia.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário