terça-feira, 10 de abril de 2012

O Desafio de Amar com Paciência


Leitura: 1 Coríntios 13.1-4a “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente”.


ÁudioO Desafio de amar com Paciência

Nós próximos meses, estudaremos sobre o “Desafio de amar”. Na maioria das vezes “Amar” não é um processo fácil, mas sem dúvidas é incrivelmente recompensador. Os resultados poderão mudar a sua vida o seu casamento, e os seus relacionamentos.

As Escrituras dizem que Deus quando projetou e criou o casamento era para ser algo bom. O casamento é um presente inestimável. Mas deve ser administrado do modo de Deus

Muitos casais tem infelicitado sua vida a vida do seu cônjuge, porque simplesmente fazem algo que Deus criou do seu jeito.

Deus usa o casamento para:
  • Ajudar-nos a acabar com a solidão
  • Multiplicar nossa eficiência
  • Construir família
  • Criar filhos
  • E nos abençoar com o relacionamento íntimo.

Mas, além disso, o casamento também nos mostra a necessidade de crescer e de lidar com nossas próprias dificuldades e com o egocentrismo. Se formos "ensináveis", iremos aprender a fazer aquilo que é mais importante no casamento que é “amar”.

E essa jornada se inicia com a pessoa que está mais próxima de você que é seu cônjuge. Apesar de que muitos não são casados, mas um dia se casarão e aquilo que eles aprenderemos poderá um dia ser um instrumento de Deus para nos abençoar.

Aceitar o desafio de amar da forma bíblica tem que ter coragem. Porque você precisa ter a consciência de que ao invés de seguir o seu coração, você terá que governá-lo.

Tem pessoas que faz tudo o que o coração deseja! É igual o pai que não dá limites aos filhos e tudo que ele quer ele tem e com o passar dos anos o meninos, a menina fica manhosa, mimada, birrenta e isso com o tempo traz vergonha aos pais. Eu preciso governar meu coração, com os pais governam seus filhos. Tem que haver limites para os filhos, tem que haver limites para o nosso coração.

Você quer destruir sua vida? Faça o que seu coração quer!

O mundo diz para seguir o coração! Mas, não é isso que a bíblia nos ensina. Alias se você não estiver governando o seu coração, então alguém ou alguma outra coisa estará.

A bíblia diz que "enganoso é o coração, mais do que todas as coisas" (Jeremias 17:9),

O Coração humano é assim: Ele sempre perseguirá aquilo que parece certo no momento. O coração consegue ver apenas aquilo que é momentâneo. Satisfaz-me no momento? Eu quero isso agora? Isso me beneficia de alguma maneira no momento?

Entretanto, precisamos pensar de maneira diferente. A maneira correta: “É escolher direcionar o seu coração para aquilo que será melhor ao longo do caminho”.

Veja que interessante: Esta é a chave para relacionamentos permanentes e recompensadores.

Porque você acha que os relacionamentos nos dias de hoje são marcados, por vínculos: Superficiais, Ilegais e Temporários.

A jornada de amar não é um processo para tentar fazer do seu cônjuge a pessoa que você quer que ele seja.

Com certeza, você já descobriu se não, descobrirá que você não conseguirá mesmo com todo seu esforço mudar seu cônjuge. Todos que entraram nessa labuta acabaram fracassados e frustrados. Algumas mulheres tem a doce ilusão que quando se casa vão mudar o marido - Doce ilusão. Algumas mulheres tem a doce ilusão que quando ter os filhos vão mudar o marido - Doce ilusão.

A forma bíblica de influenciar a pessoa amada de forma eficaz e duradoura. É através da demonstração genuína de amor

Mesmo quando o seu desejo de amar acaba e quando as suas motivações estão enfraquecidas. A verdade é que o amor é uma decisão e não apenas um sentimento.

Quando o amor é demonstrado verdadeiramente, como foi planejado para ser, o seu relacionamento tem grandes chances de mudar para melhor.

Devemos lembrar que cada um de nós tem a mais sublime missão, antes de qualquer coisa: Governar o nosso próprio coração, guia-lo e guarda-lo até o final da nossa vida.

Note o que Salomão falou: Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” - Aprender a amar verdadeiramente é uma das coisas mais importantes que você fará para governar o seu próprio coração

O amor bíblico tem várias facetas, ou seja, têm várias faces, vários rostos.

A 1ª Face do amor é a paciência

Efésios 4:2 “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor”.

O amor sempre faz o que é melhor para os outros e tem o poder de nos fortalecer para enfrentar grandes problemas. Todos nós nascemos com uma sede perpétua de amor, o nosso coração precisa de amor, assim como nossos pulmões precisam de oxigênio.

Nenhum casamento será bem sucedido sem amor. O amor é construído sobre dois pilares. Esses pilares são a paciência e a bondade.

Todas as outras características do amor que estudaremos (Outros cultos nos lares) são extensões desses dois principais atributos.

O amor irá lhe inspirar a ser uma pessoa paciente. Quando você decide ser paciente, você responde de maneira positiva a uma situação negativa.  Você é tardio em irar-se Ou você se ira com muita facilidade? Você pavio curto ou pavio longo? Você se irrita com facilidade ou você suporta com paciência? Você prefere o silêncio ou resolve com berros?

O amor é paciente, Veja qual é a primeira faceta do amor em 1Co 13.4 - O amor é paciente

Você sabe o que a paciência faz em meio a uma tempestade? Faz aquilo que Cristo fez: Acalma, sossega, aquieta. A paciência traz a calma interior em meio à tempestade exterior.

Ninguém gosta de ter uma pessoa impaciente por perto. Estar próximo de pessoas assim faz com que você reaja com raiva, muitas vezes com insensatez e de maneiras lamentáveis.

A ironia da raiva é que ela gerar novos erros. A raiva nunca torna as coisas melhores. Na verdade, ela geralmente cria mais problemas.

Mas a paciência paralisa o andamento do problema. A paciência é mais do que morder a língua, mais do que bater na mão na boca. Ela impede a insensatez de espalhar seu veneno por toda casa.

Ter paciência é escolher controlar suas emoções ao invés de permitir que elas lhe controlem. É demonstrar discrição ao invés de pagar mal com mal. Se o seu cônjuge lhe ofende, você rapidamente revida ou você se controla? Você reage com raiva quando lhe tratam injustamente? Se a resposta for sim, você está espalhando veneno ao invés de remédio.

Muitas vezes a reação emocional é resultado das nossas razões egoístas, tolas e más. Por outro lado, a paciência nos torna sábios.

Ela não se apressa em julgar, mas ouve o que a outra pessoa está dizendo. Ela espera na entrada enquanto a raiva deseja invadir com violência. A paciência aguarda para ver toda a situação antes de julgar.

A bíblia diz: "o homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez" - Provérbios 14.29.

"O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão" - Provérbios 15.18.

A paciência é o lugar onde o amor encontra sabedoria. E todo casamento precisa desta combinação para permanecer saudável.

Como seria o tom de voz no seu lar se você colocasse em prática essa abordagem bíblica: “Tenham cuidado para que ninguém retribua mal com mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos." (1 Tessalonicenses 5: 15)?

Qual é o desafio de hoje?

Apesar do amor se comunicar de várias formas, as palavras, na maioria das vezes, refletem o estado do nosso coração. Decida demonstrar paciência e de modo algum diga algo negativo. Se a tentação surgir, não diga nada. É melhor segurar a língua do que dizer algo de que possa se arrepender depois.

Pr. Mário Botão, baseado no livro "O Desafio de amar" de Stephen e Alex Kndrick

Um comentário: