segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ensina-nos a orar



Leitura: Lucas 11.1-4 “De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.”

Jesus era para seus os discípulos uma referencia de palavra, procedimento e de vida.

Jesus não era somente um bom exemplo de tudo isso, mas ele carregava em sua vida traços de uma pessoa que sabia exatamente o que estava fazendo, e uma das coisas que ele fazia muito bem era sem sombra de dúvidas “Orar”,

Jesus era um homem de oração, e todos reconheciam isso. Por essa razão, os discípulos pediram a Jesus “Ensina-nos a orar”.

Jesus ensina que na oração deve conter no mínimo 03 verdades

Adoração

Lucas 11.2 “Pai nosso que estais no céu santificado seja o vosso nome...”.

Adoração é a forma de reconhecer a grandeza de uma divindade. Deus é grandioso, por isso Ele merece nossa adoração, todos nós sabemos que Deus é grande.

Entretanto precisamos verbalizar essa grandeza, porque oração é “Falar”, vamos então falar as grandezas de Deus. Jesus deu apenas um exemplo: Santificado seja o vosso nome, Santidade é uma das grandezas de Deus. Assim em sua Adoração reconheça as grandezas de Deus.

Gratidão

Lucas 11.3 “o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia...”

Gratidão é o oposto de Ingratidão. Deus tem feito muito por nós. Paulo disse que Ele faz além daquilo que pensamos ou pedimos. Vamos verbalizar de uma forma vívida aquilo que ele tem feito por nós.

O que é que ele tem feito por você? Verbalize! Jesus deu apenas um exemplo: O pão nosso de cada dia. Vamos ser grato a Deus por aquilo que ele tem nos dado.

Confissão

Lucas 11.4 “perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos devem...”

Confissão é falar a verdade, é não esconder nada, é abrir o jogo, é colocar tudo para fora, é não encobrir absolutamente nada.

Você errou? Falhou? Pecou? Então fale a ele em sua oração, ele pode te perdoar os pecados.

Confesse por exemplo desse modo: “Deus eu estou triste porque pequei, eu perdi o controle emocional e falei de forma bruta e vergonha com meus filhos”.

Conclusão:

Você aprendeu os elementos básicos da oração. Jesus destacou da importância de Adorar, Agradecer e de Confessar. Lembre-se orar é falar com Deus, verbaliza para ele seus pensamentos.

O meu desafio é o seguinte: Quando foi a última vez que você convidou alguém para orar junto com você? Aproxime-se de um irmão e encoraje-o a orar com você ainda essa semana.

Não importa qual seja o dia da semana, mas ore, e você terá a oportunidade colocar em prática aquilo que o Senhor nos ensinou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário