quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que seria esse Sinal colocado em Caim?

Leitura: Gênesis 4.15 “O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que MATAR A CAIM será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal EM CAIM para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse”.

O que seria o “Sinal de Caim”? Seria apenas uma marca pessoal ou uma mudança genética? A maldição de Caim caiu apenas sobre ele, ou sobre todos os seus descendentes? Teríamos ainda hoje pessoas descendentes de Caim com uma marca visível e identificável?

Perguntas como essas geram muitas especulações, e muitas das vezes inconcebíveis, por essa razão faremos uma leitura gramático-histórico e observaremos o que as Escrituras falam sobre esse assunto:

De acordo com o registro de Gênesis, quando Adão e Eva ainda se encontravam no Éden, o Paraíso de Deus, dentre muitas responsabilidades o “Cultivar a terra” era uma dessas atividades:

Gênesis 2:15  Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.

Entretanto com o advento do pecado, Adão e Eva sendo expulsos do paraíso e a terra sob a maldição, o seu cultivo e sustento trariam muitas dificuldades:

Gênesis 3.17-19 “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.”

Agora fora do paraíso, Adão e Eva se adaptando para as novas condições de moradia e sustento, nasceram-lhes dois filhos Caim e Abel.

Segundo o registro bíblico, Abel era pastor de ovelhas, ou seja, tinha o seu criadoura, pastoreava o seu rebanho fazendo bom uso, do leite, da pele e outros benefícios que um criadouro proporcionava.

Caim por sua vez, encontrava na terra, mesmo diante das tamanhas dificuldades, a sua principal atividade do qual vinha o sustento de todos que ali residiam e habitavam, haja vista que apenas aquilo que se cultivava, ou seja, a “Vegetação” que incluía verduras e frutos que lhes fora dado como alimento, Caim era agricultor, lavrava a terra. E muitos eram beneficiados pelo seu trabalho.

Apesar de que foi a oferta de Abel que foi aceita por Deus, por conter o elemento “” tanto o que qualificava como sua oferta.

Hebreus 11:4 “Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala.”

A atividade de Caim era nobre, o que foi censurado foi sua postura autossuficiente e maligna, partindo de um coração injusto.

1 João 3:12  não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.

Lembremo-nos que o homem jamais será justificado sem fé e muito menos aceito por Ele sem fé, e isso tornou a oferta de Abel mais excelente do que a de Caim.

Romanos 3:28 “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.”

Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

O fato de Deus não ter aceitado a oferta de Caim, desencadeou uma série de fatores que levaria Caim a desgraçar sua própria vida.

Caim depois de enganar e matar friamente seu irmão, quando confrontado por Deus por arrogante, insensível e insolente.

Gênesis 4.5-9 “Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo. Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou. Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?”.

A partir de então surge o nosso questionamento, Deus sentencia a Caim e devido a seu castigo abriram se algumas especulações com relação ao teor dessa maldição.

Veremos claramente que A maldição foi contra a PESSOA de Caim e não contra uma suposta descendência. O sinal em Caim foi uma MARCA EXCLUSIVA E PESSOAL e não uma maldição hereditária.

Gênesis 4.15 “O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que MATAR A CAIM será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal EM CAIM para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse”.

Na realidade o SINAL era muito mais protetor do que amaldiçoador, foi uma maneira do Senhor “Proteger Caim contra vingança”.

Gênesis 4.15b “... Pôs o SENHOR um sinal em Caim para que O NÃO FERISSE DE MORTE quem quer que o encontrasse”.

O Castigo de Caim “MALDIÇÃO PESSOAL” estava relacionado a dois fatos com relação á terra (solo)

1º Fato: A terra a partir daquele momento seria infrutífera para ele (Caim).

2º Fato: A terra a partir daquele momento seria inabitável para ele (Caim).

Gênesis 4.13 “Quando lavrares o SOLO, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela TERRA”.

Qual a relação entre o assassinato de Caim e ser errante pela terra?

A atividade principal de Caim era Lavrador a terra do qual retirava o seu sustento

Gênesis 4.3 “Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da TERRA uma oferta ao SENHOR”.

Depois do assassinato de Caim, note a observação de Deus de onde a “VOZ DO SANGUE” clamava:

Gênesis 4.10 “E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim”.

Por essa razão a maldição de Deus “Castigo pessoal” estaria relacionado à própria terra (solo)

Gênesis 4.12 “Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra”.

Conclusão:

A maldição de Caim está relacionada exclusivamente a ele próprio e não ao “Sinal” ou a sua “descendência”.

A maldição afetava a relação de Caim com o solo e nada mais que isso.

O sinal em Caim, apesar de ser identificável para seus contemporâneos tinha a finalidade de poupá-lo de uma vingança e não o contrário.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário