sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Frouxidão de Ló



Leitura: Gênesis 19.16 “Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade”.


Esse episódio registra a destruição de duas cidades, conhecidas como Sodoma e Gomorra.

Ambas as cidades dos cananeus, localizada no vale do Jordão. Esse vale tem características paradisíacas, bem irrigada e frutífera, comparada com o “Jardim de Deus”. (Gn 13.10)

Essas duas cidades eram conhecidas pela sua extrema perversidade, seus habitantes eram pessoas imorais.

Interessante notar que essas duas cidades habitadas principalmente pelos cananeus eram descendentes de Canaã, que por sua vez vieram da linhagem de Cam, filho amaldiçoado por Noé.

A origem dessa nação explica tal depravação moral do qual tornava necessária sua extinção.

Após o dilúvio, Noé planta uma vinha e pela primeira vez se produz o vinho fermentado, após ingerir uma quantidade exagerada Noé embriagado, se vê nu andando pela sua tenta, desorientado pelo efeito negativo do vinho foi surpreendido por Cam, seu segundo filho.

Cam por sua vez, além de invadir a privacidade do seu pai, nada fazer para ajudá-lo, achar naquela triste situação motivo para divertimento e deboche e ainda querer influenciar seus outros dois irmãos para tal ato infame, isto lhe custou maldita escravidão como herança.

Cam não preservou a dignidade, a honra de seu pai, pelo contrário foi perverso, voyeiro e imoral.

Essa é a origem dos cananeus que davam formação populacional em Sodoma como Gomorra.

Alguns escritos judaicos clássicos enfatizam os aspectos de crueldade e falta de hospitalidade com forasteiros.
Uma tradição rabínica, exposta no Midrash, afirma que os pecados de Sodoma estavam relacionados à ganância e ao apego excessivo à propriedade, e que são interpretados como sinais de falta de compaixão.

Alguns textos rabínicos acusam os sodomitas de serem blasfemos e sanguinários.

Outra tradição rabínica indica que Sodoma e Gomorra tratavam os visitantes de forma sádica.

Um dos crimes cometidos contra os forasteiros é quase idêntico ao de Procusto, na mitologia grega, dizendo respeito à "Cama de Sodoma" na qual os visitantes eram obrigados a dormir (estupro).

A primeira conclusão que justifica a necessidade da destruição de Sodoma é a seguinte: Pessoas sem limites se autodestroem

Não foi a primeira vez que Abrão vai ao socorro do seu sobrinho, isso aconteceu quando ele foi sequestrado foi ao seu resgate e o libertou.

Nesse episódio o Senhor aparece a Abraão e diz:

Gênesis 18.20-21 “Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei”.

A conclusão do Senhor é inevitável e sua destruição iminente era certa, foi com esse propósito que Deus envia dois de seus anjos. Ambos desceram e foram visitar Sodoma e Gomorra para verificar se encontrai pelo menos 10 justos para poupar a cidade (Gn 18-19)

Eles chegaram à cidade, na tentativa de encontrar alguns bons homens, mas para a infelicidade dos sodomitas o único homem bom a quem poderia encontrar era Ló. 

E Ló fez “Jus” a essa qualificação, Ele tratou os anjos, que se parecia com os homens gentilmente, sendo cordato e hospitaleiro.

Os homens de Sodoma pelo contrário, quando descobriram que eram estranhos queriam toma-los a força e violenta-los sexualmente.
Gênesis 19.5 “E chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles”.

A sentença decretada pelo Senhor, estava prestes a ser executada, pois os anjos, não encontram pessoas justas suficientes para poupar a cidade, em vista ao pedido de Abraão.

Pelo contrário tantos os jovens como os mais velhos eram perversos e imorais.

O próprio Ló apresentava debilidades espirituais, se não fosse a misericórdia do Senhor, o próprio Ló seria destruído, mas o tratamento com os anjos nessa situação especifica, foi suficiente para ele e suas filhas serem poupadas.

O mais interessante desse registro, foi à ação dos anjos em salvar Ló mesmo diante do seu marasmo.

Gênesis 19.16 “Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homens pela mão, a ele, a sua mulher e as duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e o tiraram, e o puseram fora da cidade”.

Ló foi lento, quase apático à realidade iminente da destruição de Sodoma e Gomorra.

Chegamos à segunda conclusão: É a misericórdia do Senhor que garante nossa salvação. Foi justamente esse o ensino de Paulo

Tito 3:5 “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”

Ló foi salvo e também sua família, por um ato de misericórdia do Senhor, e os cananeus que habitam em Sodoma e Gomorra foram totalmente destruídos e reduzidos a cinzas.

Genesis 19.28-29 “E olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina e viu que da terra subia fumaça, como a fumarada de uma fornalha. Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitara”.
Conclusão:

Podemos aprender com esse registro algumas verdades praticas:

1º Pecado sempre traz destruição
2º Atos imorais não são tolerados pelo Senhor
3º A Misericórdia do Senhor é a única razão para não sermos destruídos
4º Muito pode por sua eficácia a oração de um justo


Nenhum comentário:

Postar um comentário