segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Como foi sua corrida esse ano?


Texto: Hebreus 12.1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.

Hoje na corrida internacional da São Silvestre teve um brasileiro no pódio. Giovani dos Santos terminou em 4º lugar.

Entretanto os Quenianos dominaram a corrida e três ocuparam os primeiros lugares. Kipsang em 1º Lugar. Joseph em 2º Lugar. Mark em 3º Lugar.

Alguém sabe qual é taxa que um corredor paga para participar da São Silvestre? 120 reais.

Alguém sabe quanto a São Silvestre distribuiu de prêmio esse ano entre os 10 primeiros colocados sendo que 05 são do pelotão masculino e outros 05 do pelotão feminino? 179 mil reais.

Alguém sabe qual é o prêmio para o campeão da corrida? 35 mil reais. Obviamente que tem cache por fora, os tops podem receber por fora até 144 mil reais.

Alguém sabe me dizer qual é a distancia que se percorre na São Silvestre? 15 quilômetros.

A Corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa corrida de rua no Brasil, realizada anualmente na cidade de São Paulo , no dia 31 de dezembro. 

Foi um jornalista milionário que idealizou o evento. A primeira corrida aconteceu no dia 31 de dezembro de 1925. Quando tempo existe a São Silvestre? 85 anos.

Nesses 85 anos o Brasil é o país que mais acumula medalhas são 29. Atrás do Brasil está o Quênia com 13 medalhas.

Esse texto que está diante de nós também trata sobre uma “Corrida”. Uma corrida cristã

Ou seja, todos nós temos um “Percurso para percorrer”. Todos nós temos uma “Corrida pra ganhar”.

E nesse percurso, nessa corrida, nessa maratona, acontecem algumas coisas que nos impede de continuar avançando.

 O autor de Hebreus nos oferece algumas “Considerações

O simples fato de entender essas “Considerações” nos ajudará a lidar com os “Obstáculos” que invadem a pista de corrida, nos impedindo de continuar progredindo.

E vamos analisar apenas um “Obstáculo” que nos impede de talvez completar a corrida,

Hebreus 12.1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.

Eu assisti 15 minutos da corrida masculina essa manhã. Quase no final um homem atravessa a pista com alguma intenção em mente. Mas ele foi surpreendendo por um segurança, que foi mais rápido do que ele. Eu não sei se ele iria agredir ou não os corredores. Ou apenas tinha a intenção de saudar. Uma coisa é certa aquele homem ficou furioso. Mas a segurança dos corredores foi mantida. Graças à competência daquele policial,

Toda corrida tem seus obstáculos. Toda corrida tem seus problemas. Toda corrida tem infortúnios.

De acordo com Hebreus 12.1, Temos um obstáculo na nossa corrida. E esse obstáculo não é um fator externo. Não é algo que vem de fora. Não é alguém atravessando a pista para bloquear a minha passagem.

De acordo com Hebreus existem coisas na minha própria vida que precisam ser removidas. Porque atrapalha. Porque incomoda. Porque me inviabiliza para desempenhar bem.

Ele fala: “Desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia”

Ele aponta para duas coisas prejudiciais: Peso e pecado

O que é esse peso? Peso é algo que nos prende ao chão e nos impede de avançar.

Porque você acha que os “gordinhos” não conseguem correr com tanta facilidade como os magrinhos? A resposta é fácil o “Peso”, atrapalha.  Me coloca pra correr com Oswaldinho. Eu perco de lavada.

Todo gordinho se cansa mais rápido. Ao correr ele movimenta muito mais “Massa corporal” do que o magrinho.

Ás vezes não é apenas uma “Gordurinha a mais”. Ás vezes é o excesso de “roupas”. A roupa pesa! Até “pelos” pesam!

Você sabia que a maioria dos nadadores profissionais faz depilação? É comprovado cientificamente que existe uma lei chamada “Resistência de fricção”. As gotas de água grudam no seu pelo e você fica mais lento. Nadadores peludos não ganham corrida.

Agora você entende porque os peixes têm “Escamas e não pêlos”, porque até o “pelo” atrapalha é um peso.

Perceba, têm coisas na nossa vida, que são pesos, e esse peso atrapalha, você precisa eliminar tudo o que é peso. Peso pode ser: Conceitos, valores, hábitos, amizades.

Estes são itens que causam dificuldades no desenvolvimento de nossa corrida. Não são necessariamente “pecados”. Mas, é peso, e todo peso dificulta a corrida.

Quais são os pesos que tem atrapalhado você de correr? Será que você não precisa avaliar cuidadosamente as coisas que estão te atrapalhando.

O escritor de Hebreus também trata de pecado. Pecado como aquilo que é errado perante Deus

Tanto o pecado como o peso “Tenazmente nos assedia”. O que isso significa?

O pecado faz com que os cristãos se transformem em covardes que vivem em humilhante derrota. Não conseguem se posicionar corajosamente contra o pecado, por causa do pecado secreto em suas próprias vidas.

Desculpam os pecados dos outros devido à desobediência em seus próprios corações. Um pecado que os assedia os roubou de sua vitalidade espiritual.

Um evangelista poderosamente usado no passado agora vende carros em uma cidadezinha do Texas. Ele anteriormente aparecia no púlpito como poderoso pregador do evangelho, e dezenas se convertia através de seu ministério. Adulterou, deixou a esposa e fugiu com a namorada. Em poucas semanas perdeu tudo.

Certo jovem de 17 anos confessou para seu pastor. “Faço sexo com minha namorada. Tenho lido o que a Bíblia diz sobre fornicação e agora não tenho mais paz”.

Tanto o ministro quanto o rapaz foram vencidos pelos seus inimigos. São vítimas de si mesmos

O pecado enfraquece toda resistência. Transforma guerreiros em homens fracos. E jovens promissores em resquício de homem.

Deus não erra quando ele diz. Que o peso e o pecado atrapalha seu crescimento espiritual

Parece de justificar com erros dos outros. Você deve fazer o certo independente da maioria

Eu não sou “Decisionista”. Mas eu creio que decisões baseadas na Palavra de Deus firmam passos seguros.

A decisão que você pode fazer é a seguinte: EU me comprometo diante daquilo que eu aprendi, a avaliar a minha vida a luz das Escrituras e tudo que é contra Deus eu vou abandonar.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário