sábado, 8 de dezembro de 2012

Visivelmente conhecido



Leitura: Provérbios 28.13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”.

Deus nos conhece total e completamente, não há nada que podemos esconder daquele que tudo sabe e tudo conhece.

Por isso é uma tremenda tolice mentir e esconder de Deus. Foi uma tolice que Adão e Eva se escondessem de Deus. O que se passou na mente deles? Porque repetimos os passos de Adão?

Note essa declaração de Jesus: Lucas 12:2-3 “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido. Porque tudo o que dissestes às escuras será ouvido em plena luz; e o que dissestes aos ouvidos no interior da casa será proclamado dos eirados”.

Desse modo quando confessamos nossos pecados, apenas revelamos a Deus aquilo que ele já sabe. Manter em secreto pecados é decretar sua própria ruína.

Davi disse em Salmo 69.5: Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice, e as minhas culpas não te são ocultas.

Muitos de nós temos acumulados pecados em nossas vidas. Em muitos casos não temos coragem de abandona-lo. E não em muitos casos o desejo de repudiá-los.

Pelo contrário vivemos na ilusão de que o pecado é aquilo que me satisfaz. Mesmo sabendo que é com engano que o pecado seduz

Mesmo assim temos muitas dificuldades de lança-lo fora. W.S.Plummer disse: “Todo pecado é uma mentira. Por meio dele tentamos enganar a Deus, mas, na verdade, enganamos nossa própria alma”.

O Ato de confessar a Deus vem da compreensão de que o pecado sempre é mal e sempre é contra Deus.

Por essa razão Charles Spurgeon disse: “Os pecados secretos, à semelhança de conspiradores secretos, precisam ser expulsos”.

Existem pessoas que vê o pecado como algo vantajoso e que lhe dá prazer. Mas isso é uma mentira, o pecado nunca é bom, ele sempre traz prejuízo e muita dor.

Davi disse em Salmos 51:4: “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar”.

Esse reconhecimento da realidade destrutiva do pecado, nos ajuda a desejar tê-lo fora de nós.

Falar a verdade para Deus é o refugio para uma alma cansada e sobrecarregada. Somente o Senhor pode trazer: Vigor e força para a alma cansada e alívio e paz para uma alma sobrecarregada.

O que se passa dentro de uma pessoa que não confessa seus pecados?

Em Salmo 38.18, temos uma imagem concreta do mal que causa do pecado dentro da gente:

Como fica o corpo físico por causa do pecado? Sl 38.3 “Não há coisa sã na minha carne e não há saúde para os meus ossos”.

Pecado inconfesso causa males físicos. Davi nos versículos três até sete descreve detalhadamente como fica o homem que armazena pecados na vida. Ele usa uma linguagem da pior natureza. Não há saúde - Fardos pesados - Feridas infectas e purulentas - Encurvado, abatido e dolorido.

Entretanto o prejuízo que o pecado traz, não é apenas físico. Como fica a alma por causa do pecado?

Sl 38. 8 “Estou aflito e mui quebrantado; dou gemidos por efeito do desassossego do meu coração.”

Pecado inconfesso causa males mentais: Gemidos e desassossego no coração. Ou seja, na mente! Uma mente adoecida

Você já viu um homem com a mente adoente? Falta de paz – Desespero – Angustias?

A única saída para o salmista foi confessar o pecado, que é a única forma de expulsa-lo de dentro de você.

Salmos 32:5 “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado”.

Mateus Henry “Se formos regidos pelo pecado, seremos inevitavelmente arruinados por ele”.

Ilustração: Chico diminuiu a velocidade e parou quando bateram atrás de seu carro, empurrando-o contra o veículo à sua frente. Vários veículos haviam engavetado atrás dele. Sentado em silêncio por um momento, Chico observou que o veículo que lhe batera sorrateiramente juntou-se ao tráfego ao lado. Obviamente esperando evitar um encontro com a polícia e evitar assumir a responsabilidade do acidadente O motorista evadiu-se do local e não percebeu que deixara algo para trás. Quando os policiais chegaram, um deles ajuntou do chão a placa do carro evadido, o policial disse a Chico: “Alguém estará à espera quando ele chegar à sua casa. Ele não vai se safar dessa”.

A Escritura diz “O vosso pecado vos há de achar”. Nm 32:23 - Assim como o policial descobriu evadido assim o teu pecado há de te achar.

Às vezes somos capazes de ocultar nosso pecado das pessoas à nossa volta, mas nada está oculto aos olhos de Deus. Ele vê cada uma das nossas falhas, pensamentos e motivações.

Nós cristãos recebem os uma maravilhosa promessa: “Se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9).

Não permita que os pecados inconfessos, chamados também “pecados ocultos”, estejam entre você e Deus.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário