quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Destruição do Veneno da Víbora


Leitura: Colossenses 2.15 “Despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”.

Áudio:

Quão peçonhenta foi a emboscada da serpente, como ingênua e estúpida foi à mulher diante do embuste da víbora.

Gênesis 3.13 “A serpente me enganou”.

Para a infelicidade da raça humana, o homem aceitou o fruto sem questionar, com toda simplicidade, confia naquela que engenhosamente ainda estava à expectativa de um conhecimento sobrenatural.

1 Timóteo 2:14 “E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.”

Esse ambicioso e envenenado desejo introduziu em toda raça humana um estado decadente, uma natureza corrupta e uma condenação eterna, mas os efeitos desse desastre não afetou apenas a raça humana, mas também o Diabo que estava por detrás de toda confusão.

Deus sentencia a derrota do Diabo, profetizando o trinfo do descendente da mulher o redentor da raça humana:

Gênesis 3:15 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

É excitante observar a primeira profecia bíblica que demonstra a justiça divina diante da iniquidade. Deus não fez vista grossa e nem deu de ombro a realidade explicita que o pecado maculou sua Santidade, afinal de contas Deus é Santo e exige Santidade e essa Santidade na sua Justiça está sendo vindicada.

Essa profecia fala diretamente sobre a derrota de Satanás diante de um descendente da mulher, obviamente o texto está se referido a Jesus e o seu triunfo sobre líder das hostes espirituais do mal.

Observando essa profecia desejo fazer algumas pontuações com base em algumas indagações.

Algumas perguntas nos vêm à mente, por exemplo: Qual o significado de calcanhar? Esse ferimento qual sua proporção? Quem é o descendente e Como chegar a essa conclusão? Qual é efeito da pisada na cabeça da víbora?

1º - Segundo a profecia messiânica de Salmo 41.9 por traz da figura “Calcanhar” tem uma ação capciosa e traiçoeira daquele que feriria o redentor.

Salmos 41:9 “Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar”.

A relação entre o “Calcanhar” e a atitude de “Trair”, também foi aludida noutro texto como do evangelho de João.

João 13.18 “Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar”.

É muito elucidativo notar a expressão “Calcanhar” na literatura Hebraica, a origem dessa palavra está num verbo que traz alguns sentidos são eles:

Suplantar, lograr, pegar pelo calcanhar, seguir no encalço de, atacar traiçoeiramente e burlar.

Tendo em vista a maneira como a palavra “Calcanhar” foi usada no registro bíblico atrelando a um ato “Traiçoeiro” o seu sentido etimológico, podemos concluir que o texto de João 13.18 é o sentido literal do cumprimento da profecia de Salmo 41.9.

2º - Cabe-nos agora a fazer leitura de sua extensão, ou seja, até que ponto essa “Agressão” feriu o descendente?

Assumindo que o “Calcanhar” está associado ao ato de Judas “Trair” Jesus, onde ele revelaria o local do qual Jesus se encontrava como foi registrado na conversa com os líderes religiosos.

Mateus 26.14-16 “Então, um dos doze, chamado Judas Iscariotes, indo ter com os principais sacerdotes, propôs: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata. E, desse momento em diante, buscava ele uma boa ocasião para o entregar”.

Presumimos que a proporção foi àquela prevista pelo profeta Isaias:

Isaías 53:7 “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca”.

Podemos dizer que foi a “Traição que levou Jesus ao matadouro”, como foi dolorosa essa traição, ao ponto da bíblia Sagrada dizer:

Mateus 26.24 “Ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!”.

Podemos perfeitamente concluir que essa ferida no calcanhar além de ser executada por um ato deliberado de Judas foi motivada pelo demônio.

João 13.2 “Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus”.

Assim toda trama revelava uma corja de assassinos, onde um inocente foi traído duplamente.

3º - A profecia tem um duplo cumprimento, a segunda parte da profecia está atrelada ao fato da destruição assegurada de Satanás.

Gênesis 3:15 “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Essa ferida na cabeça da serpente será fatal! Foi exatamente isso que concluir o apóstolo Paulo ao se referir em Colossenses

Colossenses 2.15 “triunfando deles na cruz”.

A cabeça pressupõe liderança e poder, esmagando a cabeça da serpente o seu poder sobre a morte seria enfraquecido.

Infelizmente para muitos meninos na fé, essa expressão ganhou uma dimensão mística na prática litúrgica do culto cristão, promovido por algumas igrejas que insiste em “Pisar na cabeça da serpente”, como se expressões motoras desenfreadas e artísticas detivesse algum poder sobre o demônio, quando não, algumas outras transferiam esse ato a outros personagens deificados como, por exemplo, a Maria que pisa á cabeça da serpente em algumas esculturas que corporificam a crença nessa tolice.

Quem é o único que teve o poder de desarticular e despojar todo o poder do império das trevas sobre a morte, se não é o Filho de Deus conforte foi registrado pelo apóstolo Paulo.

Note o contexto:

Colossenses 2.13-15 “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

A obra vicária de Cristo na cruz, não apenas vindicou a Justiça de Deus outrora Maculada, como propícia aos homens redenção pela fé, como também desarticulou completamente o poder que Satanás detinha sobre a morte.

A crucificação de Cristo levando a culpa da humanidade tornou a ineficaz o poder da morte introduzido pela Víbora, assim seu veneno foi completamente destruído.

Resta-nos agora aguardar a execução condenação de Satanás, seu poder sobre a morte foi desarticulado, pela Morte e Ressurreição de Cristo, mas existe essa promessa onde Deus esmagará Satanás por completo.

Romanos 16.20 “E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus seja convosco”.
                  
Louvamos a Deus por ele é Justo e seus juízos eternamente justos.

Pr. Mário Botão

Um comentário:

  1. amigo quem é o autor dessa imagem? gostaria de utiliza-la se for voce por favor me avise para nos acertarmos
    fique com Deus

    ResponderExcluir