segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Virtudes de uma mulher cristã



Leitura: Provérbios 31.30

Provérbios são pequenas sentenças que expressam grandes verdades praticas. O livro de Provérbios entra na categoria de livros poéticos, junto com Jó, Salmos, Cânticos e Eclesiastes. O escritor principal de Provérbios foi Salomão, porque seu nome aparece em Provérbios 1.1, 10.1 e 25.1, mas não foi o único que compôs provérbios, temos: Alguns sábios anônimos, Agur, o rei Lemuel.

Os provérbios que estudaremos essa manhã são “Conselhos de uma mãe para um filho nobre, sendo este discurso poético sobre a esposa ideal”. Pv 31.1

Estamos vivendo hoje uma crise de valores, valores invertidos, valores rebaixados, movimentos em prol de certas ideais como Movimento Feminista, Movimente Machista e coisas semelhantes. Às vezes quando usamos a bíblia para ensinar verdades sobre o papel da mulher na sociedade, dentro de casa, dentro da igreja, algumas pessoas se queixam, dizendo que: O pastor é machista, legalista, antiquado, retrógrado, careta. Mas a vantagem de se estudar um texto como esse de provérbios 31 é que as verdades que destacaremos são verdades da palavra de Deus, mas que foram ensinadas por uma mulher!

Uma mulher que foi esposa, que foi mãe, que foi serva e que foi antes de tudo cristã. A bíblia diz assim: “Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe.”.

A mulher cristã se destaca pelo seu caráter

Provérbios 31.10 “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias”.

Existem mulheres que quando comparadas valem mais do que finas jóias. Existem mulheres que tem um caráter invejável. Devemos lembrar que não são todas que tem esse valor, não é uma questão de preconceito ou de depreciação é uma questão de valor de caráter.

A bíblia traz certas conclusões fortes com relação a certas mulheres
  • Mulheres que trazem vergonha
  • Mulheres que trazem decepção
  • Mulheres que causam dor
Note o que Salomão escreveu em Pv 12.4 “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos”. Existem mulheres que se compara como uma doença terrível como a lepra, ou câncer, um tumor maligno, aquilo vai destruído, dilacerado, definhando por dentro.

Mas existem mulheres que se comparam com “finas jóias
Essas trazem contentamento e satisfação.
É resultado imediato daquelas que são conhecidas por serem “boas donas de casa
Aquelas que se encaixam nesse padrão facilmente são reconhecidas pelos da sua casa

O texto diz que os filhos a chamam de “Ditosa”, ou seja, “Bem aventurada”, “Felizarda” seria uma palavra bem exata. Pv 31.28-29 “Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa”

Vivemos em uma sociedade muito ingrata, exigente, critica, mas também é verdade que muito daquilo que falam da gente às vezes não é um exagero é apenas um reflexo daquilo que tem acontecido...

Porque você acha que tem muitos lares desfeitos, muitos lares infelizes, muitos lares destruídos? Porque existem pessoas dentro daquele lar que não prezam por um “Bom caráter”. Às vezes é o marido, às vezes é a esposa, às vezes são os filhos.

Continua no audio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário