sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Má Notícia: Papai Noel chegou!


Quando criança eu gostava do bom velhinho. Principalmente porque é bom ser seduzido por doces promessas.

Essa semana com o encerramento das atividades escolares: Foi realizado na quadra um evento natalino para os pais. Eu tive o privilégio de ensaiar as crianças e ainda pregar o Evangelho para todos que ali estavam. E no final eu fui honrado por várias classes e até pela escola! E uma classe, constituída de vários alunos, a minha melhor classe, eles me deram um presente, e eu agrade pessoalmente cada um deles. E para minha surpresa era um desenho do “Papai Noel”. A atitude das crianças foi louvável. Mas o presente me trouxe uma profunda sensação de tristeza.

Isso é de foro intimo: Nada deve substituir ou enfraquecer ou atenuar o sentido do natal. Jesus é o único merece toda a nossa atenção e devoção. Não por causa da data, mas daquilo que a data representa.

Para nós cristãos o Natal deveria ser um momento memorial e de reflexão: Deus se fez homem e habitou entre nós.

Quando penso na história do nascimento de Jesus. Eu vejo os magos entregando seus presentes e não ganhando. Eu vejo a milícia angelical louvando a Deus e não sendo louvada. Eu vejo os pastores regozijando porque viram o abençoador, não porque receberiam bênçãos.

Não existe uma notícia mais triste e infeliz do que “O Papai Noel chegou”. E veremos algumas razões para esta má notícia.

1ª Razão desta má notícia: É a veracidade da história

Nós seres humanos gostamos de ilusão. Principalmente quando parte de uma mentirinha inocente. Quem já não contou uma mentirinha?

A mentira está presente em todos os ciclos de relacionamentos. É muito comum o filho mentir para o pai. É muito comum os pais mentirem para seus filhos.

Quantos de vocês quando crianças já foram enganadas pelos seus pais? Não vou comprar porque não tem dinheiro. Não tem dinheiro? Prometo que te levo no parque semana que vem. Mentira faz um ano que prometeu para o coitado do menino! Fala que eu não estou. Mas está! Não faça isso se não o homem do saco vem te pegar. Mentira fica apenas assustando o moleque. Aí quando vê o catador na rua, “o homem do saco.” A cegonha que te trouxe para mim. Cegonha, mamãe? E o famoso: “Volto logo”. O coitado, chorando... Já volto?! Depois de 05 horas volta pra casa! Mentira!

Se os pais não falam a verdade para seus filhos. Se os pais contam mentirinhas. Porque haveríamos de ter filhos que falam a verdade para seus pais? Entende é o paradoxo?! É um contrassenso. Não dá para esperar a verdade de quem só falou mentiras para mim, a vida toda!

E o dilema Pinóquio? O clássico personagem infantil. Sua punição em consequência de suas mentiras seria mutação instantânea. O nariz começaria a crescer. Que em si é mentira. Eu nunca vi alguém que tem nariz grande porque é mentiroso. Talvez por outras razões...

E já vi pais ameaçando seus filhos com essa falsa maldição. - Seu nariz vai crescer... - Vai ficar maior do que o Pinóquio! – Não mãe, por favor!

E isso não é apenas no mundo infantil e no ciclo familiar. Isso acontece no ramo dos negócios. Quantos de você já foram enganados por um vendedor... Principalmente no prazo de entrega? É brincadeira né!?

Eu acredito que o único ramo que não tem mentiras e se tiver é muito pouco é na política! Aí já contei uma mentira!

A gente vive numa sociedade de mentirosos. A gente mente descaradamente. E tem pessoa que tem uma habilidade em mentir sem igual.

Não é atoa que inventaram o poligrafo. Detector de mentira. Mas mesmo assim, tem aqueles que conseguem burlar o sistema.

Você já ouvir a frase: “A mentira tem perna curta”? O que isso significa? Significa teoricamente que a mentira não costuma ir muito longe. Cedo ou tarde, ela cambaleia, tropeça e acaba sendo alcançada pela verdade.

Voltando a falar sobre o “Bom e estimado velhinho”! Eu não conhecido uma história mais mentirosa do que a do Papai Noel. O bom velhinho que dá presentes! Ele sozinho presenteia as crianças do mundo inteiro! Ele tem uma charrete que voa, por causa de suas renas voadoras. Ele tem na sua maioria renas falantes. É uma figura simpática. É um personagem que se assemelha ao vovô ideal. Podemos escrever cartas para ele certo de que ele pessoalmente vai ler minhas cartas e todas as crianças. Os presentes são produzidos empacotados por dezenas de anões que também duendes.

Apelando não apenas para o imaginário e a fantasia, mas também para a magia e feitiçaria. Porque não gostar dele?

E além de tudo isso. Ele me presenteia porque eu sou “Bom”. Eu sou bonzinho! Irmãos o que uma criança não é boazinha! Todas as crianças que durante aquele ano se comportaram direitinho receberão presentes do Papai Noel porque foram boas!

Quantas mentiras você acha que contem essa descrição do Papai Noel? Que exceção que do vovô simpático. O resto é tudo mentira!

O problema não é nem tanto que esse personagem é baseado numa história fantasiosa, para por outras razões que a cristandade deveria tomar muito cuidado.

2ª Razão desta má notícia: É o embuste do personagem

Quantos vocês já viram o Papai no Noel junto com as miniaturas do presépio? Se o Papei Noel não divide a cena. Ele a rouba!  Ele é mais uma celebridade!

O centro não é mais a lembrança e a memória do menino Jesus! O Deus em carne. O Deus conosco.

A celebração não é tanto Deus enviando seu filho ao mundo, mas o bom velhinho! Porque me presenteia, Porque respondeu a minha, Porque produzir o meu presente, Porque fez uma viagem longa, desde o Polo Norte, Porque não mediu esforços para atender aos desejos de boas e educadas criancinhas.

Isso não pode ser uma boa notícia! Em grego “Evangelho”. Evangelho é isso “Boa notícia”. “Eis que vos trago boa notícia”, disse o anjo. Papai Noel é uma má notícia. Só tem mentiras, e ainda rouba a cena!

Eu já vi os pais com seus filhos, olhando para a replica da manjedoura. E os pais procuram o Papai Noel. E contando para seus filhos a história do papai Noel. E a história de Jesus?

Veja a artimanha, veja a sutileza. Você introduz para as crianças algo que é o extremo oposto. Você cria crianças fantasiosas e supersticiosas. Você induz os pequeninos num caminho de morte.
E pior desvia os pequenos de Jesus. Veja essa advertência de Jesus: Marcos 9.42 “E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar”.

Será que criar essas ilusões não seria uma forma de fazer tropeçar os pequeninos. Eles não estão sendo enganados. Eles não estão confundindo a mente dos pequeninos. Responda isso no seu intimo!

Se alguém apresenta um caminho alternativo fora daquele que é único. É único mesmo! E quando a gente fala: Único. É exclusivo. É singular. Não há outro. Não estarei desviando a atenção do caminho certo?

A mensagem do Evangelho pode ser suplantada por outras mensagens? Quantas mentiras são necessárias para mostrar ser perigosa? Quantas vezes você gostaria de ser enganado pela mesma história, e ainda aplaudir quem a divulga?

Responda: Quem é o pai da mentira. Quem é o Pai do papai Noel? Será que eu quero que meus filhos acreditem nessa conversa?

Paulo falou a maneira como deveríamos nos portar diante de uma mensagem que entrasse em conflito e contradição com o evangelho.

Gálatas 1:8-9 “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema”.

3ª Razão desta má notícia: É a ênfase errada

A ênfase do Evangelho não é: Papai Noel chegou! E sim! “A vida se manifestou

Sabe aquele entusiasmo de André quando correu a seu irmão para lhe dizer: “Achamos o Messias”. Isso é o natal! Porque de fato isso era a “boa notícia

Sabe aquela euforia dos anjos anunciando o nascimento de Jesus A bíblia diz que era motivo de grande alegria:

Lucas 2.10 “O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo”.

Até um ser em formação uterina sabia disso. A bíblia no informa que quando Maria foi visitar Isabel, seu parente. Que também estava grávida. João no ventre. Seis meses de gestação O menino ali “Estremeceu”. De medo? Não! De alegria. Por quê? Porque sentiu a presença do Messias.

Assim também foi com Simeão e Ana. Aqueles dois personagens já avançado em dias. Jubilosamente se regozijaram por causa do nascimento do menino Jesus.

E agora vem um velhinho trazendo uma suposta alegria para as crianças. E os crentes se prostram diante dessa mensagem. E quando não se calam.

A ênfase do Evangelho não é que o homem é bom. Pelo contrário o homem é mal, e nada merece!

A ênfase do evangelho não são os méritos e sim a graça de Deus manifestada

A proposta do Papai Noel para os seres-humanos é totalmente contrária a proposta de Jesus!

Para o Papai Noel o homem é bom
Para Jesus o homem é mal
Para o Papai Noel o homem tem que fazer por merecer
Para Jesus o homem nada merece
Para o Papai Noel é retributivo
Para Jesus é graça, favor imerecido.
Para o Papai Noel o presente é resultado da sua dedicação
Para Jesus o presente não é resultado é dadiva é bom gratuito

Conclusão

Qual é o conselho bíblico, qual é a recomendação da bíblia?

Romanos 13.12 “Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz”.

O Natal é um momento feliz, de grande alegria! Mas não devemos confundir com a falsa mensagem de paz que é propagada por inimigos da cruz

Há uma dura exortação no Antigo testamente para essas pessoas que promovem falsa paz.

Ezequiel 13.16-18 “Os profetas de Israel que profetizaram a respeito de Jerusalém e para ela têm visões de paz, quando não há paz, diz o SENHOR Deus. Tu, ó filho do homem, põe-te contra as filhas do teu povo que profetizam de seu coração, profetiza contra elas. e dize: Assim diz o SENHOR Deus: Ai das que cosem invólucros feiticeiros para todas as articulações das mãos e fazem véus para cabeças de todo tamanho, para caçarem almas! Querereis matar as almas do meu povo e preservar outras para vós mesmas?”.

Dura são essas palavras para aqueles que promovem uma falsa paz. Uma paz que não vem do Senhor.

O profeta Isaias pré anunciando o nascimento do messias. 600 anos antes...

Disse: Isaías 9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Jesus, apenas Jesus pode trazer paz no coração quebrado de um contrito que verdadeiramente o busca. E não as ilusões propagadas por esses “invólucros feiticeiros”, amigos dos prazeres.

Feliz natal para você que já foi reconciliado com Deus, por causa de Jesus de Nazaré! E pra você que não conhece a Jesus como seu Salvador, a minha oração e o meu clamor para que Deus o Pai tenha misericórdia e lhe salve da condenação do pecado.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário