quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lutando contra o pecado e não contra a família


Leitura: Gênesis 35.2 “Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão. Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes”.


A bíblia registra muitos acontecimentos que a primeira vista é um absurdo, alguns chegam até questionar a legitimidade da santidade de Deus, em vista as perversidades e crueldades registradas na Bíblia Sagrada, por exemplo:

Christian Sailer e Jeoachim Hetzel, dois advogados da Bavária (Alemanha) pediram há algum tempo a um ministro do governo alemão para classificar a Bíblia como um livro perigoso para crianças, por causa do seu conteúdo violento. "Ela prega o genocídio, o racismo, inimizade para com os judeus, execuções terríveis de adúlteros e homossexuais, o assassinato de seus próprios filhos e muitas outras coisas perversas".

Por isso é importante ressaltar as palavras de Norman Geisler:

“Cumpre ressaltar que só o que a Bíblia ensina foi inspirado por Deus e não apresenta erro; nem tudo que está na bíblia ficou isento de erro... nesses casos, o que a garante a inspiração divina é que se trata de um registro verdadeiro”.

Compreendemos que todos os atos perversos registrados na Bíblia não provem de Deus e sim de atos deliberados de quem as praticou, mas o seu registro é inteiramente inspirado, isto é verídico!

Assim sendo tudo quanto foi Escrito e Registrado na Bíblia tem um objetivo, teve um propósito especifico como observou o apóstolo Paulo:

Romanos 15:4 “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança”.

Desse modo podemos observar atentamente que o histórico e o perfil de cada personagem bíblico servem para nós como: “Arquetípicas”, elas são elas mesmas e também revela quem nós somos ou poderemos ser.

Existe dentro de nós um Jacó, um Esaú, uma Rebeca e um José e assim por diante, porque as personagens bíblicas revelam que elas são e quem nós também podemos ser.

Vamos traças o perfil dos filhos de Jacó e vamos aprender que muitos lares não refletem a piedade dos pais, mas isso não significa que Deus não possa operar e transformar a todos.

Jacó teve doze filhos conforme Gênesis 35.23-26

Lia
Zilpa
Raquel
Bila
Rubén
Gade
José
Simeão
Aser
Benjamin
Naftali
Levi



Juda



Issacar



Zebulon




Quase todos os filhos de Jacó a bíblia tem algo a nos dizer de seu perfil de personalidade, exemplo:

  • Simeão e Levi, massacraram, saquearam e roubaram uma vila motivada por vingança. (Gn 34.25)
  • Rubén praticou incesto com a espoa de seu pai (Gn 35.22)
  • Gade, Aser, Dã e Naftali davam mau testemunho na cidade (Gn 37.12)
  • Judá se deitou com a nora pensando que era prostibula do qual teve um filho (Gn 38.15)
  • Todos os irmãos com exceção de Benjamim que era muito pequeno na ocasião sustentaram uma mentira por muitos anos, fazendo o pai sofrer e acreditar na morte de José que eles venderam propositalmente por inveja como escravo.


Esses atos demonstram que a família de Jacó, era uma família complicada, obviamente Jacó também não era “Flor que se cheire”, era um tremendo de um vigarista, apesar de que Deus operou grandemente em sua vida o transformando naquela ocasião que ele se encontrou com Deus e seu nome foi mudado, demonstrando mudança de caráter.

Também encontramos nos registros bíblicos que a esposa do qual Jacó amava era ladrona, mentirosa e idólatra.

Gênesis 31.19,34-35 “Tendo ido Labão fazer a tosquia das ovelhas, Raquel furtou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai. Ora, Raquel havia tomado os ídolos do lar, e os pusera na sela de um camelo, e estava assentada sobre eles; apalpou Labão toda a tenda e não os achou. Então, disse ela a seu pai: Não te agastes, meu senhor, por não poder eu levantar-me na tua presença; pois me acho com as regras das mulheres. Ele procurou, contudo não achou os ídolos do lar.”

Deveria ser um caos essa família, tendo em vista essas situações, que na realidade revela o que hoje encontramos em muitos lares, tanto os pais quantos os filhos carregam traços e perfil de personalidade que repousa em algum desvio de conduta moral.

Mesmo nos lares mais tradicionais, a rivalidade entre irmãos, pode ser muito ruim. Mas nessa confusão, ela se tornou uma mistura venenosa, pois nela havia ingredientes como ódio, ciúme, favoritismo e orgulho, que levaram, finalmente, ao desastre. Para começar, os irmãos de José não eram exatamente os rapazes mais amáveis

Somente a graça de Deus para operar e transformar as pessoas, sem a graça de Deus o homem se encontra perdido porque tem a declinação da carne.

Tito 2.11-13 “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”.


Noutra ocasião estudaremos por menor todo o histórico do sofrimento e as vitórias de José, mas é importante observar que depois de alguns anos, esses rapazes experimentaram mudanças que pressupõe que eles começaram andar com Deus.

Gênesis 44.16 “Então, disse Judá: Que responderemos a meu senhor? Que falaremos? E como nos justificaremos? Achou Deus a iniquidade de teus servos; eis que somos escravos de meu senhor, tanto nós como aquele em cuja mão se achou o copo”.

Esse episódio é muito interessante, pois José experimenta seus irmãos sabiamente, e comprovou que eles haviam mudado, pelo menos no trato de um para com o outro, demonstrando proteção e cuidado com a família, expressões que outrora era desconhecido por José.

Por isso é importante que os membros que conhecem o Senhor e andem com ele, não desista da sua família, ore por eles, Deus é infinitamente poderoso para converter pessoas e leva-las ao arrependimento.

Jacó também insistiu com sua família, por varias ocasiões ele exortou seus filhos a abandarem os ídolos.

Gênesis 35.1-4 “Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão. Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes; levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei. Então, deram a Jacó todos os deuses estrangeiros que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém”.

Sabemos de muitos pais que lutam pelos seus filhos, de muitos filhos que lutam pelos seus pais, de muito marido que luta pela sua esposa, de muita esposa que luta pelo seu marido.

Passarem-se muitos anos até Jacó reencontrasse seu filho José e desfrutasse de um alívio e satisfação, muitos anos se passaram também para os irmãos de José e terem a oportunidade de rever toda aquela situação e conseguir o perdão do irmão.

O pecado só causa dor, só traz desgraça, o pecado nunca cumpre o que promete sempre nos engana, nos seduz, precisamos continuar lutando contra o pecado e a favor da nossa família onde entes queridos ainda estão escravizados ao pecado.

Que Deus nos abençoe, que possamos retornar a lutar por aqueles que abandonamos por causa de suas escolhas pecaminosas.

Pr. Mário Botao

Nenhum comentário:

Postar um comentário