terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quem realmente está no comando?


Leitura: Provérbios 21:1 “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina”.

Salomão escreveu que o Senhor tem o controle sobre os reis, assim todo e qualquer humano revestido de autoridade está debaixo do seu poder.

O profeta Isaias registrou algumas declarações contundentes de Deus

Isaias 14.24 “Jurou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e, como determinei, assim se efetuará.”

Is 43.13 “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”.

Diz Norman Geisler “Um Deus que existe antes de todas as coisas, está além de todas as coisas, sustenta todas as coisas, conhece todas as coisas e pode todas as coisas, esse controle completo de todas as coisas é chamado Soberania divina”.

Na Confissão de fé de Westminster diz o seguinte: “Desde toda a eternidade, Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua vontade, ordenou livre e inalteradamente tudo quanto acontece...”.

É excitante observar a grandeza desta “Soberania” no pronunciamento prévio de Deus a Moisés sobre aquilo que aconteceria a Faraó, antes mesmo de acontecer.

Êxodo 3.18-19 “E ouvirão a tua voz; e irás, com os anciãos de Israel, ao rei do Egito e lhe dirás: O SENHOR, o Deus dos hebreus, nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, a fim de que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus. Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir se não for obrigado por mão forte”.

Deus sabia exatamente: O que fazer; Como fazer; Além do mais, ele sabia quais seriam os resultados.

Faraó no Egito é mais que um simples rei, o Faraó era também o administrador máximo, o chefe do exército, o primeiro magistrado e sacerdote supremo do Egito sendo-lhe, mesmo, atribuído caráter divino.

No livro do Êxodo, Faraó é mencionado como um homem frio e inescrupuloso. A bíblia nos informa de sua engenhosa e maquiavélica estratégia para fazer o povo hebreu sofrer e gerencia terríveis maus-tratos contra o povo de Israel.

Êxodo 1.8-11 “Entrementes, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José. Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. Eia, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique, e seja o caso que, vindo guerra, ele se ajunte com os nossos inimigos, peleje contra nós e saia da terra. E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés”.

A dura escravidão imposta por Faraó, fez com que Deus agisse na direção de suas promessas feita aos patriarcas e o Senhor agirá com “Braço forte”.

Êxodo 2.23-24 “Decorridos muitos dias, morreu o rei do Egito; os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus. Ouvindo Deus o seu gemido, lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó”.

Na narrativa do Êxodo percebemos uma expressão que se repete ao longo desse período entre o chamamento de Moisés e a Libertação do povo hebreu que é a expressão “Coração endurecido”.

Vemos que por várias vezes “Deus” endurece o coração de Faraó: Êxodo 3.20; 4:21; 7:3; 9:12; 10:20; 10:27;11:10; 14:4 e 14:8.

Também observamos que por várias vezes “Faraó” endurece seu próprio coração: Êxodo 7:13; 7:22; 8:19; 8:32; 9:7 e 9:34. 

Porque Deus endureceria o coração do Faraó sendo que Deus tinha intenção de libertar o povo? Como Faraó poderia ser responsável por um endurecimento causado pelo próprio Deus?

Aprenderemos a razão pelo qual Deus endureceu o coração de Faraó e porque Deus o responsabilizou pelos seus atos de desobediência

Deus endureceu o coração de Faraó para demonstrar seu poder

Deus demonstrará o seu poder através de um coração obstinado. Devemos lembrar que todo homem tem inclinação para o mal, como está registrado no livro do Salmo.

Salmos 53:3 “Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem sequer um”.

A intensidade das decisões de Faraó são maiores pelo fato da sua posição. A sua condição de autoridade máxima imponha sobre ele, maiores responsabilidades, assim sendo as consequências em relação ao homem comum também seriam maiores.

Desse modo para Deus demonstrar aos Egípcios o seu poder, a pessoas que ele deveria trabalhar seria o próprio Faraó. Faraó caiu nas mãos do Deus vivo!

Hebreus 10:31 “Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”.

No começo do livro do Êxodo temos traços do perfil de governo que revela características pessoas do caráter de Faraó.

Ímpio
Ex 1.8
Astuto
Ex 1.10
Impiedoso
Ex 1.11
Tirano
Ex 1.13
Assassino
Ex 1.16
Cruel
Ex 1.22

Faraó era a personificação do mal, um ícone da maldade, seus atos impetuosos contra o povo hebreu. Ele aplicou dura servidão por muito tempo.

Deus ele está atento ao clamor do seu povo, ele agirá para livrar e salvar o seu povo, principalmente contra aqueles que praticam males, observe essa declaração do profeta Isaias

Isaías 35:4 “Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará”.

A disciplina imposta por Deus naquele pequeno período de tempo, comparado aos muitos anos de escravidão e violência não será desproporcional ou injusto porque é Deus quem está aplicando.

Faraó teve o seu coração ímpio endurecido pelo Senhor para não deixar o povo ir. Essa estratégia divina teve como objetivo escrever profundamente no coração daquela nação que Deus tem “Braço forte” na sua disciplina.

Faraó por várias vez faz “jus” a sua declinação para o erro e o mal

Êxodo 9:34 “Tendo visto Faraó que cessaram as chuvas, as pedras e os trovões, tornou a pecar e endureceu o coração, ele e os seus oficiais.”

Desse modo o “Endurecimento” por parte do Senhor, aconteceu em vista a uma declinação de Faraó e o seu propósito de multiplicar seus prodígios no Egito a fim de que o Egito soubesse que o Senhor é poderoso.

Podemos aprender com esse registro surpreendente da ação do nosso Deus, algumas lições:

1º Deus tem o controle absoluto sobre o Universo e não há ninguém que esteja livre de seu domínio

2º Deus não é injusto para ficar esquecido de seus servos e surdo aos seus clamores

3º Deus age contra o perverso e o usa de forma inexplicável para o louvor da sua glória

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário