terça-feira, 17 de abril de 2012

O que a Cruz de Cristo representa pra você?




A Cruz sem sombra de dúvidas é símbolo do cristianismo, apesar de que há muita superstição em torno da cruz, e pessoas se façam valer atribuindo poderes misticos e sobrenaturais a cruzes e crucifixos. A Bíblia traz uma compreensão honesta sobre esse assunto, como símbolo quero dizer aquilo que representa um verdade literal e pode ser provado pelas Escrituras:

Quais são os símbolos que a cruz de Cristo representa?

1º A Cruz de Cristo representa o símbolo da vergonha

Hebreus 12.2 “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

A morte de Cruz é a forma de expor publicamente os criminosos à vergonha. A vergonha pública tinha como um dos objetivos desonrar os criminosos. Ainda hoje há pessoas que não professam fé cristã porque tem vergonha de Jesus que foi exposto a cruz. Apensar de que ele não teve vergonha de mim, eu me envergonho dele, por essa razão muitos não o professam publicamente. E foi exatamente isso que disse Lucas sobre Jesus: Lucas 9:23 “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”.

2º A Cruz de Cristo representa o símbolo da dor

Hebreus 2.9-10 “Vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem. Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.

No período Romano a cruz era a forma de executar pena capital. A cruz era uma forma horrenda e dolorosa de morte lenta, conta-se em registro que muito criminosos além de serem pregados tinham seus joelhos quebrados a marteladas. O profeta Isaias disse duas coisas interessantes: (1) O castigo que Jesus levou foi por mim (2) As feridas de Jesus é o que me cura.

3ª A Cruz de Cristo representa o símbolo do perdão

Colossenses 2.14-15 “Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Para um criminoso a cruz é sua sentença de morte merecida, mas para Jesus é totalmente diferente, Ele não morreu por ser um criminoso, Ele morreu para nos livrar do castigo e nos dar o perdão dos pecados.

Conclusão: A Cruz simboliza vergonha, dor e perdão do Senhor Jesus por nós, e isto é constrangedor e ao mesmo tempo encorajador. Se o amor de Cristo nos constrange como o apóstolo Paulo declarou, insto me traz a uma reflexão profunda: “Estou disposto a fazer por Ele, tudo o que ele fez e passou por mim?”.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário