quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Absoluto Conhecimento



O que significa Onisciência? O que você entende sobre esse atributo divino?

Leitura: Isaías 46.9-11 “Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei.

Então vamos aprender como a bíblia descreve a conhecimento de Deus

1º Deus conhece simultaneamente todas as coisas

Onisciência é o “Fato que Deus tem ciência de tudo”. Deus sabe todas as coisas. Deus sabe tudo, sobre todas as coisas, sem esforço algum, de forma completa e igual.

Ele não sabe mais sobre “milagres” do que sabe sobe “Ciências Biológicas”. Não, ele sabe tudo, sobre todas as coisas, de forma completa e igual.

Ele sabe os mistérios da ciência que já foram descobertos. Como ele já sabe os mistérios da ciência que serão descobertos,

Ele sabe os nossos segredos, todos os nossos segredos. Ele conhece todas as nossas intenções... Ele conhece todas as nossas fragilidades... Os nossos limites. Ele conhece toda a nossa história. Ele conhece tudo, absolutamente tudo, sem fazer esforço nenhum. E de modo completo, total, não existe nada que ele não saiba.

Por isso é uma grande tolice mentir para Deus, e uma grande estupidez... Deus eu não fui à igreja porque eu estava doente... Deus eu não lido a minha bíblia porque eu não tenho tempo... Deus eu não orado, porque eu não consigo me concentrar.

Isso é uma imensa tolice, porque Deus sabe exatamente o porque.  Ele sabe quais foram às verdadeiras razões que te levaram você agir dessa ou daquela forma.

Ele conhece tudo e nós não conseguimos mentir para Ele. Ele conhece nossas intenções... Ele conhece nossas palavras antes de nós as proferirmos. Ele conhece tudo.

O que um Teólogo A W Tozer, disse: Deus conhece instantaneamente! Isto é ao mesmo tempo! Todo pensamentos e todos os pensamentos, completo! Ele conhece toda a criação e todas as criaturas. Toda pluralidade, e todas as pluralidades. Toda lei e todas as leis. Todas as relações, todas as causas, todos os mistérios, todos os enigmas, todos os sentimentos, todos os desejos, todos os segredos ocultos, todos os principados e potestades, todas as personalidades, todas as coisas visíveis e invisíveis no céu e na terra, ação, espaço, tempo, vida, morte, bem, mal, céu e inferno. Ele conhece instantaneamente tudo ao mesmo tempo sem esforço algum. Ele sabe!
Como Deus conhece todas as coisas perfeitamente. Ele não conhece uma coisa melhor que outra, mas tudo igualmente. Ele nunca descobre nada, ele nunca se surpreende nunca se assusta.

Deus nunca imagina como será algo, nem busca informações, nem faz perguntas. O conhecimento de Deus é absoluto. E saber que Deus sabe tudo isso. Deveria trazer no nosso coração “Temor”. Temor de Deus!

Isaias diz que Deus conhece seu próprio plano. Ele conhece porque Ele mesmo estabeleceu. Deus não se assusta com a história humana. Porque foi ele que estabeleceu a história humana.

Se ele vê uma catástrofe, ele não se assusta com aquilo.

Estima-se que existam atualmente 1.500 vulcões ativos no mundo, Mais de 500 em terra e mais de 1000 no oceano. Algumas regiões do planeta estão sendo monitoradas continuamente. E o número de erupções no mundo vem aumentando já há tempos.

De acordo com dados do Almanaque Mundial em todo o século 19 foram registradas três grandes inundações, onde pereceram cerca de 938 mil pessoas. No século 20, foram registradas 82 inundações, mais de 4 milhões de pessoas morreram.

Em todo o século XIX ocorreram 41 grandes terremotos, acarretando pouco mais de 350 mil mortes.

Se ele vê uma catástrofe, ele não se assusta com aquilo. Se ele vê uma tragédia, aquilo não o deixa desesperado. Tudo está dentro de seus planos e de seu controle.

Ele conhece tudo e sabe tudo, porque ele estabeleceu seu plano “Fixo”. Ele sabe das tragédias que ainda vão acontecer, porque ele controla a história e ele determinada como isso vai acontecer.

Ele não olha para o futuro, para descobrir o que vai acontecer. Não existe isso pra Deus, Ele não precisa disto, Ele sabe por que ele fez o futuro.

Assim quando você tem a linha da história humana. Você tem o começo e o fim da história humana. Deus está acima da história e não somente vê tudo isso.

Porque em certa medida, alguns profetas viram o futuro da história humana. João em Patmos viu o futuro da história humana.

Então não é somente ver o futuro, para Deus, é mais do que ver. Ele vê essa linha chamada história, porque ele “Construiu” essa linha, foi ele quem colocou essa linha “aqui”.

Ele conhece não por informação dele ver. Deixa-me ver o que está acontecendo Não! Ele conhece porque ele fez a história.

Ele conhece sua história de vida, não porque ele viu, mas porque ele mesmo construiu sua história de vida.

Veja Salmo 139:16 “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”.

2º Deus conhece todas as variáveis, todas as possibilidades.

Mateus 11.21 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza.”

Esse texto é fantástico, porque lança uma “Luz” naquilo que entendemos de onisciência. O que Deus sabe aqui?  Deus sabe o que aconteceria!

Nós às vezes imaginamos que sabemos. Nós dizemos: Ah se eu tivesse me casado com fulano, hoje eu não estaria nessa miséria...

Nós imaginamos que sabemos. Se meu avô tivesse vindo pra o Canada ao invés do Brasil hoje eu seria uma pessoa feliz e completa...

Nós imaginamos que saberíamos o que iria acontecer. Se eu tivesse encontrado essa pessoa ao invés desta. Se eu tivesse feito esse curso ao invés deste. Se eu tive comprado esse carro ao invés daquele outro.

Nós achamos que sabemos o que teria acontecido. O fato: É que nós não sabemos o que teria acontecido. Isso é tolice, achar que saberíamos.

E começamos a imaginar coisas: Ah, seria melhor não nascer... Olha que absurdo! Como você sabe que seria ou não melhor?!

Nós, não temos como avaliar isso. Seria melhor não nascer... Jonas disse isso! Mas como ele sabe que seria melhor ou não nascer, Isso é Tolice, não tem com saber isso.

Agora, Deus pode fazer isso! Porque Deus não conhece apenas os fatos ele também conhece as “Possibilidades” também. Ele sabe como seria a história se “Seu plano” fosse outro.

Nesse texto de Mateus 11.21 nos ensina exatamente isso.Ele diz “Se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza.

Jesus está dizendo: eu sei! Que os milagres que eu estou fazendo aqui a vista de todos vocês. Eu sei que se em Tiro e Sido, eu estivesse lá, eles teriam se arrependido.

Veja Jesus conhece as possibilidades. E isso nos levanta uma pergunta: Pera aí, se o Senhor sabe disse, porque não fez? E ai entra na sua onisciência o fato que ele também é sábio.

No plano de Deus. Porque ele faz desse modo e não daquele modo, nós não sabemos o motivo. Mas o que nós sabemos é que o plano que ele realiza é melhor do que aquele que ele não realiza.

Entenderam isso? Ele sempre escolhe o melhor plano, ele sempre tem a melhor estratégia.

Veja o que disse o profeta: Jeremias 29.11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”

Então você levanta a seguinte questão teológica. “O que teria acontecido se Adão e Eva tivessem obedecido e não desobedecido”?

Seria melhor! Você iria dizer, mas mente de Deus não seria?

Então o que seria melhor? Melhor, Deus diria foi o que eu fiz! Um plano que incluía inclusive a morte do meu filho, esse é o melhor plano...

Pera aí Senhor... Eu não estou entendendo. Você não tem que entender o onisciente “Sou EU”. Você não tem entender, eu sou Deus, não você!

Eu faço com a história o que eu quero, assim como o oleiro faz o que quer com o barro.

Deus poderia fazer um plano diferente, que não incluísse a morte do seu filho? Poderia claro! Ele poderia não fazer plano nenhum! E viver na Trindade eternamente feliz?

Sabe qual é o meu melhor plano? É não ter plano nenhum. E ele não teria plano nenhum.

O Pai ama o Filho, O Filho ama o Pai, O Espírito ama os dois e nos vivemos aqui em plena harmonia, não preciso criar nada, tá bom assim!

O que sabemos irmãos, é que esse plano não seria o melhor, por quê? Porque o plano de Deus é perfeito.

E esse plano que incluía o pecado, a morte de Cristo, a salvação daqueles que creem, a ressurreição, o estabelecimento de um reino futuro, a vida eterna para os santos, esse plano que nós vimos permeando desde o livro de Gênesis até o fim.

O plano da redenção, o plano da salvação, esse plano na mente de Deus é o melhor plano.

Mas esse plano inclui a morte da segunda pessoa da trindade. É o melhor! Mas esse plano inclui a criação do inferno, mas é o melhor!

Mas porque assim? Irmãos a mente de Deus é insondável. Se insistirmos em saber o porquê, vamos ter que sair da Teologia bíblia e entrar na Teologia especulativa.

O que é isso? São aqueles pensamentos teológicos que vem da minha mente e não da palavra de Deus, é algo especulativo.

Assim Deus sabia que esse plano é o melhor. Ele sabe o porquê foi melhor você entrar no carro e sofrer aquele acidente, do que você naquele dia não entrar no carro e não sofrer o acidente.

Por que ele não evitou? Isso não faz diferença. Se ele permitiu, é porque esse plano é o melhor.

Tem versículos bíblicos que às vezes eu não entendo, eu apenas aceito como verdade, por exemplo: “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”

Ele poderia ter evitado? A resposta é sim! Porque ele não evitou? Isso não faz diferença. Se ele permitiu, é porque esse plano é o melhor.

Na avaliação dele, sofrer aquele acidente seria melhor do que não sofrer aquele acidente.

É assim... Deus é misterioso, nós não entendemos às vezes a forma como Deus age.

3º Deus conhece o ser humano como ninguém

Salmo 139.16 “Os teus olhos virão o meu embrião”

Esse texto está dizendo Deus me viu, antes que eu fosse um “Feto”, ou seja, um aglomerado de células.

Em Hebraico é “Golem”. Embrião! Olha que maravilha!

“E no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.”

Cada dia, inclusive esse aqui, o dia de hoje. Todos os dias. Desde o dia que eu nasci!

Jesus, falou algo mais ou menos assim: “Quem pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” Quem pode? A resposta: Ninguém! Por quê? Porque tudo está determinado.

Aí você vai perguntar pra mim:  “Ah, então não tenho culpa se eu pecar, porque já estava escrito”.

Pois bem, estão peque! Fazer o que? Comete lá seus adultérios. Comete lá seus homicídios. Comete lá suas mentiras.

O que a Bíblia faz é dizer que Deus estabelece a minha história particular e ao mesmo tempo fala que eu sou responsável pelas minhas atitudes

Mas como eu harmonizo essas coisas? Humanamente falando é impossível. Só Deus consegue harmonizar isso, na sua mente divina. A mente humana não consegue harmonizar essas duas coisas.

São duas informações verdadeiras: Veja: Cada dia foi determinado antes de qualquer dia existir... Isso é verdade?

Eu posso joga fora? NÃO. Porque se eu jogar fora, eu estou jogando fora uma parte da verdade, tenho que aceitar. Eu entendo? NÃO! Mas eu aceito,

Eu não entendo a lei da gravidade, mas nem por isso eu me revolto contra ela, porque se eu me revoltar contra ela, literalmente eu quebro a cara... Quer saber eu não vou mais respeitar a lei da gravidade, eu vou pular para descer mais rápido... ta bom??!! Eu não entendo essa lei... Eu não quero saber dela, e pulo!

Veja então você acredita na lei da gravidade sem entender. É a mesma coisa aqui, eu acredito, porque o texto está dizendo... E a outra verdade que eu devo aceitar, sem entender,

Eu sou responsável diante de Deus pelos atos que realizo, eu respondo pelos meus atos.

Veja: Tudo ele determinou e eu sou responsável. Essas duas verdades não entram em contradição na mente de Deus. Elas se harmonizam perfeitamente.

Ás vezes quando o homem tenta explicar essas verdades, ele tem que jogar fora uma dessas verdades. Soberania de Deus ou Liberdade humana?

Como a gente faz aqui na igreja, qual das verdades aceitar? Vamos aceitar as duas, porque as duas são verdadeiras, Mesmo que isso nos custe uma grande interrogação. É melhor ter uma grande interrogação do que ter uma resposta falsa

Conclusão

Quais são as implicações da Onisciência para a nossa vida?

A onisciência relaciona com a nossa segurança. Será que pode acontecer alguma coisa que surpreenda Deus? Nós podemos descansar nesse fato que ele conhece todas as coisas. Deus ele sabe o desdobramento da nossa história e o fato de saber que Deus sabe isso traz tranquilidade

Você está sofrendo? Deus sabe - Você foi injustiçado? Deus sabe

Quando Deus diz “Não faz isso”. Por que ele sabe onde isso vai dar, Sabe ou não sabe?

Pr Mário

Nenhum comentário:

Postar um comentário