quinta-feira, 12 de abril de 2012

Caminho Estreito


Leitura: Mateus 7.13-14 “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”.

Áudio:

Quem são essas poucas pessoas que entrarão pelo caminho estreito? Quem são essas pessoas? Porque elas entrarão e outras não? Porque o caminho que nos conduz a vida é tão apertado?

Acredito que existam algumas verdades bíblicas que precisamos reconhecer antes de termos condições de responder a essas questões. Gostaria de me propor a demonstrar 04 verdades bíblicas que revelam os pensamentos de Deus quanto a Vida-Eterna

1ª Verdade Bíblica: Todo ser humano é destituído de Deus

Romanos 3.23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

Um dos pensamentos de Deus revelado em sua palavra é com relação ao “Pecado”.

A bíblia vai dizer que Pecado é Transgressão da Lei, é a mesma fala de Moises. Na lei de Moisés pecado é aquilo que eu faço ou deixo de fazer, por exemplo, a lei diz: não matar, não roubar, não adulterar, Não dar falso testemunho e não cobiçar. Então pecado na LEI de Moisés é fazer ou deixar de fazer algo que Deus diz.

Jesus vai dizer que pecado é além daquilo que eu faço ou deixo de fazer, Jesus vai trazer o pecado para o ambiente das minhas motivações. Desse modo pecado é anterior à ação do pecado, o pecado reside nas minhas motivações

O cérebro humano realiza cerca de 300 milhões de operações por segundo.  Você consegue computar quantos pensamentos pecaminosos você concede em apenas um dia de vida, são trilhões de pensamentos...

Já o apóstolo Paulo, complica a nossa vida, porque ele vai dizer que o pecado é muito mais do que aquilo que eu faço ou deixo de fazer, é muito mais do que as minhas motivações, o apóstolo Paulo vai dizer que o pecado é a minha natureza, “Eu sou o pecado”. Ela vai dizer que o pecado reside na minha natureza humana, é algo atrelado ao meu ser, eu sou pecador, como por exemplo:

Romanos 3.10-12 “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.”

Desse modo podemos compreender que todos os seres humanos são destituídos de Deus por causa...
De seus atos (Aquilo que eu faço ou deixo de fazer)
De suas motivações (Aquilo que eu penso ou deixo de pensar)
Da sua natureza (Quem eu verdadeiramente sou)

Assim sendo a primeira verdade bíblica que revela o pensamento de Deus com relação ao homem é que todo ser humano é destituído de Deus por causa do seu pecado.

2ª Verdade Bíblica: Todo ser humano é destinado ao Inferno

Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte”

Quando nos reportamos ao Éden, o jardim de Deus, temos o registro de que Deus deu ao homem toda sorte de árvores frutífera para sua alimentação.

Deus também deu uma única ordem ao homem, apenas uma restrição:

Gênesis 2.17 “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

Desse modo, era sabido do homem que ele não poderia comer desse fruto, porém Satanás usou uma serpente para enganar a mulher, ela atendeu sua voz e comeu, e também ofereceu a seu marido, e ele comeu, e naquele momento eles se tornaram pecadores.

O pecado entrou na raça humana pela desobediência de Adão

Romanos 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

Todos os seres humanos herdaram o pecado de Adão, porém também herdaram a morte.

A morte é então o salário pelo pecado, a nossa recompensa é a morte, todos nós merecemos a morte, não há quem não mereça a morte. Exceto se houver alguém que jamais cometeu sequer um pecado.

Retomando aquela ilustração sobre o “Cérebro humano

O cérebro humano realiza cerca de 300 milhões de operações por segundo.  São trilhões de pensamentos por dia.
Suponhamos que dentre esses trilhões de pensamento, apenas 3 são pecaminosos, quantos pecado teríamos em apenas um ano?

Para isso será necessário fazer um simples cálculo matemático:

365 dias ano X 03 pecados = 1070 pecados (anuais)

Se considerarmos hipoteticamente esse número (1070) também podemos saber quantos pecados eu teria no total,

Para isso precisaríamos fazer outro cálculo matemático:

33 anos (Pastor Mário) x 1070 (Pecado anuais) = 35.310 pecados

Se compararmos os meus (35.310) pecados com Adão quais são as possibilidades de que eu entre no paraíso de Deus?
        
A resposta é ZERO, pois Adão cometeu apenas 01 (Um) pecado e isso foi suficiente para Deus o expulsar do seu Paraíso.

Além do mais João, que recebeu a revelação dos finais dos tempos, escreveu: Apocalipse 21.8 “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte”.

Note como para Deus não existem graus de pecado, apenas descrição entre eles.

Para Deus pecado é pecado, não existe pecadinho e pecadão, pecado é pecado, seja: Covarde, Incrédulo, Abominável, Assassino, Impuros, Feiticeiros, Idolatras e Mentirosos, todos são iguais perante Deus, todos merecem a morte.

3ª Verdade Bíblica: Todo ser humano tem a oportunidade de Conhecer Jesus Cristo

João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Esse texto nos fala sobre o Plano de Redenção, ou seja, a maneira como Deus pretende salvar o homem do seu pecado.

O ser humano é pecado e merece a morte, mas Deus por amor permite que seu único filho morresse em nosso lugar na cruz do calvário.

1 Pedro 2:24  carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

Jesus morreu em nosso lugar, Ele recebeu o meu salário, Eu merecia morrer, Ele merecia viver, pois nunca pecou, foi o único a fazer o certo, Ele era justo e Santo.

Mas voluntariamente se entregou por cada ser humano, ele escolheu levar a culpa que era de todos nos.

Isaias 53.4 -5 “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
        
Desse modo Jesus é o meu substituído, ele pagou por um divida que não era dele, e ele o fez por amor.

A bíblia diz: Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Desse modo: Todos somos pecados, Todos merecem a morte eterna e Jesus morreu pelos meus pecados.

4ª Verdade Bíblica: Todo ser humano para ser salvo tem que crer em Jesus e arrepender-se de seu pecado

Essa última verdade é imprescindível, e é justamente essa verdade o porquê muitos não serão salvos.

No inicio da mensagem havíamos feito algumas perguntas com base em uma fala de Jesus

Mateus 7.13-14 “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”.

Quem são essas poucas pessoas que entrarão pelo caminho estreito? Quem são essas pessoas? Porque elas entrarão e outras não? Porque o caminho que nos conduz a vida é tão apertado?

Note algo interessante:

Jesus falou daqueles que rejeitavam “Vocês não quiseram” (Mateus 23.37)
João afirmou “Aos que creem no seu nome” (Jo 1.12)
Pedro declara da “ignorância” dos depravados como sendo deliberada, porque quiseram assim. (2Pe 3.5)
Paulo declarou que os ímpios tem claramente visto e compreendido a verdade, mas “deliberadamente suprimem esta verdade” (Rm 1.18-20)

Podemos ver alternativas sendo colocadas diante de todos os seres humanos e Deus os responsabilizando por suas escolhas

O sangue de Cristo: Satisfez a justiça de Deus; O governo de Deus foi vindicado em retidão; A ira de Deus foi aplacada. Mas aqueles que não creram, porque permanecem na incredulidade, não há perdão.

João 3.36 “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”.

A Expiação de Cristo foi a favor de toda a raça humana sem distinção alguma, mas a Salvação é aplicada apenas para aqueles que creem.

Paulo fez uma declaração contundente:

Romanos 10.8 -10 “Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Conclusão

Todos aqueles que decidirem crer podem crer e serão salvos

Todos aqueles que se manterem rebeldes não verão a vida, mas sobre esses permanece a ira de Deus.

Milhares de pessoas escolherão o caminho largo e espaçoso, e poucos entram pelo caminho estreito e apertado.

Deus requer de nós fé e arrependimento para sermos salvos da ira vindoura, todo o plano de Deus está ao alcance de todo o que crê.

Se você não recebeu o presente da vida eterna, Deus está te convidando pela fé receber Jesus como seu único e suficiente Salvador.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário