segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Escolha entre dois filhos


Leitura: Gênesis 21.10-11 “Disse a Abraão: Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho. Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão, por causa de seu filho”.


A vontade de Deus, muitas vezes não é nossa vontade, não muitas vezes, ou raras às vezes a minha vontade coincide com a vontade de Deus.

Somos encorajados constantemente pelos Escritos bíblicos a “Pedirmos segundo a SUA vontade” e quantas e inúmeras vezes pedimos “Segundo a NOSSA vontade”.

Não foi a primeira vez que o homem tentou fazer do seu jeito as coisas de Deus.

Se Deus fosse um Deus impessoal ou apenas uma energia que pressupõe impessoalidade, seria razoável a conclusão de que faríamos do nosso jeito sempre que quiséssemos concretizar nossas vontades.

Mas, o Senhor nosso Deus, é um Deus pessoal, que se revelou, e que manifestou sua vontade, tem caráter, tem ética e tudo quanto dele sabemos é porque ele se mostrou a nós e deixou para nós sua vontade.

Abrão foi chamado por Deus, não foi Abrão que chamou a si mesmo, e se Deus o chamou, Deus não somente cumprirá sua promessa, como o capacitaria a fazer a SUA vontade.

Gênesis 12.1-2 “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!”

Abrão e Sarai não tinham filhos para a solidificação dessa promessa, e isso estava lhes causando muita ansiedade e frustração.

Eles apenas não compreendiam que a promessa viria das mãos de Deus, mas eles quiseram dar um “jeitinho humano”.

A primeira tentativa veio da parte de Abrão, mas foi frustrada...

Gênesis 15.2-4 “Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliezer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro”.

Foi Abrão que deu a primeira tentativa de resolver o suposto problema do cumprimento da promessa, talvez supondo que Deus não iria intervir.

Abrão escolheu alguém de sua confiasse, e essa pessoa foi Eliezer, um servo dedicado e prestativo, porém Deus não o aceitou, porque a grande nação seria constituída da semente de Abrão e não das escolhas pessoais de Abrão.

A segunda tentativa veio da parte de Sarai, mas todo o processo foi frustrante...

Gênesis 16.1-2 “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por” meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.

Essa insistência de resolver o problema do modo humano custou muito para Sarai e Abrão.

Sarai consentiu Agar, sua serva a dar luz a um filho de Abrão, que foi chamado “Ismael”, e desde o seu nascimento começou haver um conflito no lar de Abrão.

·        Desprezo (Gn 16.4).
·        Desentendimentos (Gn 16.5).
·        Vingança (Gn 16.6).

Toda essa situação estava trazendo desencorajamento ao coração de Abrão, pois já se passara 24 anos, desde a promessa do Senhor e ainda nada da numerosa descendência.

Então o Senhor apareceu a Abrão para lhe trazer novas orientações

·        Uma aliança foi estabelecida
·        Seu nome foi mudado
·        O nome da sua esposa também foi mudado

Deus sempre cumpre suas promessas, e aquele que Deus falou, do jeito que ele falou, e no tempo de Deus. Isaque o filho da promessa, nasceu quando Abrão atingiu os 100 anos e Sara sua mulher 99 anos.

Deus comprimiu sua promessa, aos olhos de Abrão pareceu muito tempo, mas Deus tinha o tempo certo, e agora eles desfrutam com muito jubilo esse momento com o filho da promessa.

Gêneses 21.1-2 “Visitou o SENHOR a Sara, como lhe dissera, e o SENHOR cumpriu o que lhe havia prometido. Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara”.

Não muito tempo depois, talvez o momento mais difícil para Abraão, foi ter que escolher entre os dois filhos.

Ambos eram do seu sangue, ambos eram herdeiros, ambos vieram da sua semente, e agora ele teria de escolher entre Isaque ou Ismael?

Certa ocasião Sara surpreendeu Ismael zombando do pequeno Isaque e isso lhe serviu de motivação para colocar um ponto final nessa conflituosa situação e ela pede a Abraão providencias.

Gênesis 21.10 “Rejeita essa escrava e seu filho; porque o filho dessa escrava não será herdeiro com Isaque, meu filho”.

Deveria Abraão atender ao pedido de sua esposa e rejeita seu filho ou deveria Abrão insistir com as consequências de um erro do passado?

O problema em lidar com as consequenciais, é que elas tendem a tomar proporções que às vezes nos fogem ao controle.

Abraão teve que lidar com as consequências dessa paternidade.

Gênesis 21.11-12 “Pareceu isso mui penoso aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência”.

Decidir ou não decidir, decisões que envolvem sentimentos e vínculos afetivos não são fáceis.

Existem inúmeros casos envolvendo relacionamento: Namoro, amizade, casamento e até convívio entre parentes que causam muito transtorno devido ao fato de más decisões feitas no passado.

O fato é que Deus sempre tem um caminho excelente para trilharmos, e concertar erros do passado não é fácil.

Principalmente aqueles erros que envolvem:
·        Separação entre pessoas
·        Acerto de contras
·        Confrontação de pecados

Mas a esperança que temos é que quando pela fé o fazemos o Senhor nos ajuda, ele vem ao nosso encontro e foi exatamente isso que aconteceu!

Gênesis 21.13 “Mas também do filho da serva farei uma grande nação, por ser ele teu descendente”.

Veja que fantástico Deus também tinha planos para o menino Ismael.

Deus foi benevolente, e muito gracioso com Agar e Ismael, podemos ter a certeza de que Deus sempre fará o certo, mesmo que aos nossos olhos pareça impossível.

Aliais, quando Abraão não tinha mais nenhum acesso aos dois, sequer sabia onde os dois estavam, foi Deus quem foi na direção das necessidades de Agar e Ismael.

Gênesis 21.15-17 “Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está.”

Note que interessante: Agar já havia desistido de Ismael, o primeiro obstáculo, a primeira dificuldade ela simplesmente “abriu mão”, e de fato foi embora...

Mas Deus lhe foi ao encontro, e trouxe resposta para o seu anseio.

Abraão, por mais bem intencionado que fosse, jamais poderia suprir os anseios de Agar e de Ismael, mesmo que esses estivesse em seu poder e proteção.

Melhor é fazer a vontade de Deus na certeza de que ele nos enxugara as lágrimas do que fazer a nossa vontade e ficar a mercê das consequências da nossa vontade.

Esse registro da biografia de Abraão nos traz algumas lições:

1º Deus sempre nos capacita a cumprimento a sua vontade
2º Deus tem o seu tempo e nós temos o nosso tempo
3º Temos que cuidar para não fazer a vontade de Deus do nosso jeito
4º É melhor ignorar conselhos que vem contra a Vontade de Deus
5º Não precisamos temer quando tomamos uma decisão certa, porque Deus vai nos abençoar.

 Pr. Mário Botão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário