segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Expectativa de um retorno


Leitura: Apocalipse 2.1-7

O que Cristo pensa da sua igreja é uma questão de grande interesse para todos os cristãos. O que nós pensamos da igreja partindo de uma perspectiva interna. O que outros pensam da igreja, são opiniões importantes, porém muito mais significativa é a visão do próprio Cristo.

No versículo dois, há uma declaração contundente, incisiva: “Conheço as tuas obras”. Jesus conhece sua igreja de forma completa e igual sem esforço algum. Essa frase que Jesus usa para descrever sua capacidade particular de conhecer a vida da sua igreja é constituída por uma palavra interessante na língua grega, temos aqui excelente professor de grego, e ele melhor do que ninguém pode confirmar o que eu vou declarar...

O grego tem precisão técnica de expressão, não encontrado no hebraico, o grego é um idioma da mente, mais do que do coração, deste modo estudar o grego nos ajuda a interpretar a palavra de Deus de modo surpreendente.

A língua grega é um idioma muito rico, e bem exato no sentido das palavras, quando alguém quer descrever um “Conhecimento” mais profundo, um conhecimento particular e mental, usa-se o temo “Oida” é exatamente essa palavra usada aqui em Apocalipse 2.2, isso significa que seu conhecimento sobre todas as coisas é absoluto, exato e completo.

Qual foi a estratégia de Cristo em orientar sua igreja a voltar ao primeiro amor?

1- Jesus destacou virtudes que revelam crentes ocupados na obra - Ap 2.2-3

Jesus diz que aquela igreja, era constituída de pessoas que sabiam trabalhar. Jesus disse: “Conhece o teu labor

Você conhece uma igreja dedica? A igreja de Éfeso era uma igreja dedicada, uma igreja ativa, ocupada no serviço de Deus. Podemos imaginar os crentes de Éfeso visitando os idosos, as viúvas, ensinando os jovens, promovente intercâmbios, cuidando dos doentes, os homens se reunião para encontros as mulheres se mobilizaram para fazer campanhas. A igreja de Éfeso era uma autenticai colmeia, todos serviam. Cada membro estava de algum modo, fazendo alguma coisa, eram dedicados.

Jesus também destaca que aquela igreja, era constituída de pessoas perseverantes. Eles eram “Persistentes” em meio as dificuldades. A cidade de Éfeso era um ajuntamento de muitas religiões, praticavam-se artes mágicas, havia uma tremenda reverencia a Diana, deusa mãe da Ásia e também havia um culto em adoração ao Imperador.

Mesmo diante de tantas oposições os efésios eram perseverantes na sua fé, mesmo que muitos estavam sendo “Boicotados” no trabalho, desprezados na vizinhança, odiado pelos familiares eles eram persistentes;

Jesus reconhece o labor e a perseverança e elogia a fidelidade na doutrina. Possivelmente eles tinham sido visitados por alguns autodenominados “apóstolos”, como acontece nos dias de hoje.

No versículo 6, é identificado os “Nicolaítas”. Quem eram eles exatamente o que ensinavam não é possível descrever, porém os pais da igreja acreditavam que os “Nicolaítas” eram discípulos de “Nicolau de Antioquia”, um judeu que se converteu ao cristianismo, porém que sustentava algumas idéias controversas.

Mesmo que não tenhamos condições de afirmar com clareza que eram os nicolaítas, o fato é que “Seus ensinos eram enganosos”. Interessante que Paulo havia visitado Éfeso 30 anos antes de Jesus escrever essa carta por meio de João, na ocasião da visita de Paulo, 30 anos antes ele havia advertido, vejamos:

Atos 20.29-30 “Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.”

Entenda, no final da terceira viagem missionária de Paulo, seu navio ancorou em Mileto (60 km de Éfeso), ele mandou chamar os pastores de Éfeso e os advertiu que era possível a invasão de falsos profetas. O fato é que os “Lobos” haviam chegado, 30 anos depois da visita de Paulo; Eles estavam disseminando suas doutrinas obscuras e perigosas no meio do povo

Porém, os cristãos de Éfeso, nessa ocasião foram “nobres”, como aqueles de Beréia, porque eles examinaram aquilo que estava sendo ensinados por esses “falsos apóstolos”; De acordo com o registro de Apocalipse 2.2 diz assim: “e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos”.

Quando Jesus estabelece essa orientação, reconhecendo e elogiando as obras daqueles crentes podemos notar que essa igreja seria um modelo em todos os aspectos, crentes que trabalhavam, crentes dedicados no serviço cristão, perseverantes tanto na luta em meio a sofrimentos como na defesa da fé. Porém, perceberemos que a orientação de Jesus não para por aqui, suavemente coloca o dedo na ferida, ele descreve então uma “Desaprovação”.

2- Jesus censura, mas revela o caminho de volta  - Ap 2.4

Jesus havia profetizado em Mateus 24.12 “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.” De alguma maneira os corações daqueles crentes ficaram frios...

As palavras de reprovação de Cristo, em si mesmas, não são claras em dizer se o abandono do amor se referia a Cristo ou ao próximo, vamos considerar um abandono do amor com relação a Cristo...

No Novo testamento a igreja é apresentada como “Noiva do Cordeiro”, Paulo escreveu assim com relação à igreja, Jesus sendo o Noivo, ele teve motivos para se queixar da sua noiva.

Talvez não haja nada que “Desencoraje” mais do que um relacionamento, em que as pessoas que vivem aquela intimidade, acabam se distanciando. Aquele primeiro interesse havia passado. Sua antiga devoção a Cristo havia passado. Eles tinham verdadeiramente amado a Cristo, mas agora esse amor enfraqueceu...

O noivo está à procura do primeiro amor, Jesus se entristece quando esse amor não é correspondido. O amor é a primeira marca de uma igreja verdadeira e viva, sem esse amor a igreja é morta.

A ironia de tudo isso é que Paulo 30 anos antes havia escrito o seguinte com relação a esses Efésios.

Efésios 6.24 “A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo.”

Paulo havia reconhecido que 30 anos atrás eles amavam o Senhor. Com certeza aquela geração não era a mesma de 30 anos atrás. As pessoas mudaram e o amor à Cristo também mudou. O amor havia se descaracterizado com relação ao Senhor. Eles se empenhavam com labor, mas sem amor. Resistem aos ataques com perseverança, mas sem amor. Examinavam as escrituras com avidez, mas sem amor.

A maior coisa do mundo cristão é “amar a Deus”

o   O amor é maior que o conhecimento...
o   O amor é maior que a fé...
o   O amor é maior que a esperança...

O amor é eterno e indestrutível, o amor jamais acaba. Desse modo Jesus elogia a perseverança, mas desaprova o amor. Não devemos a bem do “Serviço e labuta cristã”, deixar o lado o “Amor ao Senhor”.

O que Jesus aconselha para que essa igreja retorne ao primeiro amor?
Apocalipse 2.5 “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”.

Jesus aconselha usando três palavras interessantes (Lembra-te, Arrepende-te e Volta)

A igreja recebe a ordem de “Lembrar”. Isto buscar na memória a “condição anterior”. A lembrança é um dom precioso. Olhar para trás pode ser pecaminoso, mas também pode ser sensato; Obviamente não devemos olhar para traz como fez a mulher de Ló e também não devemos viver do passado. Porém Deus usa a lembrança para ensinar o caminho de volta...

Jesus está ensinando que devemos comparar o que éramos com aquilo que temos nos tornado. No passado vocês me amavam, o amor vinha antes do labor, da perseverança, da defesa da fé, agora vocês deixaram de me amar, apensar de laborarem, apesar de perseverarem e apesar de serem grandes defendes da fé. Lembre-se de onde caíste

A segunda palavra é arrependimento, Jesus disse: “Arrepende-te e volta”. Muitas pessoas confundem arrependimento com remorso, remorso antes de tudo tem origem no homem e sua forma é o “medo”. Arrependimento é ter o desejo de mudar quando confrontados pela palavra de Deus

A censura não está na dedicação, não está no serviço, não está na perseverança ou na defesa da doutrina. Deus não está chamando a igreja a se dedicar mais. Deus está chamando sua Igreja ao primeiro amor...

O que Cristo pensa com relação a sua igreja é importante pra você? Você reconhece que Cristo conhece sua história de vida e que nada está oculta perante seus olhos? Será que você faz parte de uma igreja que é dedicada? Será que você faz pare de uma igreja que é zelosa com a doutrina? Você acha que Deus está satisfeito com o seu amor devotado a ele? Existe alguma área que você precisa confessar e abandonar? A minha decisão é obedecer aquilo que Cristo destacou na minha vida, ore por mim. Eu desejo voltar a viver um amor intenso com o meu Senhor.

Pr. Mário Botão


Obs: Usei como base de pesquisa comentários de John Stott

Nenhum comentário:

Postar um comentário