quinta-feira, 19 de abril de 2012

O Mínimo do inferno é Inferno


Leitura: Lucas 12:20 “Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”

Áudio:

Hoje no Brasil, a cada dois minutos o ocorrem um acidente de carro com a probabilidade de morte em 50% (isso significa que a cada dois acidades, um acidente é letal). Na África cerca de 25 mil crianças morrem por ano vítimas da raiva – equivale uma morte a cada 20 minutos. No mundo, cerca de dois milhões de crianças recém-nascidas, estão morrendo no 1ª dia de vida. Existem ocorrências de morte por causa de: Poluição; Água potável; Estupro; Assassinato; Anemia; E muito outros casos. A morte é muito mais do que uma experiência dolorosa, a morte é real. Será que estamos preparados para encarar a morte?

Por outro lado acreditar que no inferno existam graus de punição, não suaviza o sofrimento e angústias no inferno, mesmo que seja em seu menor grau de punição. Pois a bíblia declara que lá, haverá choro e ranger de dente, e o pior é a morte espiritual, pois os ímpios serão banidos da face de deus para toda eternidade.

Esse estudo é um dos assuntos mais discutido entre a “Ciência” “Cultura” e a “Religião” que é a “MORTE”. Na ciência a “Morte” é o processo da cessação completa e definitiva das funções vitais. Na cultura a “Morte” é representada pôr uma figura mitológica (história dos deuses). Do lado ocidental a “Morte” é representada como uma figura esquelética vestida de uma manta negra com capuz e portando uma foice. Esse tipo de “Ceifador” que é a imagem representada nas cartas de tarô. Na mitologia grega, temos vários deuses, dois deles se refere a “Morte”. “Tânatos” que seria o “o deus Morte” e o “Hades” o “deus do mundo da morte”.

A Bíblia também trata do assunto da morte com relação ao inferno, no caso do Novo testamento temos (2) palavras interessantes:

1ª palavra é “Tânatos” que significa “Morte do corpo” - Na ciência temos um segmente que é a Tanatologia (Uma palavra derivada do grego “Tânatos + logia” que significa estudo sobre a morte) – Esse estudo demonstra o que aconteceu com o corpo depois da morte, fornecendo o tempo e o motivo do falecimento.

2ª palavra é “Necros” significa “Cadáver” ou “Falecido” – No bairro Santo Amaro em São Paulo tem um cemitério chamado “Necrópoles” que é uma junção de duas palavras no grego “Necros” que é cadáver + a palavra “Poles” que é cidade (cidade dos mortos ou lugar dos mortos)

Talvez você possa estar pensando “Porque falar sobre morte?” tenho pelo menos duas razões; 1ª Jesus falou mais sobre morte do que qualquer outro assunto; 2ª A morte é uma realidade para todos nós;

Jesus ao falar sobre morte, ele descreve com detalhes na história do rico e o Lázaro, e por meio desta lição vamos aprende as “Três Realidades da Morte”.

1ª Realidade da morte está relacionada ao tempo a MORTE É INESPERADA

Lucas 16.19-22 “Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.

Lázaro (morador de rua) sem família, sem amigos, doente, pedia esmola, comia o que tinha, morreu inesperadamente. O Rico (Vivia bem, comia bem, homem de recursos, teve muitas oportunidades na vida, morreu inesperadamente)

Significado: Inesperadamente é aquilo que não é esperado, algo repentino.  Em conexão com a morte é algo que ninguém pode prever. Quantos de nós tivemos amigos, parentes que perdemos inesperadamente.

A bíblia diz o seguinte sobre a fragilidade humana:
  • Salmo 90.9 “Acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.”
  • Salmo 103.15 “Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá daí em diante, o seu lugar.”
  • Tiago 4.14 “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.”

Quantos de nós podemos ter garantias que vamos viver após esse momento? Quanto de dinheiro se pode garantir a vida após esse momento? Para esse ou aquele, não há GARANTIAS! A morte vem, para o rico e o pobre, o novo e o velho, a morte vem como vem um ladrão, em avisos, sem que ninguém possa esperá-lo.

2ª Realidade da morte está relacionada ao lugar: A MORTE É UM LUGAR CONSCIÊNTE

Lucas 16.23-25 “No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.”

Jesus traz algumas informações interessantes sobre esse lugar da morte. Sabemos que o Rico depois que morreu foi levado para um lugar chamado HADES “Mundo dos mortos”, também conhecido como INFERNO, pois esse lugar é descrito como “lugar de tormentos”.

Também sabemos que Lazaro morreu e foi levado para um lugar chamado “Seio de Abraão”
Sabemos pelo registro bíblico que tanto o rico em tormentos no inferno e Lázaro junto com Abraão no paraíso, manteve vivas a consciência;

CONSCIÊNCIA após a morte será PRESERVADA

Significado: Consciência significa “Lucidez” ou “Percepção do que se passa”. Em conexão com a Morte significa algo que é preservado com lucidez e principalmente percepção do que passa ainda que depois da morte.

Quantos de nós já afirmamos depois que perdemos um ente querido ou na tentativa de consolar, usamos de expressões tais como: “Ele está descansando”, “Está dormindo”, “Está em paz”.

A prova que a consciência foi preservada está na descrição detalhada do diálogo entre o Rico e Abraão; Tanto o rico como Lázaro, dispunha de características que indicava com clareza uma real percepção, mesmo que depois da morte.
  • Ambos podiam ver (capacidade de enxergar)
  • Ambos podiam reconhecer (capacidade de identificar)
  • Ambos podiam conversar (habilidade de comunicar-se)
  • Ambos podiam sentir dor (perceber pelos sentidos)
  • Ambos podiam se recordar de eventos do passado; (trazer a memória)

Jesus deixa bem claro que depois da morte no “No inferno” ou no “Paraíso” em ambos os casos a consciência é preservada. Jesus deixa bem claro que a Morte, não é o “cessar”, mas o um começo eterno consciente. E essa conclusão é a nossa terceira e última realidade do inferno

3ª Realidade da morte está relacionada ao estado: a MORTE É UM ESTADO DE ETERNA CONDENAÇÃO

Lucas 16.26-31 “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá, passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, Abraão, meu pai; mas, se algum dos mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

Em relação à condenação de Inferno Jesus é enfático em dizer que o aspecto do inferno é de PRISÃO e aquele homem faz dois pedidos a Abraão

O PRIMEIRO PEDIDO É DE ALÍVIO “ME REFRESQUE A LÍNGUA”.

Abraão responde a seu pedido, desse modo: “Está posto um grande abismo entre nós e vós,” - Ele diz isso para descrever ao Rico que há uma separação entre eles. Abraão descreve que o lugar o rico está é separado de qualquer outro lugar

O termo “abismo” traz a idéia “Daquilo que é imenso”. É posto “uma imensa separação entre os que estão do lado de Abraão e os que estão no inferno”

A separação que Jesus está querendo ensinar não é apenas geográfica, é algo espiritual. No seio de Abraão há consolo e alegria plena. No inferno há sofrimento, angustia tristeza, isenção de misericórdia e alívio.

Essa separação é tão profunda que fez um “rico” a clamar desesperadamente por misericórdia, e não uma vez, mas duas vezes.

O SEGUNDO PEDIDO É DE DESENCARGO DE CONSCIÊNCIA

Você acredita que um perverso possa amar alguém e se importar de verdade? A resposta é SIM, Jesus disse que sim (Mt 5.44-48). No caso desse homem rico, ele estava vivenciando um momento tão amargo que ele fez outro pedido a Abraão depois que o primeiro pedido não foi atendido. Aquele homem estava nessa PRISÃO eterna e não desejava que seus irmãos fossem para aquele lugar. O Seu pedido parece louvável, mas não foi atendido;
Ressuscitar dentre os mortos

Abraão respondeu com convicção “Eles têm os pregadores” (Moisés e os profetas), como dizendo assim, como você a oportunidade de ouvir a mensagem, seus irmãos também terão.

Em comparação com o perspectivo cientifico sobre o conceito de Morte, podemos dizer que a morte de inferno é a preservação da EXISTÊNCIA para a condenação.
  • Mateus 25:41 “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”
  • Apocalipse 20:10  E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
  • Marcos 9:46  “onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.”

Conclusão:
  • A morte em relação ao tempo é inesperada;
  • A morte em relação ao lugar é um lugar consciente;
  • A morte em relação ao estado é um estado de condenação eterna;

O que Deus falou sobre isso?
Ezequiel 18:32 “Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.”

O que Jesus falou sobre esse assunto?
João 10:10 “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Como vencer a morte?
João 5:24 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário