sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O mito do Calendário Maia



Leitura: Mateus 24.36 “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai”.

O planeta terra está em agonia, coisas antes nunca imaginadas estão começando a acontecer em rápida sucessão.

O tema “O fim do mundo”. Deixou de ser exclusivamente religioso para se tornar jargão de políticos e cientistas do mundo inteiro, preocupados com o possível fim da civilização humana.

Coincidentemente o antigo calendário maia termina seu ciclo em 24/12/2012. E para esse ano umas séries de eventos catastróficos estão sendo aguardadas:

Colisões de cometas e meteoros com planetas.
Planetas que entraram em nossa órbita.
Chocando-se com globo terrestre.
Inversão dos polos.
Surgimento instantâneo de tsunamis.
E terremos cada vez maiores.

Tudo isso e muito mais numa data anunciada por místicos e paranormais que afirmam: 2012 será o fim do planeta ou da vida como hoje conhecemos

Será isso verdade?

Realmente o calendário Maia era usado no auge daquela civilização termina seu ultimo ciclo em 2012. Mas seria isso de fato uma “Profecia sobre o fim do mundo?”.

Caso seja: Há motivos para acreditarmos nela?

O fato é que coincidência ou não a suposta previsão Maia, já se tornou febre em todo lugar.

Produzindo uma série sem fim de livros, dvds, palestras, sites que estão se tornando objeto de cultura para muitas pessoas.

Até um filme foi lançado pela SONY Pictures, focando este assunto. Com toda magia que só o cinema pode produzir.

Todo esse fascínio pelo ano de 2012 fez ressurgir um grupo que estava já meio esquecido do publico em geral. Os anunciantes da Nova Era de aquários. Que fizeram adeptos em várias partes do mundo nos anos 90.

A atriz Shirley McClane sem duvidas é a maior divulgadora da doutrina da NOVA ERA. Em seu mais recente livro: “Ficando sábio a medida que envelhece”. Ele diz claramente crer que: “Uma evolução espiritual vai acontecer”. Em outro livro ela diz claramente que seu conhecimento no sobrenatural, baseia-se em: Em contatos espirituais com Óvnis, espíritos e membros de outros planetas em troca de informações.

De modo geral o que se vê nos místicos prognósticos acerca do ano 2012 é que alguns são mais catastróficos que outros. Uns aí vê o fim da raça humana. Outros apenas um período de transformação cósmica.

Acredita-se que a civilização Maia teria a mais avançada forma de estudar e conhecer a relação tempo e ciência.

Seu principal calendário seria o mais acurado do planeta com capacidade de prever Cataclísmico futuros e nunca cometeu um erro sequer.

O 5º ano Maia teria terminado em 1987. E 6º ano estelar começará em 2012. Logo estaríamos em condição entre mundos. Esse tempo é chamado de “Apocalipse”. Que significa que a verdade a suprema será em fim revelada. Nosso DNA será reprogramado ou atualizado pelo centro de nossa galáxia.

Os Maias dizem: Que até 2012 o sistema solar entrará em sintonia galáctica com o resto do universo. Então seremos capazes de avançar para além da tecnologia que hoje conhecemos.

Durante esse período apocalíptico, o mundo enfrentará um juízo final onde as pessoas terão destinos diferentes variando de acordo com as escolhas diferentes que fizeram nesta existência.

Dentre as catástrofes esperadas. Está o choque “Sideral” entre a terra e um planeta que está em nossa direção. Alguns o chamam de planeta “X”. Embora nenhum astrônomo confirme a existência desse objeto ou de sua órbita em direção a terra.

O que podemos dizer de tudo isso? O que seria verdade e o que seria mito? E qual é a visão bíblica acerca de tudo isso?

Vamos começar conhecendo o elemento central dessa discussão, a saber, o tão mencionado “Calendário Maia”.

Em 1º Lugar é importante dizer que não há apenas um, mas vários calendários maias.

Os que foram montados em diversas gerações, por várias civilizações mesoamericanas, Como por exemplo, a civilização “Asteca”.

Hoje são reconhecidos pelo menos 17 sistemas maias de contagem do tempo. Com por exemplo, a “Pedra do sol”.  Que foi usado no México até os conquistadores espanhóis.

Os astecas tinham a crença que o “Fim do mundo”, se daria ao terminar o ciclo de 52 anos. Por isso se preparavam para essa data destruindo todas as suas posses, seus templos e até seus fogos eram extintos. Os sacerdotes realizavam então os sacrifícios humanos para aplacar a ira dos deuses.

Os Então se dirigiam a “Colina da estrela” e ali aguardavam com grande devoção e silencia a passagem das plêiades. Se nada acontecia, não era ainda o fim do mundo.

Então havia grande regozijo entre os Astecas e tudo que fora destruído era renovado. Os fogos eram acesos com grandes festejos e presentes e ritos religiosos. Eles então saudavam o princípio da nova era e do novo sol.

No caso específico dos Maias, deixando por hora os Astecas. O suposto calendário profético que eles teriam o mais famoso de todos de seus calendários. Seria aquele que marca um período de 260 dias para o ciclo anual. Este calendário de 260 dias era o que predominava em todas as sociedades mesoamericanas e é quase certamente o mais velho dos calendários.

Ele era dividido em 20 períodos de 13 dias, chamados “trecenas”. Esse era o calendário para gerenciar as atividades agrícolas, religiosas e civis.

Mas havia ainda a junção do calendário Maia com 260 dias com o calendário de 365 dias. Dando um ciclo ainda maior de 18.980 dias

Essa combinação, chamada de roda calendarica trazia 04 elementos que se repetia ao final de cada ciclo de 18.980 dias. Uma grande quantidade de movimentos e monumentos Maias.

E o fim do mundo? Onde é que ano 2012 entra em tudo isso?

O calendário Maia Mede um ciclo do giro do eixo da terra em relação a esfera celeste.

Isso permite notar que a cada ciclo de aproximadamente de 5.125 anos ocorre o que eles chamavam de “Eras”. Esse tal calendário fala que já existiram 04 grandes eras       de aproximadamente 05 mil e poucos anos

A primeira foi destruída pelo fogo
A segunda foi destruída por terremoto
A terceira não foi comentada
A quarta por um dilúvio

Se fizermos uma equivalência com o nosso calendário a última era do calendário Maia teve seu inicio no ano 3114 antes de Cristo.

Na época em que os deuses, chegaram de novo a terra. Ficaram um tempo e saíram prometendo, retornar no final desta era que terminaria em 2012.

Os adeptos da Nova Era, então ensinam que no Calendário maia, estaria profetizado exatamente para a data de 21 de dezembro de 2012 a vinda a terra do deus associado à guerra e a criação. Este seria um ser extraterrestre que voltaria a ter contato com a humanidade mudando para sempre o nosso planeta. A sua vinda seria repleta de eventos cataclísmicos jamais imaginados. Todos deveriam então se preparar!

Olhando assim parece que a coisa que muito clara. Sem margem para discussão. E obviamente digna de credibilidade.

Entretanto há muitas contradições. Há uma mistura de prognósticos. Os “Maias” mesmo não dataram nada, suas previsões eram gerais, não especificas. Aqueles quem tornaram especifico foi principalmente os adeptos da NOVA ERA. E outros simpatizantes com esse tema.

Mas o mito continua. Para muitos a descrição é exata, principalmente as profecias que datam o fim do mundo.

O que Escrituras falam a respeito desse assunto? O que Jesus falou sobre o fim do Mundo? O que apóstolos escreveram sobre isso?

Essa tentativa de marcar data para o fim do mundo não é uma pratica nova, até pessoas sinceras e de profunda piedade cristã, já cometeram esse equivoco.

Um deles foi o pregador batista “Miller”, que em meados do século 19, entendeu pelas profecias de Daniel que Jesus voltaria ao mundo de 1844. Ele entrou em disciplina. Foi desligado da Membresia. Retornou anos mais atarde. E terminou sua vida servindo ao Senhor como membro de uma igreja batista. Ele reconheceu o erro, mas o estrago já havia sido feito.

Após a saída de Miller, alguns líderes consolidaram esse novo movimento. E com isso nasceu os “Adventistas”. Propagadores do Advento de Cristo a volta de Cristo. Sua maior articuladora Ellen White diz que Milher acertou quanto a volta, mas errou quanto ao lugar. De fato ele veio, mas não fisicamente, ele veio espiritualmente.

Há outras insinuações, de outros movimentos que marcam o fim, como fez Guilherme Milher. Por exemplo, as Testemunhas de Jeová, articulado por Charles Russel que datou a volta de Cristo para 1874.

O que a Bíblia fala sobre o fim do mundo?

Não é possível saber com exatidão em que dia e hora se dará a volta de Cristo e com ela o FIM DO MUNDO.

Há indícios proféticos da proximidade desse tempo, mas não uma cronologia exata.

Como disse o próprio Jesus em uma advertência feita aos discípulos.

Marcos 13.32 “Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai”.

Numa outra declaração, Pedro falou o seguindo acerca desse assunto.

2Pe 3. 9-12 “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.10

A explicação “Vir como Ladrão” significa:

Vir de surpresa
Sem aviso prévio
Sem condições de cronometrar a chegada do evento.

A isto chamamos “Iminente”. O Volta de Cristo é iminente

A iminência traz consigo o sentido de que pode acontecer a qualquer momento. A necessidade de que algo aconteça antes destrói o conceito de iminente. Se algo precisa acontecer antes de um determinado evento iminente tal evento não é iminente.

Os discípulos noutra ocasião curiosos insistiram com Jesus ate o final. Eles queriam saber quando o fim iria acontecer

Note a resposta de Jesus: Atos 1.7 “Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade”.

Não saber com precisão quando acontecerá o fim. Pode ser desapontamento para alguns. Para outros talvez descredito

Mas uma coisa é certa a igreja é exortada não ficar: Calculando. Fazendo previsões tolas. Especulando. Como os ímpios o fazem. É tolice!

Qual deve ser o comportamento da igreja enquanto ele não vem?

A bíblia diz que devemos buscar cada vez mais a purificação pessoal

2 Pedro 3.11  “Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade”,

A segunda carta de Pedro em seu capítulo três, o apóstolo está tratando do assunto da vinda do Senhor.

Ele menciona no início desse capítulo que nos últimos dias surgiriam homens que zombariam da promessa da vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Toda essa incredulidade é demonstrada no texto bíblico:

2 Pedro 3.5 “Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”.

Ao invés de ficar perdendo seu tempo superstições tolas e incredulidade, busque: A prática da santidade e a piedade na vida cotidiana,

Podemos notar que haverá dois grupos de pessoas, identificadas no versículo três. Aqueles que andam na impiedade e paixões mundanas e aqueles que andam na prática da santidade e a piedade.

Dessa maneira podemos aprender que como cristãos que esperamos a volta de nosso Senhor, precisamos viver uma vida de Santificação.

Há várias interpretações quanto a volta do Senhor. Mas uma coisa é certa mesmo que venhamos discordar de alguns pontos...

Uma coisa é certa! Todos concordam no fato que Ele virá! E brevemente virá!

João termina o livro do apocalipse com essas palavras de Jesus.

Apocalipse 22.20 “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora”.

E aí João, o apostolo respondeu: “Amém! Vem, Senhor Jesus!”.

Conclusão

Existem várias aplicações dessas especulações.

Poderíamos dizer: O fim do mundo para os Maias aconteceu! Não existe mais aquela civilização. O fim para eles a de fato aconteceu!

Ou poderíamos dizer: Para os místicos e prognosticadores o fim está acontecendo! Porque eles morreram. E aí para eles é fim da linha!

Ou ainda poderíamos diz: O fim vai acontecer de qualquer jeito, então vamos aproveitar enquanto tempos a chance.

Toda essa argumentação é tola é estupida! O que a bíblia diz?

2 Pedro 3:9 “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.

Quanto a nós, cristão vamos buscar cada vez mais a santidade. Mas em relação ao mundo vamos buscar cada vez mais anunciar o Evangelho de Cristo.

Para que eles se arrependam e o Senhor os converta de seus maus caminhos. É certo que o mundo vai acabar. Jesus falou que haverá “Novos céus e nova terra”. Porque o velho foi desfeito.

Então vamos nos esforçar para viver uma vida de santidade e de compromisso com a evangelização dos perdidos.

A parte documental arqueologia foi extraído da pesquisa do arqueólogo Dr. Rodrigo Silva.

Que Deus abençoe a todos!

Pr. Mário Botão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário