quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Apropriação das coisas do mundo



Leitura: 1 Coríntios 10:23 "Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam".

Estamos vivenciando uma época festiva, época de festas e confraternizações.

O ser humano em geral precisa de um tempo de entretenimento e  diversão.

Entretanto, a Palavra de Deus nos ensina "Como nos guardar das praticas mundanas".

Estamos cercados de influencias mundanas, digo coisas seculares e coisas profanas. Coisa tais que vão desde a musica cantada na roda de amigos até comportamento entre irmãos.

Muitas pessoas se sentem "Livres" para se entreter, mas essa liberdade não deveria ser uma oportunidade para a "Libertinagem".

Libertinagem é dar ocasião aos prazeres carnais é a luxuria desenfreada.

Deixe-me repartir com os amados alguns princípios norteadores para ser considerados como protetores e não escravizadores.

1 - A pratica mundana tem seus objetivos que não condiz com os objetivos cristãos.

1Co 10.31  Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

O primeiro princípio norteador é o objetivo central do crente, está vinculado singularmente na "adoração".

Minha conduta e pratica não deve suplantar o objetivo central do homem salvo. 

Eu penso que o mundo tem o seu modo peculiar de lidar com essas situações.

Por exemplo: O que leva alguém fazer uso de bebidas alcoólicas em festas de confraternizações? O que leva alguém se vestir de modo sensual nos encontros? O que motiva alguém curtir um som profano e sensual em baladas?

A resposta é satisfazer os desejos da carne! 

Haveríamos de trazer essa prática para dentro de nossos lares e igrejas, uma vez que o objetivo se diferencia de modo abissal?

Meus amados irmãos o objetivo que nos une é a Glória de Deus, se não for para a Glória de Deus não convém aos santos! (1Co 10.23)

2 - A associação com esse mundo caído contradiz as Escrituras Sagradas.

2Co 6.14  Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

Esse segundo princípio norteador é amplamente ensinando nas Escrituras, grandes homens e mulheres de Deus sabiam das diferenças com o mundo pagão.

Muitos foram mortos, perseguidos, injuriados, caluniados e sofrem pelo modo de vida que tinham. (Hb 11.38)

A pergunta é "Do que eles se separavam?" A resposta é "Das praticas associadas a esse mundo escravizado pelo mal".

O que é que "rola" nos encontros do mundo? nos bares? nas festas? nos encontros? 

Daniel um jovem levado para o Exílio Babilônico era ciente de seu contexto social e decidiu não se associar a eles!

Daniel 1:8 "Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se".

Haveríamos de trazer essa prática para dentro de nossos lares e igrejas, uma vez que a associação com o mundo é amplamente proibida?

Meus amados irmãos a associação com o mundo ímpio, não honra a Deus, contradiz a Palavra do nosso Deus, e desse modo não convém aos santos! (1 Co 10.23)

3 - A insistência no erro gera inimizade com Deus.

Tiago 4:4  Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 

Esse terceiro princípio norteador deve ser acatado com toda veemência!

Fomos reconciliados com Deus uma vez que estávamos separados dEle e escravizados no pecado.

Fomos adotados dentro da família de Deus uma vez que éramos filhos da ira e da desobediência.

Fomos libertados do império das Trevas que governavam nossas vidas para uma vida de fora do pecado.

Por qual razão haveríamos de retornar a escravidão de trevas e inimizades com Deus?

Acaso o pecado ofereceu a satisfação que tanto prometeu? Não foi um engano, não foi com mentiras que o pecado te seduziu?

A serpente depois de ter lhe escravizado e produzido tantas dores e transtornos deveria ser     recebido na minha vida novamente?

Não se engane o pecado escraviza e mata, apenas uma vida de obediência produz vida.

Meus amados irmãos não permaneça no erro, sua inimizade com Deus não vale a pena. Satanás não tem o que lhe prometeu, é mentira!

Muitas das coisas que permitimos em nossos lares e nas nossas igrejas não convém aos santos. (1Co 10.23).

No amor de Cristo

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário