quinta-feira, 26 de abril de 2012

Um final miserável...



Áudio:Um final miserável


Leitura: Isaías 5.23-24 “Os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça! Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a erva seca se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel”.

Essa é mais uma das advertências que encontramos no Antigo testamento contra a desonestidade.

Note a contemporaneidade desse registro de Isaias. É estarrecedor essa advertência.

O lucro do desonesto traz maldição. Ele será um desventurado ou infortunado. Ele está infelicitando sua própria vida em prol da desonestidade

Deus não deixará impune os desonestos eles receberam a medida certa de sua injustiça. Mas até que esse dia chegue eles estão semeando o mal para eles mesmos.

Isaias usa uma linguagem comparativa, ele começa comparando tais desonestos com "Palha sendo incendiada".

"Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a erva seca se desfaz pela chama..."

Quantos de vocês têm o hábito quando estão limpando o quintal, vocês esperam a folha secar para então botar fogo? Quem já fez isso?

É justamente isso que o texto está ensinando. Deus deixará esses infelizes “Secar”- Eles vão perder tudo... Mas aos pouquinhos... Eles vão perdendo o que ilicitamente conquistaram... E quando eles estiverem bem secos. Nesse momento o Senhor fará uma fogueira e a palha queimará.

Isaias também compara tais pessoas como: Raiz Pobre

"...Assim será a sua raiz como podridão,"

Raízes em decadência em podridão. 


Quando chove em São Paulo muitas árvores caem. O corpo de bombeiros é acionado é quando eles estão atendendo aquela ocorrência tem sido detectado que as raízes são podres. Foi feita uma apuração técnica e descobriram que a pavimentação das ruas e das calçadas estão impedindo as árvores de buscar água. As calçadas têm impermeabilizado de tal forma que a água da chuva não chega até as raízes.

E com isso as raízes se apodrecem e as árvores caem. Uma raiz apodrece porque não consegue absorver os nutrientes para mantê-la vida

Deus está dizendo que ele vai cortar o suprimento dessas pessoas. Mesmo com todo o dinheiro mundo, eles morrerão na pobreza. Muitos apodreceram na cadeia.

A troco de quê? De que valeu seus milhões? Assim com uma raiz podre, assim o desonesto será.

Isaias ainda faz uso de uma terceira comparação: Flores levadas pelo vento

"...E a sua flor se esvaecerá como pó"

Quem não fica deslumbrada na troca de estação. Depois do Verão entra o Outono. Esse período é caracterizado pela queda de temperatura. As folhas começar amarelar e cair.

Porque as folhas caem? É uma autodefesa das árvores. Com a chegada do frio e menos luz solar a árvore diminui a produção de clorofila. Que é uma substância responsável para a árvore absorver o gás carbônico. E com isso as folhas vão morrendo até que caem.

E que acontece depois que cai? O Vento a dispersa... O Vento a carrega para longe...  

Deus disse por boca do seu profeta: Assim será o desonesto. Ele será disperso pelo vento com uma folha morta

Conclusão:

Será que no final vale a pena desprezar o Senhor? Será que o menosprezo a sua Palavra e a sua vontade não trará sérias consequências a essas pessoas?

"...Porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel".

Deus não deixará impune os desonestos eles receberam a medida certa de sua injustiça. Mas até que esse dia chegue eles estão semeando o mal para eles mesmos.

Por essa razão ao sermos surpreendidos pelos atos noticiados pela TV, não devemos desesperar ou desacreditar na justiça, porque ainda nesse mundo, o Senhor os fará colher a merecida e justa punição pela desonestidade.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário