sábado, 15 de dezembro de 2012

Somente DEUS pode nos gerar de NOVO!



Leitura: João 3.1-15 “Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu. E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”.

Um dos diálogos mais esclarecedor sobre o que é “Ser convertido”. Sem duvidas é a conversa de Jesus com o mestre da Lei

Não sei se é sabido de vocês? Mas para ser um mestre da lei de Moisés, é necessário ter alguns quesitos, por exemplo: É necessário ter conhecimento da tradição oral dos judeus, o “Mixna”, que é uma grande redação da tradição oral judaica. É necessário ter memorizado livro da lei, os 187 capítulos, que inclui: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômios. É necessário ter uma pratica religiosa acentuada com jejuns, orações e esmolas.

Essa pessoa é Nicodemos, o mestre da lei! Altamente conhecedor da tradição oral dos judeus. Altamente capacitados para ensinar a lei de Moisés. Altamente reconhecido por sua vida publica religiosa

Entretanto Nicodemos, mesmo sendo detentor de todas essas qualidades era um homem: Vazio... Carecido... Havia uma falta abissal de Deus em seu coração.

Muitas pessoas hoje em dia também são assim! Tem conhecimento... Tem capacitação... Tem Reconhecimento publico.

Nicodemos era uma pessoa detentora de certas características que o distinguiam dos demais judeus. Ele não era qualquer homem... Ele não era qualquer religioso... Ele não era qualquer cidadão judeu...

Ele era um fariseu! Mas somente isso... Ele era um dos principais dos judeus... Mas somente isso... Ele era um mestre da lei... Um perito da lei de Moisés!

Mas mesmo assim Nicodemos era carecido.

Jesus ao conversar com Nicodemos esse homem altamente reconhecimento pela sua comunidade... Jesus ao conversar com ele o deixa embaraçado...

Nicodemos demonstra uma deficiência muito profunda nas questões espirituais. Ele está confuso. Ele não está entendendo. Nicodemos não está assimilando...

A linguagem que Jesus usa para ele é estranha... Ele não está compreendo... Ele não está falando coisa com coisa...

Esse diálogo nos ensina que a conversão ela opera de modo distinto daquilo que é conhecido por nós seres humano... A conversão não é natural é algo sobrenatural... É algo espiritual. Não é algo humano... Não é algo que pertence a essa dimensão...

Tese: Vamos estudar então “O que Nicodemos não entendia?

1º Nicodemos não entendia que a verdadeira conversão não tem nada haver com diplomacia política

João 3.1-3 “Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Nicodemos era um homem Religioso, ele era um “Fariseu”. Os Fariseus surgem por volta do no ano 200 a.C. Era uma seita bem desenvolvida na época de Jesus. Ser um fariseu era ter uma posição de destaque nos dias de Jesus.

Os fariseus procuravam reconhecimento através da pratica da sua religião. Eles gostavam de orar publicamente e em vos alta para serem notados. Eles gostavam de Jejuar vários dias e depois se apresentar publicamente com o cabelo despenteado, roupas maltrapilhas para serem vistos com espirituais. Eles gostavam de comentar um com outro o valor do dizimo para se promover como fieis a Deus. Eles faziam questão de sentar nos primeiros lugares de eventos púbicos para serem identificados como pessoas importantes. Eles também eram muito caridosos, faziam muitas doações, valorizam muito donativos, pelo simples fato das pessoas saberem que eles eram solidários.

Desse modo os “Fariseus” eram vistos como pessoas. Eram comunicativos... Eram bem aceito pelo povo... Também tinha um bom relacionamento com Roma.

Os fariseus também políticos. Sabiam muito bem como “Conduzir uma situação” que lhe favorecesse. Não é atoa que eles conseguiram dobrar tanto o governador Pilatos como o rei Herodes para a crucificação de Jesus.

Assim os “Mestres da lei”. Sabiam como lidar com as pessoas... Eles sabiam usar as palavras a seu favor...

E aqui nessa narrativa percebemos que Nicodemos usa uma linguagem “bajulativa” para tentar impressionar Jesus...

Veja novamente o texto. João 3.1-2 “Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.”

Nesse texto Você percebe em primeiro lugar que ele foi bem diplomático.

Você sabe o que é diplomacia? É a arte de conduzir relações exteriores de negócios

Mas a diplomacia tem um sentido figurado. Que seria o uso de bons modos... Que seria o uso de delicadeza. O uso de astucia para tratar de negócios...

Nicodemos vem com uma conversa enaltecendo Jesus. Trazendo a lume características viçosas como; Mestre vindo da parte de Deus... Operar de Sinais... Deus está contigo.

Jesus não deu a mínima margem para essa ladainha. Jesus não se deixou persuadir pelas “Doces palavras” do mestre da lei...

Alguém já dobou você por suas doces palavras bajuladoras. Fico a pensar: quem não gosta de um paparico? “Nossa como você está elegante...”. “Todos deveriam concordar com você...”. “Puxa sua fala foi fantástica...”. “Não conheço alguém mais sábio que você...”.

Quase todo ser humano é vulnerável ao elogio, e poucos sabem se defender dos bajuladores. Todos nós estamos muito mais prontos para ouvir uma palavra de elogio, mesmo sendo mentirosa.

Veja o que disse Salomão. Provérbios 29.5 “O homem que lisonjeia a seu próximo arma-lhe uma rede aos passos”. Provérbios 26.25 “Quando te falar suavemente, não te fies nele, porque sete abominações há no seu coração”.

Veja o que Paulo falou: Romanos 16.18 “Porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos”.

Isso é tão certo, que Jesus descontinua a fala de Nicodemos e lhe atira  ao coração uma exortação.

João 3.3 “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

Jesus traz Nicodemos para sua real necessidade. Nicodemos deixe a politica de lado... Deixe sua diplomacia de lado... Deixe sua bajulação...

O que importa é que você precisa nascer de novo... Você precisa de um novo nascimento.

Veja... Nicodemos não entendia que a verdadeira conversão não tem nada haver com diplomacia política.

2º Nicodemos não entendia que a verdadeira conversão não tem nada haver com religiosidade humana

João 3.4-8 “Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”.

O que é religião senão a tentativa humana de buscar Deus! Buscar a Deus da forma humana... Buscar a Deus na tentativa humana... Buscar a Deus na compressão humana... Buscar a Deus na sabedoria humana.

Nicodemos era um homem que aprendeu a buscar a Deus através de ritos, de cerimonias, de caridades, de jejuns, de orações... E Jesus simplesmente derruba toda sua estrutura religiosa.

Nicodemos era um homem intelectualmente preparado... Pois era mestre dos judeus. Ele tinha uma cadeira de destaque na escola farisaica. Ele tinha uma posição de destaque no sinédrio, o tribunal judeu.

Pessoas como Nicodemos exercer muitas das vezes atividades de um magistrado, ou seja, de um juiz. Defendendo e acusando pessoas

Nicodemos não era apenas um bom político, era também era um bom religioso. Ele não apenas sabia usar as palavras, mas ela sabia usar o seu histórico de vida...

E aí Jesus e fala para ele que é necessário nascer de novo! Nicodemos poderia ter pensado: Como assim? Será que é necessário eu nascer de novo? Porque nascer de novo?

Será que Jesus esta querendo dizer que tudo o que fiz... Não tem valor nenhum? Não vale pra nada? Foi tudo perca de tempo?

Como é esse nascimento aí Jesus? Já sei! Se há um nascimento... É semelhante o nascimento que eu tive... No máximo voltar pela segunda vez... Sinceramente eu não veja problema nenhum com o meu nascimento...

Alias se é pra nascer... Vou fazer tudo de novo. Vou trilhar no mesmo caminho... Não vou mudar um “tris”... Volto lá pra barriga da mãe e faço tudo de novo...

Jesus novamente descontinua a fala de Nicodemos e lhe atira uma segunda exortação ao coração.

Jesus responde do seguinte modo. João 3.5 “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”.

É certo que Nicodemos já havia nascido naturalmente, mas lhe faltava algo... Nascer espiritualmente

Em João 3.6 Jesus afirma exatamente isso: João 3.6 “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.”.

Nicodemos presta atenção. Carne é carne... Você já nasceu naturalmente... Eu sei do seu histórico...

Mas se você quer de fato entrar no reino do meu pai. Você precisa nascer pela segunda vez. E não é voltar para o mesmo processo físico. Tem que ser espiritualmente.

Ninguém gerar a si mesmo. Nenhum humano pode gerar outro humano espiritualmente. Nenhum... Não temos gabarito para isso... Não cabe a nós converter quem quer que seja!

Apenas um pode nos gerar pela segunda vez! O segundo nascimento não é feito por ritos, cerimonias, caridades...

Jesus falou assim: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”.

Somente Deus pode converter uma pessoa. Ninguém pode converter a si mesmo...

Veja... Nicodemos não entendia que a verdadeira conversão não tem nada haver com religiosidade humana.

3º Nicodemos não entendia que a verdadeira conversão não tem nada haver com conhecimento intelectual

João 3.9-15 “Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais? Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu. E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Um dos grandes e graves problemas da humanidade é a ostentação no conhecimento humano, ou seja, na capacidade intelectual.

Desde os tempos mais remotos, o homem tem criado subterfúgios para a fome que há no seu coração. Criando meios... Inventando meios...

Um dos inimigos do apóstolo Paulo era os gnósticos. Uma seita que acreditava que a salvação era obtiva através do conhecimento. Quanto mais alguém soubesse mais próximo da luz estaria...

Jesus falou exatamente o contrário... Não é pelo conhecimento e sim exclusivamente pela fé em mim!

Quando Jesus começou a explicar sobre a salvação pela fé... Podemos perceber que Nicodemos teve profundas dificuldades de compreender o sentido da fala de Jesus

Tanto que ele disse pra Jesus: Como pode suceder isto?

Jesus respondeu: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?

Por que Nicodemos não podia compreender a fala de Jesus?

Veja essa fala de Paulo, o apóstolo: 1 Coríntios 2:14  Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Para que Nicodemos pudesse experimentar a salvação genuína ele coloca Nicodemos numa situação de embaraço... Toda sua habilidade... Todo seu conhecimento... Toda sua experiência... Todo seu prestígio.

É reduzido a nada diante das palavras de Jesus. Nicodemos você é mestre e não entendo o que falo? Nicodemos precisa reconhecer sua pequenez diante... Não é pelas obras...Não são pelas obras de sabedoria. Não são pelas obras de conhecimento. Não são pelas obras de inteligência.

É incrível como Deus reduz a nada, aqueles que se julgam alguma coisa. 1 Coríntios 3:19 “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles”.

João 3.10-12 “Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho. Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?”.

Jesus usa uma linguagem pedagogicamente correta... Ele trabalha com uma imagem conhecida para ensinar o desconhecido...

Nicodemos sabia exatamente como funcionava o nascimento físico... No entanto, não sabia como funcionava o nascimento espiritual...

Tanto que ele fez a seguinte leitura do novo nascimento... Já que eu nasci pela primeira vez do útero materno... O novo nascimento só pode ser dessa forma...

Entretanto Nicodemos enfrentou um dilema absurdo. Nicodemos imaginou algo incoerente... Sendo velho voltar a ventre materno e nascer pela segunda vez... Isso é um absurdo!

As coisas espirituais para o homem natural é um absurdo... A fala de Nicodemos não tem nada de intelectual... É uma fala infantil... Nicodemos diante de Jesus infantilizou-se.

Jesus se reportou a um marcante episódio registrado no livro da lei, que era conhecido por Nicodemos. Já que era reconhecido como perito da lei de Moisés

Jesus se reporta ao livro de Números. Israel foi punida por Deus por sua incredulidade e rebelião... A punição se deu por ataque de serpentes venenosas... O povo começou a morrer... Deus em sua infinita misericórdia providenciou um escape! Deus mandou Moisés, construir uma serpente de bronze e todos deveria olhar para servente que foi levantada em uma haste.  E naquele dia muitos foram poupados.

Jesus diz a Nicodemos: Assim como eles foram salvos, porque olharam para a serpente. Assim também importa que todos queiram crer em mim, também serão salvos.

Conclusão

O novo nascimento se dá quando alguém crê em Jesus! Não são pelas obras de diplomacia política. Não são pelas obras de praticas religiosas. Não são pelas obras de sabedoria ou inteligência humana

Assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

Nicodemos precisa ouvir a verdade! Talvez a verdade que nunca outrora havia compreendido... Mas Jesus o levou a compreender coisas jamais compreendidas por ele.

Na história de Nicodemos vemos alguns sinais de que chegou ao novo nascimento... Sua trajetória apos esse encontro com Jesus foi decisiva.

Encontramos Nicodemos novamente após a morte de Jesus na cruz do calvário. Onde ele foi levantando como a serpente foi levantada no deserto

Nicodemos pede o corpo de Jesus, juntamente com José de Arimatéia para sepultar Jesus.

João 19.38-40 “Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, ainda que ocultamente pelo receio que tinha dos judeus, rogou a Pilatos lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. Pilatos lho permitiu. Então, foi José de Arimatéia e retirou o corpo de Jesus. E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os aromas, como é de uso entre os judeus na preparação para o sepulcro”.

Nicodemos o mestre da lei de Moisés... Um diplomático religioso... Altamente prestigiado... Submeteu-se a ser identificado com Jesus de Nazaré. Sua história nos diz, que talvez em algum momento, depois daquele encontro com Jesus, ele decidiu, desistir da sua vida aparentemente correta, para uma vida realmente transformada.

O novo nascimento, ser convertido só ocorre pela fé em Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário