quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Livre, completamente Livre!


Leitura: Colossenses 3.13 “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”.


José ainda jovem friamente foi vendido como escravo a mercadores devido a um estupido ciúmes dos irmãos para com o pai, isso lhe trouxe sérias consequências.

Depois de quase trinta anos, José teve a oportunidade de rever esses irmãos, pois eles foram ao Egito comprar cereais, pois havia fome na terra. José tinha duas alternativas: Prende-los e faze-los escravos movidos pela vingança, ou perdoa-los e deixá-los livres da ofensa motivado pela compaixão, José optou pela segunda alternativa, ele perdoou seus irmãos de toda dor que eles lhe causaram.

Essa atitude de José deveria ser exemplo para todos nós, porém as pessoas guardam mágoas, rancores devido a conflitos, rixas, brigas do passado.

Ouvi uma história que ilustra para nós esse tipo de rancor:

“Uma senhora foi buscar aconselhamento com seu pastor, e quando eles começaram, ela esta disposta a divorciar-se do marido, e ela começou a tirar da bolsa, vários cadernos e nesses cadernos, estavam registrados todas as ofensas, rancores, discórdia entre eles ao longo de uma vida”.

Você consegue imaginar o casamento desta mulher? Você consegue reproduzir na sua mente como deveria ser o relacionamento dos dois. Você consegue compreender o tamanho da mágoa desta mulher? Ela tinha cadernos antigos e amarelados...

“Ela disse: Pastor antes do senhor tomar algum partido, antes de qualquer coisa, olhe para esses cadernos! O pastor, muito habilidoso nesta área de aconselhamento, disse Esses cadernos que você tem mostrado para mim na realidade, não mostra apenas as ofensas e rancores que ele te causou, esses cadernos tem sido um veneno que a senhora tem tomados todos os dias e tem morrido lentamente”.

O que é o Perdão? Senão o cancelamento de uma divida. Algumas vezes a bíblia usa a palavra perdão no sentido de “Cancelamento de um débito financeiro”. Assim perdoar é não levar mais em conta, não considerar.

Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual.

Jesus usou esta linguagem figurativa de “Dívida” quando ensinou aos discípulos como orar:

Mateus 6:12 “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”

Perdoar é queimar a promissória de dívida do devedor. O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado, liberta-o da culpa pelo pecado.

É exatamente assim que Deus faz conosco: Ele liberta a pessoa da dívida, isto é, cessa de imputar a culpa desse pecado à pessoa perdoada.

Romanos 4.7-8 “Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.”

O perdão divino é um processo completo, onde sua fonte é Deus.

Efésios 1.7 “No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça”.

  • Perdão está baseado em Cristo, não nos méritos de quem quer seja!
  • Perdão deve estar disponível antes do pedido do ofensor;
  • Perdão é decisão com base em misericórdia;
  • Perdão concede liberdade ao ofensor para a reconciliação;
  • Perdão nasce no entendimento do que Cristo fez por nós. 


Perdoar ao próximo não é uma opção, quando não perdoamos os nossos ofensores, desenvolvemos: mágoa, ressentimento, ódio, ira, ciúmes e espírito crítico. Esses sentimentos negativos em alto grau começam a gerar doenças: depressão, úlceras, pânico, problemas nos ossos, câncer, e outras.

Deus nos deu a capacidade de perdoar a todos os que nos ofenderam, somente você que foi ofendido pode remover a culpa do seu ofensor, e tomar a injustiça sobre você mesmo, quer ele lhe peça perdão ou não.

Liberando perdão, você entrega nas mãos de Deus, Ficando livre totalmente: Da ofensa, da dor, do ofensor e principalmente de pensamentos vingativos.

Quando você não libera alguém da divida da ofensa você se torna vítima da mesma angústia que inflige o coração do devedor

Perdoar não é esquecer, Deus não exige de nós uma amnésia. Se fosse isso então Deus não perdoaria ninguém, ele sabe tudo, ele sabe o passado, Deus sabe o futuro, Deus não esquece, ele não deleta da sua mente, Deus não sofre uma amnésia.

Quando a Bíblia fala que Deus esquece as nossas iniquidades, tem outro sentido. Não é o sentido que ele apaga da mente, significa que ele não joga mais no rosto da pessoa verdadeiramente perdoada.

Perdoar significa, literalmente “Deixar a pessoa ir livremente”.

Ou seja, eu liberto você, eu não vou mais me torturar e torturar você. Eu não vou cobrar isso de você mais, não vou exigir satisfação por isso. Eu liberto você e você não precisa mais se preocupar com essa divida.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário