sábado, 29 de dezembro de 2012

Último sobrevivente


Quem seria o último sobrevivente? Estou me reportando aos apóstolos! Quem foi o último sobrevivendo dos apóstolos? Conhecido como o “Discípulo do amor

Porque sobrevivente? Porque todos os apóstolos foram perseguidos ferozmente implacavelmente pelos inimigos do Senhor.

Note essa fala de Paulo a Timóteo: 2 Timóteo 3:12 “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”.

Mais de meio século havia se passado desde a fundação da igreja em pentecostes. Durante esse tempo a mensagem do evangelho tinha sofrido constante oposição.

Seus inimigos jamais afrouxaram os esforços, e afinal alcançaram êxito quando conseguiram uma parceria com o império romano.

Na terrível perseguição que se seguiu, o apóstolo João muito fez para confirmar e fortalecer a fé dos crentes.

João deu testemunho que seus adversários não puderam calar a mensagem da cruz. Ele também ajudou seus irmãos a enfrentar com lealdade e coragem as provas que lhes sobrevieram.

Quando a fé dos cristãos lhes parecia vacilar sob a feroz oposição. O velho e provado servo de Jesus lhes repetia com poder a história do Salvador crucificado e ressurgido.

João alcançou avançada idade.  Testemunhou a destruição de Jerusalém e a ruína do majestoso templo.

Os príncipes dos judeus encheram-se de ódio atroz contra João por sua inamovível fidelidade à causa de Cristo. Declararam que de nada valeriam seus esforços contra os cristãos enquanto o testemunho de João soasse aos ouvidos do povo.

Para que os milagres e ensinos de Cristo fossem esquecidos, a voz da ousada testemunha teria de ser silenciada.

João foi convocado para comparecer a Roma para ser julgado por sua fé. Aqui perante as autoridades. As doutrinas do apóstolo foram deturpadas. Falsas testemunhas foram levantas. E pior além de terem tido voz no plenário. Foram aceitos como verdade.

Por essas acusações esperavam seus inimigos levar em breve o discípulo à morte. João respondeu por si de maneira clara e convincente, e com tal simplicidade e candura que suas palavras tiveram efeito poderoso.

O imperador Domiciano estava cheio de ira, mas não pode mata-lo. O que ele poderia fazer, ele o fez!

Então por decreto do imperador foi João banido para a ilha de Patmos, João foi condenado.

Você sabe pelo que ele foi condenado? Qual foi sua acusação? Qual foi o seu crime?

Apocalipse 1.9 “Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus”.

O crime de João foi ser fiel ao Senhor. A condenação de João foi não negar o seu Senhor. A acusação de João foi: “Você é fiel demais a Jesus

Aqui, pensavam seus inimigos. Até que em fim sua boca seria calada. Até que em fim sua influência não mais seria sentida. Até que fim ele morreria, pelas privações e sofrimentos.

Patmos era uma ilha árida e rochosa no mar Egeu. Era uma ilha prisão. Os piores criminosos se encontravam ali. O pior lugar que havia para banir alguém. Estupradores, assassinos, ladrões.

Em todos os séculos Satanás tem perseguido o povo de Deus. Crentes verdadeiros têm sido colocados à prova. Os verdadeiros cristãos têm sido odiados e perseguidos pelo mundo inteiro

João tem experiência de causa. Ele sabe exatamente oque é padecer pela fé cristã.

E Jesus escolhe João para escrever sete cartas para sete igrejas da Ásia Menor. Igrejas que sofriam. Igrejas que padeciam. Igrejas que lutavam para sobreviver.

Foram sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

Os irmãos já tiveram o privilégio e a oportunidade de ouvirem duas mensagens para duas dessas igrejas: Éfeso e Laodicéia

Hoje vamos estudar a carta que João escreveu para a igreja de Filadelfia

Leitura: Apocalipse 3.7-13 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

A cidade de Filadelfia estava aproximadamente há 120 quilômetros da ilha de Patmos. A região era perigosamente vulcânica. Um antigo historiador “Estrabo” chamava Filadelfia da cidade dos terremotos. É registrado um terremoto no ano 17 da era cristã que devastou a cidade, ficando em ruinas. Ela foi reconstruída com subsídios de Roma até o ano 90 da era Cristã.

Os crentes que residiam na Cidade de Filadelfia estavam cercados de inimigos. De um lado o império romano que assolava a todos. Do outro lado, judeus enraivecidos por causa do nome de Jesus. Ainda do outro lado gentios pagãos.

E temos um novo grupo que identificado que também faz pressão para a igreja fechar as suas portas. O que fazer quando estamos sendo pressionados a desistir? O que você faria se fosse colocada sobre você uma perseguição atroz? Você cederia? Você jogaria a toalha? Você estregaria os pontos?

A igreja de Filadelfia estava sufocada? Possivelmente pensando em desistir. Foi justamente naquela hora. Que o Senhor manda uma carta. Uma carta de Admoestação

Tese: E aprendemos que a admoestação do Senhor contem alguns elementos motivadores.

1º Elemento motivador é que a igreja está nas mãos do Senhor

Apocalipse 1.7 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá”

Jesus é descrito com aquele que tem nas mãos “Chave de Davi

Ainda no livro do Apocalipse Jesus diz possuir outras as chaves. Apocalipse 1.18 “E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno”.

Esse texto de apocalipse fala sobre outro tipo de chave. “As chaves da morte e do inferno”.

Além de o texto estar no plural que indica mais de uma chave, talvez um “Molho de chaves” o texto também diz que essas chaves estão em seu poder. É Jesus que tem em seu poder essas chaves.

Essa mesma chave, Jesus entrega a um de seus que executará suas ordens no período da grande Tribulação que aí de vir sobre todos os moradores da terra.

Na primeira parte desse período que há de vir. A chave será usada para abrir o inferno e soltar os piores demônios para atormentar os moradores da terra.

Apocalipse 9:1-6 “O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar. Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra, e foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verde, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não têm o selo de Deus sobre a fronte. Foi-lhes também dado, não que os matassem, e sim que os atormentassem durante cinco meses. E o seu tormento era como tormento de escorpião quando fere alguém. Naqueles dias, os homens buscarão a morte e não a acharão; também terão ardente desejo de morrer, mas a morte fugirá deles”.

Na segunda parte desse período que há de vir. Outra chave será usada para novamente abrir o inferno, mas não para soltar os piores demônios, mas para prendeu o maioral deles.

Apocalipse 20.1-2 “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos”.

Podemos notar com muita clareza que Jesus tem autoridade sobre o mundo espiritual. É ele quem governa o mundo das hostes angelicais. Sejam anjos ou demônios. Seja para executar seus juízos ou para aprisioná-los. Somente ele detém esse poder.

Mas nesse texto especifico da igreja de Filadelfia, Jesus também tem poder. Ele tem poder sobre sua igreja. É ele quem governa. Ele tem a chave de Davi.

A chave de Davi é uma indicação Messiânica. O que isso significa? Significa que Jesus é REI. Rei messiânico. E como rei, ele tem poder e autoridade. Para dizer e executar. Essa porta fica aberta! Essa porta fica fechada! Abra essa porta! Feche a porta!

O que Jesus está querendo insinuar aqui nesse texto? Vejamos novamente:
Apocalipse 1.7 “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá”

Jesus está dizendo para sua igreja: “Sou eu quem te guardo”. Fica em paz! Eu protejo vocês. Eu guardo vocês. Ninguém fecha a minha igreja. Sou eu quem a mantenho aberta.

Tanto que Jesus falou noutra ocasião, para seus discípulos que as “Portas do inferno” não prevalecerão contra a sua igreja. O inferno não tem poder contra a igreja de Cristo. Os infernos não têm poderes conta a Igreja do Senhor

É ele quem tem a “Chave de Davi”. A chave messiânica. Símbolo de autoridade e poder.

A igreja de Filadelfia estava passando por situações dificílimas. Eles estravam cansados, com poucas forças. Você já se sentiu assim com relação a igreja? Você luta, persevera e a batalha é tão acirrada que no final você exausto! Filadélfia estava assim, cansada e exausta!

Mas eles não iam desistir! Jamais! Eles estavam sofrendo pela fé, mas não iriam desistir, iriam lutar até o fim.

E foi justamente nessa hora, nesse exato momento que veio ás palavras do Senhor.

Apocalipse 3.8 “Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”.

Você entende o que o texto está falando? Você compreende?

Ninguém tem maior poder do que aquele que tem a chave de Davi. Quando ele mantem uma porta aberta, ela ficará aberta. Quando ele mantem uma porta fechada: Não há Império romano que abra. Não há império das trevas que abram. Não há inimigos da cruz que possam abri-la.

Jesus está dizendo: Sou EU quem guardo a minha igreja. E farei isto porque você tem guardado a minha palavra. E não tem negado o meu nome.

2º Elemento motivador é que os algozes da igreja receberam justa punição

Tiago disse que a “Ira do homem não produz a justiça de Deus”

Paulo falou para os cristãos de Roma. Romanos 12.20 “Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça”.

Irmãos não busquem justiça própria. Não faça isso! Não vale a pena!

Confie no Senhor, no tempo certo, no tempo devido, no tempo da IRA do Senhor. Ele retribuirá. E fará justiça a seu nome.

O texto da carta de Jesus a igreja de Filadélfia, no ensina que a igreja estava cercada. Um novo grupo surgiu! Quem são eles? De onde vieram?

Apocalipse 3.9-10 “Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”.

Jesus identificou os perturbadores da igreja de Cristo. Não eram da igreja. Não pertencia a igreja.

De onde eles eram? O texto fala “Da Sinagoga de Satanás

O que é isso? Sinagoga nada mais do um “Ajuntamento de pessoas”. É um ajuntamento “Organizado”.

Na realidade a palavra grega “Sinagogue”. É um sinônimo da palavra “Eclésia” que traduzido é igreja. “Ajuntamento de pessoas

A diferença entre “Sinagogue” e “Eclésia”. É que “Sinagogue” era um ajuntamento de JUDEUS. E que “Eclésia” era um ajuntamento TRANSCULTURAL, qualquer um poderia fazer parte.

Então entendemos que essas pessoas que estavam sendo usadas pelo Diabo, para maltratar a igreja de Cristo eram de raça judaica. Eram judeus!

Apocalipse 3.9 “Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei”.

Jesus esta dizendo para sua igreja que essas figuras iram ser humilhadas. Esses judeus diabólicos. Esses judeus endiabrados

Eles iriam se curvar a igreja. Eles iriam se prostrar aos pés.

Qual é o sentido disso? O sentido é que Jesus apontará o caminho verdadeiro

Porque na mente daqueles judeus. Na consciência daqueles homens e mulheres. Fervorosos e compromissados na seita satânica. A sinagoga de Satanás. Eles fizeram mesmo que inconscientemente votos para servirem ao diabo. Como que a gente serve o diabo. Satisfazendo os desejos da carne.

O diabo não faz questão de você levantar ídolos de escultura. Ele não faz questão se você invocar ou não seu nome. O que ele quer é que despreze o nome de Deus. E como é que a gente despreza o nome de Deus? Quando a gente desdenha para a Palavra de Deus!

Quando você faz o que Deus ordena para que você não faça. Todas as vezes que você dá de ombros aquilo que Deus pede a você. É naquele momento que você deixa de pertencer a igreja de Cristo para se filiar a sinagoga de Satanás.

O problema não é que nós eventualmente fazemos isso. O problema é que tem gente que vive fazendo isso! Ele só procura o mau do próximo. Não há piedade. Não compaixão. Não misericórdia. Não há graça.

Nada disso! Só há ódio. Só há vingança. Só há contendas. Só há maldades.

Somente um pode cultivar tanta maldade nesse coração. O príncipe das trevas. Este vem do inferno. Este vem da Sinagoga de Satanás.

E Jesus está dizendo: Eu vou humilhar você. E vou colocar você diante daqueles que você tanto maltratou.

E mais! Eu vou fazer isso! Pra provar você! Quem eu amo!

Eu fico pensando os milhares de demônios e seguidores de demônios. Sendo humilhados pelo Senhor.

Por isso crente não vale a pena a vingança. Não prive esses tais de serrem repreendidos no dia certo pelo Senhor. Isso vai acontecer! “A mim pertence a vingança diz o Senhor”.

O primeiro elemento motivador é que a igreja está nas mãos do Senhor. O segundo elemento motivador é que os algozes da igreja receberam justa punição.

3º Elemento motivador é quem sem lutas não há glórias

Apocalipse 3.11-12 “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.”

A linguagem aqui é militar. Jesus como um grande general está falando aos seus subalternos. Não recue! Não desista! Não dê passos para trás! Lute perseverantemente! Você não está sozinho! Milhares de pessoas iguaizinhas a você estão travando as mesmas batalhas!

Eu estou voltando. Brevemente venho!

Coroa não é símbolo apenas de ornamentação, mas também é símbolo de recompensa. Aqui neste texto. Coroa é galardão. Coroa é recompensa

Sofrimento pela causa de Cristo, pelo nome de Cristo, pela vontade de Cristo traz glórias eternas.

Tiago que fora decapitado pela sua fé era ciente disso. 2 Timóteo 4:8  Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Você como Jesus termina a carta do livro de Apocalipse? Depois de ele revelar todo o mistério? Depois dele desvendas todas as coisas ocultas?

Ele disse: Apocalipse 22:12  E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Quando esse grande general voltar. Ele trará consigo as recompensas.

Entretanto. Quem lutou ontem corre o risco de perder pelo que lutou. Quem deixou a arena, para correr para os braços e se prostituir com seus inimigos. Quem abaixou a guarda para receber do mundo o que era necessário repulsar.

Nada! Simplesmente nada receberão. E correm o risco de ser lança na prisão. Porque se não temem a vinda do Senhor, possivelmente não o conhecem. Porque se o conhecessem levaria a sério o chamado do Senhor

No reino de Cristo não há espaço para: Tímidos. Covardes. Impuros. Maldizentes. Infiéis. Insolentes. Adúlteros.

Lucas 12.48 “Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão”.

Se você não teme a Palavra do Senhor. Se você não teme a volta do Senhor. Você não somente será envergonhado.
Como será lança em prisões. Mesmo que por poucos açoites.

Mas será privado de entrar no Gozo eterno do Senhor, Não porque você não tem obras dignas de salvo. Mas porque você nunca foi salvo!

O texto apensar de ser motivar é intimida tório. Apocalipse 3.11 “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Cuidado perder hoje aquilo que você lutou ontem. Esse incentivo é para a perseverança.

Jesus termina descrevendo o que representa toda sua luta na glória do porvir

Apocalipse 3.12 “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome”.

Toda essa descrição nada mais é do que a honra do Senhor em nos ter no seu exercito. Jesus não é como os generais humanos que somente eles receberam a glória. Jesus partilhará conosco as honrarias. Será memoriável aquela celebração.

Uma coluna memorial erigida no santuário de Deus. Com o nome do meu Deus gravado. Com o nome da cidade do meu Deus gravado. Com o meu nome gravado. O meu novo nome que receberei na glória do porvir

Conclusão:

João termina sua carta como costume: Apocalipse 3:13 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”

Essa frase nada mais é do que: Faz exatamente o que foi ensinando. Não desvie sequer para a esquerda e nem para direito. Permanece firme, no centro da vontade de Deus.

Hoje aprendemos as lutas que enfrentamos por causa do nome e da palavra do Senhor não é em vão. Pelo contrário vale a pena lutar. E Deus trouxe alguns elementos motivadores para continuarmos sempre avante.

1)    A igreja está nas mãos do Senhor
2)   Os algozes da igreja receberam justa punição.
3)   Sem lutas não há glórias.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário