quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Não estamos sozinhos


Leitura: Hebreus 13:5 “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”
"André e Marcio eram irmãos gêmeos. Quando sua mãe morreu, eles ficaram sob os "cuidados" do pai.  Acabaram fugindo de casa e se perderam um do outro. Nunca mais se viram. André transformou-se num importante e bem sucedido empresário, professor universitário, palestrante e, acima de tudo, pai devotado e esposo exemplar. Marcio, quase sempre desempregado, vivia nos bares da vida, bebendo e arranjando briga, sobrevivendo de favor alheio, pois, devido ao seu estado, sua última companheira também o deixou. Numa sexta-feira à noite, após terminar uma de suas palestras sobre a importância da força de vontade na busca perseverante das realizações pessoais, um aluno perguntou a André, no saguão do auditório: O senhor sempre teve esta extraordinária força de vontade? Nesta mesma sexta-feira, à mesma hora, num outro ponto qualquer do país, Marcio estava sentado num meio-fio, bêbado, chorando e tentando pensar no que havia se tornado a sua vida. Seu único amigo vem buscá-lo para levá-lo para casa e lhe pergunta: Diga-me, meu amigo, você nunca teve força de vontade? Nunca desejou ser um vencedor? As respostas dos dois começaram iguais: Meu pai foi um péssimo exemplo. Ele bebia, batia em mim, no meu irmão e em minha mãe. Não parava em emprego nenhum. Tínhamos uma vida miserável. Quando minha mãe morreu, fugimos de casa. Eu e meu irmão gêmeo nos perdemos e nunca mais nos vimos. Nossa família literalmente se acabou. Mas, terminaram completamente diferentes. Marcio, o derrotado, complemente melancólico: Todo este sofrimento acabou comigo. Acabou com a minha força de vontade. André, afirmou, o contrário e confiante: Todo este sofrimento me fortaleceu. Deu-me ainda mais força de vontade”.

O que essa história tem a nos ensinar a respeito da nossa vida? Você se identifica mais com André ou Marcio? Suas palavras, suas atitudes, suas ações com relação à vida demonstra que você é um lutador?

Podemos enfrentar algumas situações que nos “fogem o controle”. Ás vezes pensamos que estamos perdendo as “Rédeas” da situação. Isso não significa que o Senhor perder o controle ou que ele está confuso.

Precisamos aprender a confiar em Deus não somente quando as coisas estão boas e favoráveis, mas quando as coisas estão um pouco complicadas e difíceis, mas todos nós que temos limites, precisamos voltar a “fonte” de onde “fruirão rios de água viva” e buscar princípios que nos ajudam a continuar correndo com perseverança a carreira que nos foi proposta pelo Senhor.

Pedro em sua carta ele nos ensina sobre “Perseverança”. Perseverança é coragem para ir em frente, é firmeza, é constância, e a virtude que contribui para a vitória.

Contasse a história de um homem inquieto com a vida chamado Derbi. Cansado de trabalhar como vendedor nos EUA resolveu vender tudo o que tinha. Comprou um pequeno sítio no interior do Colorado e começou a preparar o terreno para plantar. Ao escavar o terreno ele encontrou uma pedrinha brilhante e após analisar e descobriu que era ouro puro. Com muita esperança e determinação ele chamou os seus parentes e amigos mais íntimos e formou um grupo para procurar ouro. Ele também resolveu comprar todos os terrenos vizinhos. Adquiriu máquinas e equipamentos pesados, cavou, cavou, cavou e não encontrou mais ouro. Seus parentes a amigos começaram a desanimar, pois o ouro não aparecia. Onde estava a mina? Todos os membros do grupo, um a um, pediram de volta a Derbi o que tinham investido. Derbi ficou sozinho com um grande terreno e muitas máquinas. Ele não pretendia desistir e continuou cavando, mas suas esperanças foram minguando e também desistiu. Vendeu tudo ao primeiro que apareceu interessado naquelas terras que para ele não valiam nada. Voltou para a cidade e recomeçou sua atividade de vendedor. Quando alguém não queria comprar, ele não insistia e logo desistia. Ele era um vendedor de seguros fracassado e infeliz. Certo dia ele leu uma notícia no jornal que lhe chamou a atenção: "Descoberta uma das minas de Ouro mais valiosa do mundo". Ele leu a matéria interessado e viu que era em Colorado e o que mais lhe entristeceu que eram as suas terras, aquelas que ele vendera por uma ninharia. Continuou a ler o jornal e viu a declaração do proprietário do terreno: "Nós não tivemos muito trabalho para achar a mina principal. Tivemos apenas que cavar um metro a mais e pronto". Ao ouvir aquilo, Derbi se lamentou profundamente e mandou gravar uma placa que dizia: "Na vida tudo depende de se cavar um metro a mais".

Desse modo “Perseverança” é uma virtude que deve ser cultiva, principalmente entre os cristãos, é muito encorajador ouvir histórias como de André e Derbi.

Porém, muito mais significativo é saber que ao lutar não estamos só, existe alguém que está ao nosso lado, ajudando-nos a superar nossos limites, por essa razão a perseverança é uma ação motivadora

Não estamos sozinhos nessa jornada, Deus está ao nosso lado.

Hebreus 13:5 “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”

Você acredita que tudo está debaixo do controle de Deus? Você acredita que as pequenas coisas, aqueles imperceptíveis ao homem, àquelas coisas insignificantes no nosso ponto de vista também estão debaixo do controle de Deus?

O que te faz pensar que aquilo que Deus em sua suprema inteligência não sabe quais são os seus limites? O que te faz pensar que Deus sendo conhecedor de toda ciência, de todos os mistérios, de todos os segredos, não é capaz de compreender a nossa finitude?

O que te faz pensar que o Senhor sendo grande em poder, não pode intervir e interferir no curso da vida do homem o livrando quando este se sente abatido? O que te faz pensar que Deus é limitado?

Às vezes trilhamos na linha da duvida. Sabemos muito sobre doutrina, conhecemos fatos, mas esquecemos de que DEUS também nos conhece. Confiamos naquilo que confiamos de Deus, mas esquecemos de que Deus verdadeiramente nos CONHECE.

Ele conhece os detalhes os contornos, tudo absolutamente tudo sobre mim, nada e absolutamente nada passa despercebido com relação a esse “Saber” do Senhor sobre nós. Esse fato deveria nos causar “Alento” e “Sossego

Jesus disse algumas verdades maravilhosas: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

A “Fidelidade de Deus” não é apenas a garantia que ele vai cumprir tudo que disse que cumprir, a “Fidelidade de Deus” também está associado ao fato de que ele SEMPRE cumpri aquilo que é o MELHOR

Se Deus não tem te livrado das provas é que Ele sabe que é o MELHOR. Ele sabe que você pode suportar, mesmo que você diga o contrário. Ele sabe o que é MELHOR, e é MELHOR você passar pela prova do que não passar pela prova.

Aqueles três homens que foram jogados na fornalha ardente diante da ordem maléfica de Nabucodonosor, aqueles três homens sabiam dessa verdade de que DEUS sempre prove o MELHOR, mesmo que seja contrária minha opinião.

Eles sabiam que Deus sabia seus limites, e que se quisesse poderia INTERVIR, INTERFERIR, INTROMETER-SE...

O fato é que Deus interviu, porque Deus conhece nossos limites.

Daniel 3.17-18 “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.”

Esse texto de Hebreus além de nos ensinar que “Deus é fiel”, também nos ensina que “Deus é livrador”. Paulo disse em outra ocasião:

2 Timóteo 4:17 “Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.”

Note o que o Salmista declarou:

Salmos 37:40 “O SENHOR os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio.”

Leia comigo o que o profeta Isaias declarou   

Isaías 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”

Existe um texto que muitos crentes confundem o seu significado, “dizem” que Deus “Acampa seus anjos ao redor daqueles que o temem”. O texto não está dizendo isto, o texto diz “O Anjo”, não “Anjos”, o texto não está se referindo a seres angelicais, mas “O mensageiro do Senhor que é Cristo”. Note o texto com muita atenção:

Salmos 34:7 “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra”.

Eu prefiro o Senhor Jesus acampado ao meu lado do que milhares de milhares legiões de anjos. Porque a promessa é que o Senhor me livra, essa é a promessa.

Em suas orações lembre-se “O único que pode te livrar é o Senhor

Pr. Mário Botão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário