quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Os fora da lei


Nós vamos ler um texto que se encontra no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 10. A história do encontro entre Pedro, apóstolo e Cornélio, um oficial Romano, gentio, isto é não judeu. Em um momento muito especial no livro de Atos dos Apóstolos.

Quando vai ficando claro na narrativa de Lucas, “O historiador”. Que o Evangelho de Jesus Cristo não é uma propriedade de uma etnia. Não é a experiência própria de um povo, o povo hebreu. Mas é Universal. E aqui no capítulo 10 há essa transposição, o rompimento da barreira cultural. E Atos, capítulo 10 conta para nós essa história. Diz assim a Palavra de Deus:

Leitura: Atos 10.1-44

Esse texto de Atos 10 é extraordinário, porque aqui, como lhes disse: O Evangelho de Jesus Cristo, ganha de fato: “Universalidade”.

Quando nos reportamos para Atos capítulo 7. Nós começamos a ver a “Grande ruptura”.

Que ruptura é essa? O Evangelho se desvencilha do seu contexto nascedouro judaico pra se tornar Universal, isto é para todos os povos. O evangelho se desvencilha da sua tradição oral, não porque a nega, não porque a contraria, não porque a rejeita, mas porque a completa!

O Evangelho de Jesus Cristo não somente revela a verdade sobre quem é Deus.  Mas faz com que Deus Pai seja conhecido por todos. Não somente os judeus, mas todos os povos.

Jesus, o messias torna “Deus transbordante”. Deus transborda.

Jesus vai ensinar que: Deus é mais do que a religião judaica. Deus é mais do que a tradição oral de Israel. Deus é mais do que todos os limites da estrutura religiosa de Israel.

É uma grande ruptura! Jesus mostra Deus “transbordante”, isso é uma ruptura!

Transbordante em qual sentido? De uma etnia religiosa, ou seja, de um povo específico, a saber, os “Judeus”.

Deus transborda, Jesus vai mostrar que Deus não apenas para os judeus, mas para todos os povos, inclusive os bárbaros, inclusive os romanos, os gregos, os medos, os persas até os samaritanos.

Isso é uma ruptura! De uma estrutura religiosa e organizada a partir de um dia, saber, o “Sábado”. Deus transborda, Jesus vai mostrar que Deus não apenas para um dia, mas para todos os dias, para todos os momentos.

De uma atividade religiosa imperfeita, a saber, o “Sacrifício de animais”. Deus transborda, Jesus vai mostrar que Deus providenciou um sacrifico perfeito para todos os homens.

De uma mediação completamente limitada, a saber, “Os sacerdotes”. Deus transborda, Jesus vai mostrar que Ele, somente ele pode tornar Deus acessível e acessado por todos sem distinção de raça, sexo, condição social, condição moral.

Jesus come na mesa de pecadores e coletores de impostos. Isso é uma ruptura.

Isso é uma grande ruptura! Deus transborda de tudo isso!

Estevam vai até dizer para nós que: Deus não habita em templo feito por mãos humanas. Na verdade “Deus não habita em nada feitos por mãos humanas”.

Deus extrapola toda contingência e realidade humana é Deus sobre tudo e sobre todos. Sobre todo o universo, sobre toda a criação, sobre toda criatura.

Deus está agora em Jesus “Explicito”. Não é isso que significa “Emanuel”. Deus revelado! Deus explícito! Deus exposto!

E mais... Deus está disponível

Isso é um escândalo para os judeus. Isso é uma ruptura!

Não há mais a necessidade de uma mediação através do judaísmo e da estrutura religiosa do judaísmo. Você não precisa mais buscar a Deus dentro de “um” templo, Em “um” dia. Através de “uma” atividade. Dependendo de algumas “poucas” pessoas.

Agora todas as pessoas podem buscar a Deus diretamente em nome de Jesus Cristo. Em qualquer lugar em nome de Jesus Cristo. Em podem servi-lo em qualquer lugar, em qualquer tempo, em qualquer hora em nome de Jesus Cristo. Não era assim, jamais no judaísmo.

Em Jesus Deus está completamente “Acessível e acessado”. E as pessoas então vão se relacionar com esse Deus que está disponível e interessado em relacionar com todos.

Mas as pessoas ainda buscam esse Deus com as categorias e com os padrões de raciocínio e com o imaginário das estruturas religiosas. Não somente a estrutura religiosa do judaísmo. Mas toda e qualquer estrutura religiosa.

Isso tudo está no capítulo 7

Aí no capítulo 8 e 9. Felipe, Pedro e João vão nos explicar que a relação com Deus é a partir da “Graça” e não da “Lei”.

Eles vão ensinar: Que Deus nos abençoa não porque somos “bons”. Não porque somos “obedientes”. Não porque somos “fieis”. Não porque obedecemos a “LEI”. Porque não é pela “Lei

É pela graça! E o que é graça? Você não merece, mas eu vou guardar você! Você não merece, mas eu vou livrar você! Você não merece, mas eu vou curar você! Você não merece, mas eu vou sustentar você. Isso é graça!

Porque se fosse para o ser-humano receber por merecer. Cada um de nós e todo mundo, mereceria sabe o que: O pior lugar do Inferno!

Você ainda tem ainda a ilusão que Deus te abençoa porque você: É um filho bom? É um filho obediente? É um filho fiel e que obedece a lei.
Doce ilusão! Você não é isso... Estamos longe, de sermos o “Filho amável do pai”.

Se Deus faz o que faz por você. Não é por você! É graça irmão! É pura GRAÇA! Você não merece! Você não fez por merecer! Eu não faço por merecer!

Por que extrapolaria “Graça sobre graça”? Porque Deus é transbordante de Graça?

Porque Jesus cumpriu toda a lei! Jesus satisfez completamente à vontade Deus.

Para que eu e você fôssemos livres de toda maldição da lei que nos escravizava e condenava. Você sabe qual é a maldição da lei? É você ser incapaz de fazer coisas simples. É você ser incapaz de realizar coisas simples no seu cotidiano. A gente simplesmente não consegue... Isso é uma maldição!

A gente não consegue fazer coisas simples que a lei diz, Honra teu pai e tua mãe. A gente desrespeita, a gente grita, a gente fala duro, a gente é mal educado. Não consegue! Não dirás falso testemunho! Pioro.

A gente mente, a gente aumenta, a gente diminui, a gente disfarça, a gente calunia, a gente fica quieto quando deveria falar. Coisas simples!

Você recebe o que recebe não porque você cumpre a lei. Mas porque Jesus cumprir TODA a li por você. A isto Deus transborda graça sobre todos nós. Você é a bençoado, não pelos seus méritos, mas pelos méritos de Cristo.

Capítulo 8 nos fala a respeito da Graça. E isso é uma surpreendente novidade. O Deus que extrapola para fora dos limites de Israel também é abençoador.

Isso não faz sentido para o entendimento para a maioria dos judeus. Alias isso não faz sentido para o entendimento da maioria das pessoas. Inclusive de cristãos.

E no capítulo 10, temos aqui um gentio. Um gentio que ora, um gentio que faz esmolas, um gentio que vive debaixo da lei, um camarada extremamente religioso, mas piedoso.

E ele não sabe nada de Jesus. Talvez, superficialmente. Talvez nem soubesse. Ele não recebeu Jesus.

Mas Deus na sua infinita bondade e sabedoria. Não somente percebeu toda essa tentativa de Cornélio que se compadeceu. Deus teve misericórdia. Os efeitos da cruz, estava chegando à Cornélio. Deus vai demonstrar Graça.

Na Consciência de Cornélio, na verdade da consciência de Cornélio estava tudo bem. Talvez até pensasse que fosse justo. Talvez até pensasse que estava sendo aceito.

Tanto que suas orações subiram para a “Memória de Deus”. O que isso significa?

É uma maneira de expressar que Deus: “Viu aquilo e decidiu mostrar para ele que não era mais assim

E Deus teve que levantar um tal de Pedro. Você conhece o Pedro?

Pedro é interessante. Mesmo salvo pela Graça, vivia pela Lei. Nos moldes da lei. No respaldo da lei. Ainda pensava dentro da estrutura religiosa da lei de Israel.

Tanto que para a consciência de Pedro. Os gentios estavam excluídos dos benefícios da cruz

E é justamente essa lição que Deus vai mostrar para Pedro. Veja que situação interessante

Eu tenho dois camaradas: Um que já estava na “Graça”, mas que vivia pela “Lei”. E outro que não estava “Graça”, mas também vivia pela “Lei”.

E qual é a lição que os dois tiveram que aprender? A forma como Deus falou com Pedro foi diferente da forma como Deus falou com Cornélio. E Pedro entendeu! Pedro assimilou.

Tanto que ele vai compartilhar com Cornélio, aquilo que ele acabou de aprender:

Atos 10.34-36 “Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável. Esta é a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel, anunciando-lhes o evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos”.

Cornélio, seus amigos íntimos, seus parentes, seus domésticos, (Empregados)... Todos que ele convidou para estar ali... Todos ouviram a verdade do Evangelho pela boca de Pedro. Todos foram alcançados. Todos foram salvos para a glória de Deus

Conclusão:

O que tudo isso que ouvimos tem a haver conosco?

1º Lugar: A mensagem que levamos é universal.

É para todos e todos sem exceção. É para o pobre. Mas também é para o rico. Não faça acepção! É para o são. Mas também é para o doente. Não faça acepção! É para o religioso. Mas também é para o alcoólatra. É para o educado e cordato. Mas também é para o insolente e ingrato mau educado. E vamos encontrar todo tipo de gente durante os próximos dias.

2º Lugar: A mensagem que levamos é graciosa

Não é baseada em méritos de quem quer que seja. Não é pela lei. Não é pela moralidade. Não é pelo dinheiro. É tão somente pela “Graça de Deus”. A graça de Deus é um dom gratuito. Você não precisa da lei para recebeu um dom gratuito. Você não precisa da moralidade para recebeu um dom gratuito. Você não precisa de dinheiro para recebeu um dom gratuito. O dom gratuito é recebido unicamente pela fé na morte e ressurreição de Cristo. Basta você crer na morte e ressurreição de Cristo e você será salvo

Foi essa a mensagem de Pedro para Cornélio. Se as pessoas vão receber o dom da vida. Não será pela sua eloquência. Não será pela sua sabedoria. Não será pela sua simpatia. Será tão somente pela fé naquilo que Jesus Cristo fez por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário