quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Profeta errou quando não foi Deus quem falou


Leitura: 1Samuel 16.6 “Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido.”

Esse registro e o seu desfecho é instigante e ao mesmo tempo perturbador.

É Instigante pelo simples fato de que Deus sempre dirige a vida daqueles que de fato são seus servos e lhe são em tudo submissos. E ao mesmo tempo é perturbador, por que traz ao coração do servo o temor.

O verdadeiro servo de Deus tem o temor de nunca e jamais fazer de suas palavras à palavra de Deus, O servo verdadeiro jamais falará de suas próprias elucidações como sendo as de Deus.

O profeta quando é dirigido pelo seu próprio senso e percepção das realidades espirituais é certo que incorrerá em grandes erros ministeriais.

Abrindo breve parêntese no texto acima citado:

Devemos cuidar dos falsos profetas

Atualmente há um crescente contexto de pessoas que se autoproclamam autoridades espirituais

É possível que haja dentro desse grupo pessoas ingênuas, mas é certo que haja pessoas astutas e mal intencionadas.

Porque não é de agora que temos ouvido falar de pessoas, que se proclamam serem detentoras de títulos e habilidades dessa escola de profetas.

Havia uma advertência solene contra esse grupo de pessoas

Jeremias 23.32 “Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR.”

Deus é categórico ao dizer: “Sou contra esse grupo de pessoas

Deus é contra aqueles que promovem mentiras, falam mentiram, contam mentiras, profetizam mentiras, tudo o que eles fazem é vergonha.
Essas pessoas não pertencem a Deus, pelo contrário são cercadas de influências, pensamentos e propósitos falíveis e demoníacos.

Demoníacos porque falam mentiras e fazem o povo errar, quem é mentiroso se não o diabo, como Jesus falou: “Ele jamais se firmou na verdade” Ele é mentiroso e o “Pai da mentira”.

E o que são esses profetas se não filhos do diabo, filhos da mentira, filhos do erro, filhos da perdição. Porque é o diabo quem os inspira, dirige e governa, é ele que lhes fala ao coração.

Jeremias 23.31 “Eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse”.

Ainda há pessoas que insistem em assumindo formas e títulos que não foram estabelecidos nem pelo Senhor nem por sua Palavra.

Jeremias 23.26 “Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração?”.

Retomando o desfecho da história do profeta Samuel, podemos observar seu currículo ao longo dessa história, seu tempo de ministério, suas atribuições, sua experiência, seu conhecimento de Deus, suas prerrogativas e sensibilidades não lhe protegeram e nem lhe isentou de erros.

Será verdade que um profeta do porte de Samuel poderia errar no que diz respeito à vontade de Deus? Veja por si só:

1Samuel 16.6 “Sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse consigo: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido.  Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.

Podemos observar que até o profeta mais sensível e temente a Deus pode errar na sua conclusão quando este busca na sua própria percepção, firmar suas realidades acima daquelas que Deus estabelece.

A escolha do futuro rei de Israel seria algo pertinente ao próprio Deus, é Ele quem dirigiria o coração do profeta para ungir o futuro governante, mas Samuel mesmo com todo seu precedente, estava caminhando na direção errada.

É muito difícil pontuar quais eram os pensamentos e os critérios que Samuel estabeleceu para cogitar a Eliabe como o sucessor de Saul, podemos até especular, trazendo algumas comparações, mas o fato era que Deus e não o profeta iria estabelecer quem seria essa pessoa.

Não era o papel de profeta escolher o rei e sim o de Deus, o papel do profeta era apenas ungir o rei do qual Deus havia escolhido.

E essa relação entre Deus e o profeta é muito próxima, ao ponto de pessoas confundirem a escolha do profeta com a escolha de Deus.

O fato que tornava Samuel o profeta de Deus além dos registros bíblicos afirmar isso era a sua sensibilidade e submissão a Deus de abrir mão de seus pressupostos, de suas construções teológicas para atender apenas a voz de Deus, e foi exatamente esse o caminho feliz que o profeta Samuel trilhou

1 Samuel 16.8-11 “Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este escolheu o SENHOR. Então, Jessé fez passar a Samá, porém Samuel disse: Tampouco a este escolheu o SENHOR. Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não escolheu estes. Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha”.

Samuel mais uma vez foi usado pelo Senhor de uma forma surpreendente e maravilhosa, pois Deus o usou de forma plena.

Davi o rei de Israel foi ungido por Samuel ainda na sua juventude, graças a Deus por dirigir o coração do seu profeta e fazê-lo um instrumento útil para o cumprimento de sua vontade.

Podemos aprender com esse registro algumas lições precisões para aqueles que assumem liderança espiritual da igreja

1º - O líder espiritual é dirigido por Deus através da sua Palavra
2º - O líder espiritual deve agir com Temor diante de suas atribuições, pois ele o faz em nome do Senhor.
3º - O falso líder é identificado pelas suas mentiras e palavras camufladas
4º - Deus é contra os mentirosos e falam mentiras em nome do Senhor
5º - O verdadeiro líder espiritual, ele declina da sua vontade para fazer e cumprir a vontade do Senhor.


Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário