terça-feira, 24 de abril de 2012

Arquétipo dos fieis


1 Timóteo 4.12 “12  Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”.

É muito interessante notar da importância de termos referencias em nossas vidas. Quantos de nós admiramos uma personalidade pela sua postura correta de caráter? Ou, pelo seu comportamento em público? Ou, pela sua firmeza nas declarações?

Paulo encoraja Timóteo a ser possuidor de certos elementos para ser essa referencia dos fieis. Temos muitas referencias em vários níveis de valores morais e éticos, e nas questões espirituais?

Quem são as pessoas revestidas de qualidade espirituais, dos quais você admira e quer imitar? Seu pastor é dotado de quais qualidades? Seu professor de EBD? Seu líder da mocidade? Você mesmo é uma referencia em casa e na igreja de quais elementos?

Como detectar esses elementos? Quais são esses elementos de crente padrão, que serve de referencia para os demais?

Padrão na Palavra

Paulo diz a Timóteo da importância de conhecer a Palavra, essa Palavra está se referindo as Escrituras.

Todo crente deve conhecer o suficiente para defender sua fé. Mesmo nos dias de Timóteo havia uma confusão doutrinária.

É de suma importância o cristão conhecer a verdade para poder defendê-la.

Você conhece as Escrituras? Você se dedica para estuda-la? As pessoas são cientes do seu compromisso com as Escrituras? 

Padrão no Procedimento

Paulo exorta a Timóteo da importância do comportamento publico, esse procedimento está atrelado a maneira como Timóteo iria reagir as mais diversas situações do dia-a-dia.

O nosso comportamento diz muito sobre quem somos.

Suas ações são corretas? Sua postura diante de uma oposição reflete um comportamento bíblico? Em seu lar, sua família reconhece essa postura?

Padrão no Amor

Paulo reforça a verdade que é conhecida de todos os cristãos,

O amor ao próximo é a maneira de evidenciarmos nosso amor por Deus. Joao disse que aquele que conhece a Deus deve amar o seu próximo.

Você demonstra amor para as pessoas? É notório por parte de outros que você tem interesse na vida das pessoas? Quando foi a última vez que você deu provas de seu amor para seus filhos?

Padrão na Fé

Paulo compartilha com Timóteo o assunto que ele mais explorou na carta aos Romanos, que é a “Fé”.

No Livro de Hebreus ele mesmo escreveu que sem “fé” é impossível agradar a Deus. O crente deve andar pela fé.

Andar pela fé é uma questão prática, você confiar em Deus no dia de hoje? Você está pronta para tomar as decisões mesmo àquelas que no momento você não sabe o final delas?

Padrão na Pureza

Paulo trata de um assunto polêmico, pois a pureza está atrelada ao controle dos apetites carnais.

O ministério de qualquer obreiro pode ser declarado “Encerrado” se ele não cuidar da área de pureza. Por isso da importância de ser Puro.

Você tem buscado evitar o pecado transmitido pela TV? Pela Internet? Você tomado decisões que deixam claro que você é santo? Quando foi a última vez que você tomou uma decisão radical para deixar seu pecado secreto?

Conclusão:

Deus tem um padrão muito alto para aqueles que querem ser referencia no mundo cristão. Graças a Deus que o Senhor nos capacita para alcançarmos esse padrão de vida.

São 05 os elementos necessários para sermos essa referencia para nossos irmãos: Palavra, Procedimento, Amor, Fé e Pureza.

Qual desses elementos você se destaca?

Pessoas já têm reconhecido algumas dessas áreas na sua vida?

Pessoas que convive com você podem dizer? Fulano é um exemplo para mim da Palavra, pelo seu conhecimento. Fulano é para mim exemplo de procedimento, de Amor, de Fé de Pureza? Então busque isso no seu viver diário.

 Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário