sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Uma Lição de Abelha


Leitura: Salmos 119:46 “Também falarei dos teus testemunhos na presença dos reis e não me envergonharei”.

Áudio:

Essa expressão de salmo expressa àquilo que há de mais valioso na vida do homem salvo que é testemunhar dos grandes feitos do Senhor, sem medo e sem constrangimento.

Certo homem colocou uma caixa com mel para alimentar algumas abelhas que tinham uma colmeia. Então ele capturou uma abelha com um copo e colocou dentro da caixa com o mel, até que ela descobrisse o tesouro, depois de algum tempo ele soltou a abelha e esperou por alguns instantes, para sua surpresa a experiência deu certo, ela voltou, porém não veio sozinha, ela trouxe dezenas de outras abelhas e no final elas levaram todo o mel para dentro da colmeia.

O que essa história representa pra você? Quais lições vocês consegue extrair? Como isso pode se aplicar na sua vida? Será que estamos testemunhando para os outros sobre o grande tesouro que encontramos em Cristo?

Jesus nos incumbiu de proclamarmos as boas novas, e essa Palavra em nossos lábios se compara ao mel alegorizado pelo salmista.
        
Salmos 119:103 “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca”.

Haveríamos de ser menos atencioso do que as abelhas? As Escrituras nos trazem alguns exemplos de pessoas que aprenderam a Lição das abelhas

O primeiro exemplo é de um jovem que foi livrado do poder do demônio e expressou ter o desejo de acompanhar á Jesus, mas o Senhor não o permitiu, mas o comissionou para que ele levasse a mensagem aos outros...

Marcos 5.18-20 “Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam”.

Esse jovem se mostrou obediente à ordem de Jesus, como também se mostrou muito competente ao ponto de outras pessoas o admirarem.

Outro exemplo que expressa essa “Lição da Abelha”, foi de uma mulher adúltera que foi surpreendida por Cristo, depois de confrontá-la Jesus ordenou que ela fosse chamar seu marido, mas ela não se conteve e fez muito mais

João 4.28-30 “Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele”.

Essa mulher teve no mínimo uma reação de alguém que encontrou o Senhor, e isso fez com que ela não apenas chamasse seu esposo, como também chamou a todos que ela encontrou. O resultado da atitude da mulher foi uma contribuição significativa na salvação de muitos samaritanos.

Note como é importante a ação de pessoas com a responsabilidade de testemunhar, mesmo aqueles que imaginamos que nunca iriam receber a vida eterna por causa da sua nacionalidade ou do seu histórico de vida, são exatamente essas que Senhor tem operado e transformado.

João 4.39-41 “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara: Ele me disse tudo quanto tenho feito. Vindo, pois, os samaritanos ter com Jesus, pediam-lhe que permanecesse com eles; e ficou ali dois dias. Muitos outros creram nele, por causa da sua palavra”;

O texto é muito encorajador ao dizer “Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, em virtude do testemunho da mulher, que anunciara”.

Como é significativa a obediência daqueles que levam à mensagem das boas novas as pessoas! Como é valioso esse trabalho! Como é nobre anunciar o evangelho aos perdidos...

Porém muitos estão longe do Senhor nesse propósito, e muitos não percebem que é um tremendo privilégio levar a mensagem aos perdidos, privilégio tal que até os anjos ansiavam...

1 Pedro 1:12  A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.

Estaremos vivendo corretamente se não falarmos do amor de Deus? Estaremos agindo correto se calarmos diante das pessoas? Estaria Deus contente conosco quando nossa vida não reflete um testemunho fiel aos perdidos?

Precisamos compreender com muita atenção, se as pessoas não ouvirem o evangelho, não poderão crer, e se não crerem jamais serão salvas. Foi exatamente essa a observação do apóstolo:

Romanos 10.14 “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”

Calvino declarou:

Nada é mais solicitamente intentado por satanás do que impregnar nossas mentes, ou com dúvidas, ou com menosprezo pelo Evangelho”.

Podemos extrair várias lições para a nossa vida:

·        Falar do Evangelho as pessoas sedenta de Cristo!
·        Procurar alguém para falar daquilo que o Senhor fez na sua vida!
·        Compartilhar o Evangelho mesmo com aqueles que você não tem simpatia
·        Criar oportunidades para que pessoas ouçam do evangelho


Extraído e Adaptado do Nosso pão diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário