terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A mensagem principal sempre foi o AMOR


Texto: Mateus 22.33.40 “Ouvindo isto, as multidões se maravilhavam da sua doutrina. Entretanto, os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.”

Áudio: A mensagem principal sempre foi o AMOR

Nessa concepção de Jesus, a principal base do ensino no Antigo testamento foi o amor, tanto na Lei de Moisés quanto nos profetas, a ênfase principal era amar a Deus e amar ao próximo.

Analisando o Novo testamento, todos os escritores, sem exceção mencionaram verdades sobre o “Amor”. E muito daquilo que sabemos sobre o “Amor” vem dessa compreensão.

Exemplos clássicos como:
  • O amor de Deus é derramado em nosso coração.
  • O amor jamais acaba.
  • O amor de Cristo nos constrange.
  • O amor de Cristo excede todo entendimento.
  • O amor é o vínculo da perfeição.
  • Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
  • Deus é amor.
  • O amor cobre multidão de pecados.

Uma observação digna é a seguinte: Qual foi o sinal externo que identifica alguém como discípulos de Jesus?

A gente sempre fala sobre “Frutos”, mesmo usando aquele texto que fala sobre os falsos profetas: “Pelos frutos o conhecereis”. A gente sabe que a melhor maneira de identificar a árvore é pelos frutos. Então, qual é a principal evidencia, qual é o sinal externo que identifica um discípulo de Jesus à luz da Bíblia?

João 13.35 ”Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”

Outra observação que precisa ser feita é a seguinte:
  • Você sabe qual é o principal oponente ao “Amor”?
  • Você sabe qual é a razão principal para o amor se enfraquecer?
  • Você qual é a razão principal para alguém, ou um grupo ou até mesmo uma igreja abandonarmos o primeiro amor como fez a igreja do apocalipse?

Mateus 24.12 “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.”

Fazendo uma breve analise sobre o Antigo testamento, Jesus disse em Mateus 22.40? “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas
 
Observando o ensinamento de Moises na lei, existia uma observação muita concreta na lei, onde os judeus não deveriam se comportar nem com ira ou vingança, mas deveria amar ao seu próximo, mesmo quando fossem injustiçados. Lv 19.18

Quando Moisés reprisa a lei, repassando aos judeus, mandamento por mandamento, ele enfatiza a máxima da lei que é amar a Deus de todo coração, alma, força e entendimento.

Quando Paulo menciona a Lei do Antigo Testamento em Romanos 13.8-10, estabelecendo uma conexão sólida sobre o “Amor”. Ele mesmo faz um paralelo entre a lei descrita em Êxodo 20, com o ensinamento de Jesus.

Romanos 13.8-10 “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.”

Paulo ainda diz no versículo 10, que o “Cumprimento da lei é o amor”, ou seja, o que motiva alguém a não desobedecer aos mandamentos é o amor.

Desse modo cada um de nós deve ser movido por esse compromisso tão bem firmado e estabelecido na Palavra de Deus.

Amemos uns aos outros não apenas de palavras, mas de ação, que o nosso amor a Deus, venha expressar em ações na vida daqueles que o Senhor coloca em contato conosco.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário