quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Rosto Transtornado


Leitura: Gênesis 4.5-6 “Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?”.


Quando criança minha mãe sempre dizia: “E menino que faz caretas!”, ela estava se referindo ao fato de que eu tinha muita dificuldade de tomar remédios, e muitas das vezes, diante de sua insistência, sobrava “caretas e rosto feito”.

Semblante” é a face de uma pessoa, o “Semblante” é a expressão facial que revela muitas vezes o nosso estado de espírito.

Por exemplo, a “tristeza incontrolável” é um estado negativo de espírito, reflete a amargura existente no coração, e esse estado de espírito será transferido ao semblante desta pessoa.

Existem muitas expressões que revelam o estado do coração daquele que a expressa:

  • Salmos 44.15 “A minha ignomínia está sempre diante de mim; cobre-se de vergonha o meu rosto”.
  • Salmos 104.15 “o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças”.
  • Provérbios 15.13 “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”.
  • Provérbios 25.23 “O vento norte traz chuva, e a língua fingida, o rosto irado”.
  • Eclesiastes 7.3 “Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração”.

Achei interessante a frese de Mário Quintana que disse:

"Quero sempre poder ter um sorriso estampado em meu rosto, mesmo quando a situação não for muito alegre... E que esse meu sorriso consiga transmitir paz para os que estiverem ao meu redor".

Muitas pessoas fazem isso...!
  • Eu faço isso!
  • Às vezes eu tenho que “esconder o que está no meu coração”.
  • Porque o meu rosto denuncia, ele publicita a todos o que se passa “dentro de mim”.
  • E eu não quero me expor...
  • Então eu crio “máscaras”.

O problema com as “máscaras faciais” é que elas fazem com que eu “não revele” ao outro o que verdadeiramente “sou”. Alguém disse que a máscara, “se lhe dermos tempo, torna-se o próprio rosto”.
 

Conhecemos muitas pessoas assim...
  • Usam máscaras.
  • Usam maquiagem.
  • Encenam situações.

Essas pessoas apesar de serem “populares”, são “desconhecidas”, nunca a conheceremos verdadeiramente porque elas “ocultam” o que verdadeiramente são.

Mas, esse fato de “esforçar para maquiar o rosto” é a prova concreta que existe uma ligação entre o “Coração e a Face de um homem”.

Nesse caso bíblica de Caim, é muito interessante observar a maneira como Deus aborda o seu pecado e a maneira como ele reage:

“Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?”.

A ira do coração de Caim subiu para sua face e denunciou aquilo que o Senhor já sabia. Afinal de contas “Deus conhece o coração do homem”,

Mas, Caim precisava ouvir de alguém essas verdades, ele não poderia esconder o seu pecado, seu rosto denunciava.

Temos registros históricos de pessoas que aprendem a arte do “engano

Tentando “maquiar” o rosto e suas expressões para não revelar seus crimes.

Mesmo sabendo que “Caim” estava mais preocupado com o “castigo” do que a possibilidade de “redenção”.

A verdade embutida no texto, é que diante do Senhor, todos nós teremos o “rosto desvendado”.
  • Tudo será revelado!
  • Tudo será manifestado!
  • As máscaras serão removidas!
  • As maquiagens serão tiradas!


Quem somos de verdade o Senhor revelará, e o já tem feito, através de sua Palavra, que mostra para nós o que “Somos”.

Lucas 12:2 “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.”.

Graças a Deus, por aqueles que foram confrontados por Deus e responderam ao Evangelho.

Essas pessoas tiveram não somente o “Coração transformado”, mas também não precisam mais de “Máscaras ou Maquiagens”.

"Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."  (2 Coríntios 3.18).

Apesar deque alguns crentes professos insistem em voltar a antiga escravidão, como disse Charles Spurgeon

"Já não te custou muito? Continuará brincando com fogo? Entrará pela segunda vez na cova do leão, depois que ter se livrado de suas garras? Você já não receber bastante veneno da serpente? Você vai continuar brincando bem perto do buraco da víbora?Você colocaria sua mão outra vez da boca da serpente? Não seja medíocre! O pecado já lhe proporcionou prazer verdadeiro? Você já encontrou satisfação concreta nele? Se isso aconteceu, retorne a sua antiga servidão e coloque de novo as algemas; Mas o pecado nunca lhe deu o que havia prometido! Pelo contrário, te enganou com mentiras... Não caia outra vez na armadilha!."

Desse modo: O Rosto revela o que está o seu coração, não busque artimanhas humanas para esconder o que você é, ou o que você sente, também cuidado em ficar se defendendo daquilo que você verdadeiramente é ou tem sido, permita o Senhor curar o seu coração e lhe traga de volta a paz no seu coração revelado pelo seu  rosto.

Pr. Mário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário