terça-feira, 24 de abril de 2012

Esquadrinhando a oração


Esquadrinhar é pesquisar, buscar o que é “Oração”. Como deve ser caracterizada a vida de oração de um servo do Senhor?  A definição mais simples de oração é “Falar com Deus”. Porém a oração tem várias formas de objetividade. 


Ás vezes estamos fazendo pedidos a Deus, outras vezes estamos agradecendo a Deus, outras vezes ainda estamos mediando a favor de outras pessoas.

TESE: Quais são as formas de oração?

A 1ª Forma de oração é a Súplica
Nós suplicamos a Deus através da oração
Salmo 86.6 “Escuta, SENHOR, a minha oração e atende à voz das minhas súplicas”.
Suplicar está relacionado a fazer pedidos de Deus.  Mateus registrou essa fala de Jesus “Pedi, e dar-se-vos-á”.
Muitos de nós não temos recebido porque simplesmente não temos pedido. João o apóstolo registrou essas palavras de Jesus “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa”.
Desse modo a vida de oração de um servo do senhor, consiste em suplicar. Deus tem prazer em ouvir seus pedidos e ele o mais breve possível responderá sua oração

A 2ª Forma de oração é a Intercessão
Nós intercedemos a Deus pela oração
Paulo disse a Timóteo da importância de se usar a prática de intercessões em favor de todos os homens. (1Tm 2.1). Intercessão está estreitamente relacionado ao ato mediar, você através da sua oração pode mediar a favor daquele que necessita do favor divino. O próprio Jesus intercede pela sua igreja. O próprio espírito Santo intercede por nós.

A 3ª Forma de oração é as ações de Graças
Salmo 69.30 “Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças”.
Ações de graças é uma expressão de gratidão, é um oração de agradecimento.
É aquela expressão sincera que diz “Obrigado Pai”. Todos nós temos muito que agradecer.
Davi disse inúmeras vezes disse que “Renderia ações de graças ao Senhor
Ou seja, ele iria expressão sua gratidão a Deus por aquilo que Deus estava fazendo em sua vida.

CONCLUSÃO: A oração não se resume apenas nessas três formas, porém essas três formas nos ajuda a entender que oração é muito mais do que simplesmente falar, é falar com objetividade, e elevar a sua voz com consciência e responsabilidade.

Quando foi a última vez que você expressou em ações de graças aquilo que Deus tem feito por você? Quando foi a última fez que você se dedicou a escrever no seu caderno de oração nome de pessoas para interceder durante a semana? Quando foi a última vez que antes de agir, você buscou a direção de Deus, e você estava decidido em não agir até que Deus respondesse a sua súplica?

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário