quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Falando a verdade para Deus



Leitura: Salmos 38.18 “Confesso a minha iniquidade; suporto tristeza por causa do meu pecado.


Muitos de nós temos acumulados pecados em nossas vidas, não temos coragem de abandona-lo e muito menos o desejo de repudiá-los.

Pelo contrário vivemos na ilusão de que o pecado é aquilo que me satisfaz, mesmo sabendo que é com engano que o pecado seduz, ainda temos muitas dificuldades de lança-lo fora.

W.S.Plummer disse: “Todo pecado é uma mentira. Por meio dele tentamos enganar a Deus, mas, na verdade, enganamos nossa própria alma”.

O Ato de confessar a Deus vem ante de tudo da compreensão de que o pecado sempre é mal e sempre é contra Deus.

Por essa razão Charles Spurgeon disse: “Os pecados secretos, à semelhança de conspiradores secretos, precisam ser expulsos”.

Existem pessoas que vê o pecado como algo vantajoso e que lhe dá prazer, mas isso é uma mentira, o pecado nunca é bom, ele sempre traz prejuízo e muita dor.

W.S Plummer disse: “Nunca veremos o pecado de uma maneira correta enquanto não o virmos como algo contra Deus. Todo pecado é contra Deus no seguinte sentido: é a lei dele que é violada, sua autoridade é desprezada, seu governo é relegado o segundo plano”.

Foi exatamente isso que disse Jesus na parábola do filho pródigo “Pai pequei contra os céus e diante de ti

Davi disse em Salmos 51:4 “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar”.

Esse reconhecimento da realidade destrutiva do pecado, nos ajuda a desejar tê-lo fora de nós e para isso temos um “Mediador”.

Paulo disse em 1 Timóteo 2:5 “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

Diante de seu pecado de incredulidade, Tomé desmascarado e confrontado pela realidade do seu pecado confessa a Jesus: “Senhor meu e Deus meu!”.

João 20.27-28 “E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também à mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!

Falar a verdade para Deus é o refugio para uma alma cansada e sobrecarregada, Somente o Senhor pode trazer vigor a força a alma cansada e alívio e paz para uma alma sobrecarrega.

É isso que diz o hino de 1847 de Will Thompson: “Vem já, vem já alma cansada vem já! Manso e Suave Jesus convidando, chama ó pecador vem!”.

A expressão poética de Davi em Salmo 38.18 diz exatamente o que sente uma alma inconfessa... ?

O que se passa dentro de uma pessoa que não confessa seus pecados?

Aqui em Salmo 38.18, temos uma imagem concreta do mal que causa do pecado dentro da gente:

1. Como fica o corpo físico por causa do pecado? (Sl 38.3)
Não há coisa sã na minha carne e não há saúde para os meus ossos

2. O pecado causa cansado, como o pecado é identificado? (Sl 38.4)
Fardos pesados

3. O que o pecado se torna quando não tomamos providencia? (Sl 38.5)
Chagas infectadas e purulentas

4. O que o pecado faz com a gente? (Sl 38.6-7)
Abatido e aflito

A única saída para o salmista foi confessar o pecado, que é a única forma de expulsa-lo de dentro de você.

Salmos 32:5 “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado”.

Mateus Henry “Se formos regidos pelo pecado, seremos inevitavelmente arruinados por ele”.

Pr. Mario Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário