segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Certezas perenes para o casal cristão


Vida cristã se faz de passos firmes. Vida cristã se faz de certezas. Essas certezas são baseadas naquilo que Deus revelou e não nas minhas experiencias.

Jesus falou: "Nem só de pão viverá o home, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus". Mt 4.4

Jesus está ensinado que o homem não deve viver apenas para suas necessidades. Não é a minha vida que norteia a minha existência. É vontade de Deus que norteia a minha existência.

O homem que vive apenas pelo pão, não se farta, sempre tem fome, somos seres insaciáveis.

Porque exemplo: Quanto mais temos mais queremos ter. Quanto mais podemos obter. Quanto mais posso ganhar. É uma corrida insaciável.

Precisamos chegar fonte certa. A fonte inesgotável. Uma fonte que jorra para vida eterna.

Precisamos de certezas absolutas, que não se prostram: Ao tempo, ao pecado e muito menos a vontade humana.

Precisamos de verdades perenes, precisamos de verdade que não mudam. as pessoas mudam, sistemas mudam, sociedades mudam.

A Palavra de Deus não muda! Precisamos da Palavra de Deus para cultivar a existência humana do modo certo.

Vou repartir com os irmãos algumas CERTEZAS que devem nortear meu relacionamento conjugal quando está passando por dificuldades.

1.   A certeza que os eventos que me sobrevêm são para o meu aproveitamento,

Romanos 8.28 “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

Todos os cristãos estão inseridos dentro de um contexto de relacionamento, que pode ser conflituoso.

Paulo afirmou que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

Como relacionar o meu conflito com essa afirmação bíblica? A relação desta afirmação repousa apenas sob aqueles que “Amam ao Senhor”.

Para aqueles que “Amam ao Senhor”, todas as coisas (conflituosas ou não) cooperam para o bem.

Eu amo a Deus? A resposta natural é “Sim”. Mas como eu sei que amo a Deus?

Se eu conseguir responder essa pergunta “Sim eu amo a Deus”! Então eu poderei descansar no fato irrevogável “Deus está no controle e ele tem o melhor par mim”. Vou deixar Deus agir por mim.

Mas, como eu sei que amo a Deus? A bíblia nos ajuda nesta questão no livro de João.

1 João 4:20  Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.

João sinaliza um contrassenso para algumas de nossas afirmações. A afirmação categórica de muitos de nós: “Eu amo a Deus”.

Entretanto o amor a Deus está condicionado a uma pratica cristã. Essa prática cristã é o “Medidor da verdade”.

Como é que João descreve uma pessoa que diz que ama a Deus, mas não ama seu irmão? Mentiroso!

Mentiroso com relação a que? Mentiroso com relação à afirmativa que ama a Deus

Amar a Deus é necessariamente amar ao próximo: Aborrecer a Deus é necessariamente aborrecer o próximo. Não há como afirmar “Eu amo a Deus” e ao mesmo tempo “Odiar meu irmão”.

Isto é um contrassenso! Essa atitude não se sustenta biblicamente.

A verdade é que podemos construir relacionamento de inimizades. São múltiplas as razões para o desencadeamento para desinteligências.

Desacordos.
Desarmonias.
Desavenças.
Desconcertos.
Discordâncias.

Entretanto, a Bíblia jamais dá margem para: Vingança, ira, ódio ou cólera.

Devemos nos lembrar de que o ensino bíblico é efetivo para aqueles que amam a Deus.

Jesus teceu comentários sobre a questão de inimizades, e esses comentários nos ajudam, a saber, como ligar com questões delicadas.

Mateus 5.44-47 “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?”.

Mais uma vez o ensino bíblico parte do pressuposto “Eu amo a Deus”.

Jesus descreveu qual deve ser meu comportamento diante de meus inimigos: “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”.

Assim sendo, quando eu conseguir responder sinceramente a pergunta “Amo a Deus” baseado na relação conflituosa com o próximo, terei condições de lidar desfrutar da promessa divina “Todas as coisas cooperam para o bem”.

2.  A certeza que as consequências são frutos das minhas decisões

Gálatas 6:7 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.

Muitos de nós queremos e buscamos a “Felicidade”. Buscamos a felicidade nos relacionamentos, nos filhos, nos projetos, etc.

Entretanto, nesta brusca frenética, o que de fato encontramos é o oposto “Infelicidade”.

Porque somos “Infelizes”? Essa pergunta pode ser respondida por essa fala do apóstolo Paulo:

Gálatas 6:8 “Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna”.

Paulo nesta carta escreve aos Gálatas que conheciam muito bem o princípio da “Lavoura”.

Qual é o princípio da lavoura para agricultores experientes? Aquilo que se planta, no tempo certo, colherá.

Por que colhemos infelicidade? A resposta mais plausível é a resposta do apóstolo Paulo: “Semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção”.

Devemos estar cientes de que muito daquilo que me sobrevêm são frutos das minhas decisões.

Quantas são as vezes que zombamos de Deus? Zombamos da sua Palavra? Zombamos da sua Vontade? Zombamos da sua Santidade?

Tudo porque “As coisas não aconteceu do meu jeito”. A pior coisa a se fazer é dar as coisas para Deus! E quanto é que damos as costas para Deus? Quando desprezamos sua Palavra e sua vontade.

A minha vida se molda as Escrituras e nunca as Escrituras se moldam a minha vida. Eu submeto a vontade de Deus e colho os frutos do Espírito. Eu submeto a minha vontade eu vou colher frutos corruptos.

Deus não tem pensamento “Mal” a meu respeito. Pelo contrário Deus tem pensamento de “Paz”.

Jeremias 29:11  Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.

Cada cristão deve avaliar a maneira como tem lidado com as decisões. A realidade da minha vida hoje, se constituir de consequências das minhas decisões de ontem.

A Palavra de Deus deve ser acatada, mesmo quando eu me sinto desconfortável. Se eu não atentar para a Palavra de Deus, estarei zombando de Deus!

Paulo falou: “Não se engane, de Deus não se zomba”. O princípio da semeadura é um princípio comprovado! A verdade de que não se zomba de Deus e da sua palavra é um fato inegável.

3.  A certeza que a união conjugal é vitalícia e irrevogável

Marcos 10.4-9 “Tornaram eles: Moisés permitiu lavrar carta de divórcio e repudiar. Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua mulher, e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”.

O conceito bíblico sobre “Uma só carne” é uma assinatura Divina no ato criador de Deus.

Ele não somente traz a Existência do nada - “Ex-nihilo”. Mas, Ele também descreve como a “Existência” deveria funcionar.

Casamento é uma instituição “Divina”. Apenas Deus determina seu funcionamento. Ele estabeleceu regras. Ele estabeleceu princípios.

Quando esses princípios são violados, estamos não somente desrespeitando a Deus, mas estamos usurpando um direito inerente.

Não podemos desfazer ou recriar algo que é “imutável”.

Todas as variáveis que existem nos dias atuais, que perverteram o casamento, não vieram de Deus.

Mas, de mentes irresponsáveis, de pessoas que não amam a Deus, de pessoas que não amam a Palavra de Deus, cujo coração foi endurecido pelo ódio, pela vingança, pelas inimizades, etc.

Quando os fariseus levantaram esse assunto, precisamos pensar rapidamente:

Quem eram os fariseus?
Quais eram suas doutrinas?
Como a relação deles com Jesus?
Como eles lidavam com as palavras de Jesus?
Qual era o intuito secreto de seus corações quanto colocavam Jesus à prova?

Com isso mente, vamos atentar para a resposta de Jesus e suas implicações:

Mc 10.4 – Divórcio é uma invenção humana e não divina
Mc 10.5 – Divórcio é um ato pautado pela dureza do coração (Coração duro é um coração rebelde - Lembre-se de Faraó)
Mc 10.6 – Casamento não é uma instituição humana é divina
Mc 10.7 – Casamento como instituição divina é união inseparável.
Mc 10.8 – Casamento como instituição divina não são mais dois e sim um.
Mc 10.9 – Casamento como instituição divina é irrevogável

Diante de todas as asseverações, podemos concluir que um casamento desfeito, irreconciliável é obra humana, pautada pela dureza do coração.

Deus na sua infinita sabedoria estabeleceu ordem na sua criação.

O homem tem criado maneiras e meios para usurpar o direito de Deus e não somente isso o homem tem colocado a vontade de Deus à margem do desprezo.

Devemos nos lembrar das advertências de Paulo aos Romanos.

Romanos 1.20-22 “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos”.

Esse texto foi escritura para explicar a razão porque muitos homens foram abandonados e deixados a curso de seus corações. Devemos cuidar de para não nos afastarmos de nosso Criador. A pior coisa que pode acontecer com o homem é ser deixado a curso da própria vida.

4.  A certeza que Deus faz e opera o impossível

Mateus 19.26 “Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível”.

O ser humano é finito e limitado. Não temos condições de prever o futuro e nem de alterar o curso da história.

Deus falou ao profeta Isaías as seguintes palavras: Is 43.13 “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”.

Deus tem poder e autoridade sobre o homem, antes de você existir, Deus já te conhecia. Salmo 139.16 “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”

Deus está no controle no momento em que você foi formado - Salmo 139.13 “Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe.”

Deus estava no controle do desenvolvimento da vida fetal. - Salmo 139.15 “os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra”.

Deus conhece profundamente você - Salmo 139.13a “Pois tu formaste o meu interior...”

Deus está no controle dos pequenos detalhes - Mateus 10,30 “E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.”

Deus sabe o que você precisa, e dá o que você necessita. - Salmo 104.27-29 “Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo. Se lhes dás, eles o recolhem; se abres a mão, eles se fartam de bens.  Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó.”

Deus está no controle da tua vida, de teus movimentos e da tua sub-existência e de teu existir - Atos 17.28 “pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.”

Deus está no controle, saiba esperar em Deus. Não tome decisões precipitadas, espera em Deus  - Salmo 37.5 “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará”.

Conclusão:

Aprendemos sobre algumas certezas:

1-    Os eventos que me sobrevêm são para o meu aproveitamento,
2-   As consequências são frutos das minhas decisões
3 - União conjugal é vitalícia e irrevogável
4 - Deus faz e opera o impossível

Devemos deixar Deus trabalhar e precisamos aprender a confiar que ele tem o melhor. Quanto mais dele nos afastamos, mais angustias e tristezas, enfrentamos.

Deus pode fazer muito mais quanto imaginamos ou pensamos.

1 Pedro 5:7 “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.

Pr. Mário Botão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário