sexta-feira, 6 de abril de 2012

Derrubando Fortalezas


Leitura: Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Justificando o título do devocional é baseado em 2 Coríntios 10:4 que diz:

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas”.

A mente humana pode ser usada para honrar a Deus ou para desonrar a Deus, a mente humana pode gerar violência ou promover a paz. Talvez a área mais difícil para se dominar sejam os pensamentos humanos.

Muitas vezes as Escrituras Sagradas chamam os pensamentos de coração, por ser ele o centro da vida. Jesus também reforçou a corrupção do coração humano.

Mateus 15.19 “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”.

Como obter vitória sobre os nossos pensamentos? Como derrubar as fortalezas do nosso coração? Como consagrar nossos pensamentos a Deus?

Vamos estudar a maneira como Deus opera em nós para sermos vitoriosos nessa área dos pensamentos

1-   Transformação

Paulo em Romanos 12.2 disse: “Transformai-vos”, esta palavra no grego é metamorphoo, de onde tiramos a palavra “metamorfose”. Ela é uma combinação de duas palavras gregas:

A preposição “Meta” que significa “Atrás ou voltar” e “Morphoo” que significa “Formar”, Assim sendo a Palavra de Deus precisa operar uma “Transformação em mim

Em cada caso que a palavra “Metamorphoo” é usada se refere a uma “Mudança interior”.
Essa transformação é uma mudança interna que deve ocorrer no crente para transformá-lo a imagem de Cristo.

Mas como somos “Transformados”? Quando nossa mente passa por uma RENOVAÇÃO MENTAL


 2-  Renovação

O que é “Renovar a Mente”? Renovar a mente é uma restauração de todas as faculdades mentais

A vida cristã é uma restauração, daquilo que foi deformado, quebrado e ofuscado pelo Pecado. Satanás sabe que a chave para nos derrotar é conquistar as nossas mentes.

Então ele se prepara para atacar nossas mentes em cada ponto de nossas vidas. O apelo bíblico é desenvolver a mente de Cristo. Uma vez que nossas mentes são reconstituídas de forma que pensemos e ajamos como Cristo, teremos vitória na vida cristã.

Como renovamos nossas mentes?

2 Coríntios 3:18  “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

O “Espírito Santo” tem que operar em nós através da Espada do Espírito que é a “Palavra de Deus”, somente a palavra de Deus operando eficazmente em nós pode-nos “renovar”.

Por essa razão a meditação, memorização o estudo da Palavra de Deus são imprescindível para uma vida transformada, porém não antes da conversão.

Antes de termos um contato intelectual e pedagógico com a Palavra de Deus, o Senhor Deus precisa operar em graça na minha alma e me salvar, e isto só é possível através da fé no sacrifício vicário de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Romanos 3:28 “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”.

Por essa razão o ímpio, ou o religioso se frustram nessa jornada, não é apenas uma adequação a um sistema religioso e filosófico, mas é uma renovação completa e total.

Assim, todos aqueles que pela fé foram justificados dos pecados cometidos e receberam o perdão divino, entram num processo de “Transformação e Renovação”.

Essa mudança completa e total ocorrerá glorificação dos santos, na ocasião do Retorno de Cristo, mas até que esse grande dia chegue devemos “Correr com perseverança a carreira que nos está proposta”.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário