terça-feira, 24 de abril de 2012

Traços de um cristão maduro



Leitura: 1 Coríntios 15.58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.”

É muito interessante notar o desânimo entre esses crentes de Corinto nessa ocasião, por que surgiu um rumor, uma falácia de que a Ressurreição já havia acontecido, e os crentes entraram em desespero, Paulo escreve corrigindo essa falsa informação, como exortando-os a continuar crescendo no Senhor.

Como identificar um cristão maduro pelo comportamento?

Muitos de nós atribuímos essa identificação as boas obras. Apesar de que há muitos traços que podemos identificar em um verdadeiro cristão.

Acredito que Paulo nos ajuda nessa tarefa, porém não no sentido de olharmos para os outros, mas para nós mesmos, será que eu detenho traços de um cristão maduro? Como identificar um crente maduro?

Pela Firmeza

Paulo disse “sede firmes”, há um verbo imperativo nesse versículo “Sede”, como se fosse uma “Ordem” de Deus para os cristãos.

Desse modo é imprescindível que um cristão seja firme, ou melhor, seja “Forte” no seu viver diário.

Do mesmo que temos crentes “Fortes”, também temos crentes “Fracos”. Você conhece um crente que fica choramingando e dizendo: “A carne é fraca” para justificar suas quedas espirituais?

Então é justamente o oposto que Paulo está ensinando aqui. Obviamente que a “Carne é fraca”, mas isso não é uma carta de autorização “Peque por que não há alternativas”, a carne (Natureza humana) é fraca de fato, mas o Espírito (Nova Natureza) está pronto, desse modo devemos lutar pela firmeza de nossa conduta.

Por ser Constante

Paulo disse “Sede inabalável”, há muita semelhança entre a palavra “firme” e “Inabalável”.

Porém a palavra “Inabalável” está relacionada às convicções daquela pessoa, ou seja, a primeira se relaciona ao comportamento, a segunda com valores.

Você cederia seus valores morais e espirituais por conveniência? Por pressão? Por medo?

Se você é um crente maduro, você vai sofrer as consequências, mas não cederá convicções, você permanecerá inabalável. Constante e fiel naquilo que você crê.

É muito interessante quando Paulo fala aos Coríntios sobre o alimento sólido que é para crentes maduros, em contraposição ao leite que é para crentes inexperientes, e nessa ocasião Paulo reconhece essa diferença por eles ainda serem carnais.

Por ser Disposto

Paulo também identifica a maturidade de um crente pela disposição em servir com abundancia.

Uma pessoa adulta também é responsável, assim como todo crente deve ser responsável com relação a seus compromissos.

Porém a disposição desse crente maduro excede aos demais, pelo simples fato de que ele é disposto a fazer além daquilo que lhe é designado.

Que tipo de pessoa você quer trabalhar (a) Aquele que faz o necessário (b) Aquele que não faz nem o necessário (c) Aquele que faz além do necessário?

Conclusão

Você aprendeu a distinguir um crente maduro de um crente imaturo.

O Crente maduro é possuidor de alguns traços, são eles: Sua firmeza no comportamento, por ser constante em suas convicções e por ser disposto a fazer além daquilo que é necessário.

O meu desafio é o seguinte: Todos nós temos áreas que precisamos melhorar. Então qual dessas áreas você acredita que deve melhorar?

Quantos de vocês se comprometem a ter uma vida que vai refletir uma mudança significativa e madura?

Lembre-se no Senhor todo investimento e sacrifício não é em vão, ou seja, traz benefícios agora e no mundo vindouro.

Pr. Mário Botão

Um comentário: