terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Você também é confiável?


Leitura: Gênesis 24.1-3 “Era Abraão já idoso, bem avançado em anos; e o SENHOR em tudo o havia abençoado. Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía: Põe a mão por baixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito”.

Confiança é uma virtude um tanto rara em nossos dias, principalmente porque vivemos cercados de pessoas traiçoeiras e desonestas. Muitos lares são marcados por traições, falsidade e deslealdade entre os membros de uma família.

Talvez um dos maiores problemas quando depositamos a confiança em alguém é a decepção, temos expectativas demais sobre os outros e muitos se machucam durante esse processo.

Será que somos confiáveis? Será que sou digno de que pessoas confiem em mim?

Salomão descreve que a “Desconfiança” é como mastigar com um dente estragado ou andar com um pé aleijado.

Provérbios 25.19 “Como dente quebrado e pé sem firmeza, assim é a confiança no desleal, no tempo da angústia.”

Esse registro de Gênesis 24 revela-nos um personagem digno de confiança, existem alguns pressupostos que torna esse personagem tão nobre quanto digno, pois a concretização da promessa feita a Abraão depende da obediência rigorosa desse servo.

Vamos destacar dois traços de uma pessoa digna de confiança

1º Traço de uma pessoa digna de confiança é o seu “histórico

Gn 24.2 “Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa...”.

A primeira menção do servo de Abraão está em Gênesis 15.2

Gênesis 15:2 “Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliezer?”.

Considerando a credibilidade que esse servo tinha com Abraão, ao ponto de ter essa alta consideração para assumir uma posição de “Filho da promessa”, evidencia uma confiança adquirida ao longo do tempo.

O histórico de uma pessoa é muito relevante para se conquistar confiança e credibilidade, não da noite para o dia, que se consegue essa virtude.

É uma construção lenta e árdua, eles vivenciaram muitas experiências juntos, o relacionamento dos dois, transcendia a relação entre servo e senhor.

A confiança nos outros requer um histórico de eventos e circunstâncias para que a competência da pessoa seja claramente definida e apreciada

Abrão o tinha sem sombras de dúvidas como uma pessoa em alta consideração. Ao ponto dele confiar a Eliezer a missão de encontrar a progenitora dessa grande descendência.

Será que seríamos considerados por aqueles que convivemos há certo tempo, nesse nível de confiança?

O estabelecimento de confiança precisa de tempo para decidir sobre a confiabilidade.

Edson Rufo é auto da frase "Somente o tempo diz, que confiança é vidro”, fazendo uma analogia onde a “Confiança é frágil como vidro”, ou seja, para conquistar a confiança é necessário muito trabalho e empenho, mas ao menor deslize ela é destruída e, assim como o vidro, dá até pra colar, mas nunca mais será a mesma.

Apesar de que essa ideia transmita certa verdade, precisamos entender que confiança está atrelado ao tempo.

2º Traço de uma pessoa digna de confiança é a “Intimidade com Deus

Gn 24.12 “E disse consigo: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas hoje e uses de bondade para com o meu senhor Abraão!”.

É muito interessante notar que Eliezer ele traz para si a responsabilidade de atender rigorosamente a orientação do seu senhor Abraão.

Ele reconhecia que por mais que se empenhasse e fosse dedicado não capaz de fazê-lo sozinho, por essa razão, ele transfere a capacidade para Deus.

Eliezer por três ocasiões demonstrou intimidade com Deus, foram três episódios que comprovou essa dependência em Deus, tanto na maneira como no resultado que ele esperava em Deus.

No primeiro episódio, logo após receber toda instrução de Abraão, ele busca o Senhor em oração e lhe pede ajuda para encontrar a esposa para Isaque.

Gn 24.12 “E disse consigo: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, rogo-te que me acudas”.

No segundo episódio, logo após encontrar a mulher com as características descritas por Abraão, ele engrandece ao Senhor, lhe atribuindo inteiramente o sucesso da missão.

Gn 24.27 “E disse: Bendito seja o SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, que não retirou a sua benignidade e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, estando no caminho, o SENHOR me guiou à casa dos parentes de meu senhor”.

No terceiro episódio, logo após, ter a confirmação por parte de Raquel e a aprovação da família, ele demonstra uma simplicidade digna que alguém que reconhece Deus operando através dele.

Gn 24.52 “Tendo ouvido o servo de Abraão tais palavras, prostrou-se em terra diante do SENHOR”.

Todos nós, cedo ou tarde enfrentamos situações onde alguém de confiança nos feriu, e também é certo que em algum momento vamos decepcionar pessoas.

Porém, as pessoas que detém o traço de “Intimidade com o Senhor”, possuem algo que as qualificam como pessoas “Dignas de confiança”, porque são pessoas sensíveis, prontas e obedientes a Deus.

No final dessa jornada, Eliezer traz a mulher que foi aceita pelo seu senhor, esta lhe tornou esposa, ela o consolou, ele a amou e os descendentes que o Senhor prometerá vieram no tempo determinado.

Esse registro nos traz algumas lições sobre confiança

1º - Podemos ser pessoas dignas de confiança, mesmo que vivamos num mundo marcado por traições.

2º - A confiança está atrelada ao tempo, precisamos do tempo para conquistar confiança e evidenciarmos que também somos confiáveis..

3º - A intimidade com o Senhor é maior garantia que temos para construir um relacionamento marcado pela confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário