terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vencido por Deus e Transformado por Ele


Leitura: Gênesis 32.24-30 “Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia. Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares. Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva”.



O registro da história de Jacó é muito interessante de alguém que teve literalmente um encontro com Deus. Muitas vezes usamos a expressão “Mudou da água para o vinho” como indicativo de uma mudança de vida.

Jacó foi uma pessoa que demonstrava deficiências de caráter desde o seu nascimento.

Gênesis 25.22 “Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que vivo eu? E consultou ao SENHOR”.

Obviamente, Deus tinha um plano na vida de Jacó, desde o seu nascimento, a escolha de uma grande nação viria de sua semente, Deus também já havia decidido que o maior serviria o menor. Mas Jacó precisa mudar.

Depois que os meninos nasceram os pais deu o nome para seus filhos em vista ao perfil daquele momento. Esaú por seu peludo e Jacó por ter segurado o calcanhar do irmão.

Gênesis 25.26 “Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó. Era Isaque de sessenta anos, quando Rebeca lhes deu à luz”.

Quando jovem Jacó enganou seu irmão diante de um precipitado acordo, Esaú trocou sua primogenitura por um prato de comida.

Jacó não precisa ter o direito de primogenitura que vindicava, pois foi Deus quem o escolher para à partir dele constituir uma grande nação, ele foi astuto.

Pouco tempo depois, roubou de Esaú a benção do pai, do qual incluía as posses e direitos como primeiro filho.

Gênesis 27.36 “Disse Esaú: Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha. Disse ainda: Não reservaste, pois, bênção nenhuma para mim?”.

O caráter de Jacó era questionável, suas atitudes revelavam um homem de má índole e que colheu as consequências pelos seus atos de pecado. Quando que por vinte anos servir a seu cunhado Labão do o enganou várias vezes nesse período.

Gênesis 31.38-42 “Vinte anos eu estive contigo, as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca perderam as crias, e não comi os carneiros de teu rebanho. Nem te apresentei o que era despedaçado pelas feras; sofri o dano; da minha mão o requerias, tanto o furtado de dia como de noite. De maneira que eu andava, de dia consumido pelo calor, de noite, pela geada; e o meu sono me fugia dos olhos. Vinte anos permaneci em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho; dez vezes me mudaste o salário. Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias. Deus me atendeu ao sofrimento e ao trabalho das minhas mãos e te repreendeu ontem à noite”.

Nesse período de vinte anos foi escola para Jacó, tudo o que ele passou o fez crescer e adquiriu maturidade na vida, e sua sensibilidade com relação a Deus também havia crescido, mas lhe faltava uma coisa, uma mudança radical de coração.

Quando Jacó decidiu retornar a sua parentela, pois Deus lhe aparecera, no percurso teve a ideia de dividir toda sua caravana em várias frentes, pois temia o reencontro com seu irmão Esaú.

E naquela noite Jacó luta até o raiar do dia com um homem.

Gênesis 32.24”Ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia”.

O misterioso personagem é revelado no final como o próprio Deus

Gênesis 32.28 “Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste”.

Comparando com os três homens que apareceram para Abraão em Gênesis 18, também perceberemos que um dos homens se identificou como o Senhor.

Genesis 18.1-2 “Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia. Levantou ele os olhos, olhou, e eis três homens de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra”.
        
Nos versículo (13-17-22) descobrimos que um desses homens, fala em nome do Senhor, e trata Abraão como o próprio Deus.

Tanto, Abraão como Isaque seu filho tiveram um encontro com o Senhor, ambos receberam de Deus a confirmação da promessa.

Gênesis 26.24 “Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.”

É muito excitante descobrir a maneira como Deus se revelou a Abraão, Isaque e a
Jacó, porque em cada um dos casos, havia um contexto, uma forma em particular, uma situação do qual eles estavam inserido, mas eu tudo isso percebemos a ação pessoal de Deus.

Com Jacó não seria diferente, Deus também apareceu a ele, e naquela noite Jacó e o Senhor lutaram face a face.

Gênesis 32.28 “Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste”.

Naquela luta, Deus o vence, e a nobreza da luta foi reconhecida pelo próprio Deus. Esse encontro com o Senhor revelou algumas mudanças na vida de Jacó do qual desencadearia um série de mudanças radicais.
É muita interessante verificar a diferença da benção motivada pela honra daquela motivada pelo engano.

Genesis 27.19 “Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça, para que me abençoes”.

A primeira benção desencadeou muitos anos de consequências desastrosas, quase com conotação de maldição, mas essa iniciará um período de muitas vitórias na vida de Jacó.

A mudança de nome resulta em mudança de caráter, nesse momento foi firmado um marco na vida de Israel, pois “Deus prevaleceu”. Jacó foi vencido por Deus e transformado por Ele!

Desse momento em diante Israel se tornou uma referencia de transformação


  • ·        Um homem de oração (Gn 32.24-30)
  • ·        Disciplinado e perseverante na aflição (Gn 42.36)
  • ·        Homem de fé (Hb 11.21)

São momentos como esses que redescobrimos o sentido da vida, Jacó por muitos anos fez o que o coração desejava e só colher coisas ruins, mas quando o Senhor lhe foi ao encontro e o venceu, ele foi realmente transformado.


2 Corintios 3:18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 

Que benção é sermos transformados por estarmos na presença de Deus

Pr. Mario Botão

Um comentário: