sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Senhor Deus é o mais interessado no seu namoro



Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração porque dele procedem às fontes da vida”.

Hoje vamos estudar e falar um pouco sobre um tema de interesse de qualquer jovem: O namoro

Será que existe uma diferença entre o namoro do mundo e o namoro de um cristão?

Será que o namoro é um romance como mostra a relação de Isabela e Edwad Cullen da série Crepúsculo? Será que não é esse o seu referencial?

Será que deve existir diferença como um rapaz cristão trata sua namorada em relação ao rapaz ímpio? Será que deve existir diferença como uma moça cristã trata seu namoro do ímpio? Será que namoro é privativo e particular e não tem nada haver com Deus? Será que os limites no namoro são para roubar a liberdade ou para proteger a liberdade? Será que deve haver certos limites físicos para o namora ou é tudo liberado?

Uma das dificuldades de tratar sobre esse assunto “Namoro” é porque não existe essa palavra a Bíblia. Na bíblia encontramos diversos assuntos de relacionamentos como: Amizade, noivado e casamento. Mas a bíblia nada fala sobre “Namoro”

A pergunta é: Como descobrir a vontade de Deus numa área que Deus não fala?

A resposta é “Do mesmo modo que respondemos a outras questões comportamentais”

Como então determinar se algo é certo ou errado? Vamos determinar por “Princípios bíblicos”

O que é um princípio bíblico? Princípio bíblico é uma regra imutável baseado no caráter de Deus

Essas regras nos ajudam determinar assuntos cotidianos e de interesse social e comunitário da igreja. Quanto mais princípios bíblicos encontrarmos na palavra de Deus. Mais garantias você terá. Mais proteção você terá. De que não vai errar nas decisões. E pior sofrer consequências das decisões erradas.

Por exemplo: Fumar é errado, entretanto não temos nenhum comando explicito contra o fumo. Mas nós temos “Princípios bíblicos” que vão afirmar que fumar é pecado. Quais princípios são contra o fumo? Esses princípios tem que ter base bíblica
Viciante: O corpo não deve ser dominado por vícios 1Co 6.12
Prejudicial: O corpo é santuário do Espirito santo 1 Co 6.20
Desonroso: Devo me abster de toda forma de mal 1Ts 5.22

Vamos aplicar a mesma regra com relação ao namoro. Obviamente com verdades bíblicas que respondam satisfatoriamente o tema namoro

1º Princípio: Deus é a pessoa mais interessada no meu bem estar

Gênesis 2.18 “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.

Quando estudamos o relato da criação do homem e da mulher descobrimos coisas fantásticas sobre o plano de Deus para duas pessoas.

Olhando para a Bíblia descobrimos que Deus providenciou um contexto seguro antes que eles iniciassem um relacionamento.

O mundo propõe um relacionamento contrário as Escrituras. Como o mundo vê o amor? Carnal – Temporário e Emotivo

Entretanto. Qual foi o contexto seguro e imediato que Deus assegurou antes que Adão iniciasse um relacionamento?

Três áreas que precisam ser consideradas antes do namoro.

Espiritual - Deus orientou Adão sobre coisas espirituais. Deus falou à ele o que ele poderia e o que ele não poderia fazer. Deus falou a cerca da árvore do conhecimento do bem e do mal. Antes de pensar em namorar eu preciso crescer espiritualmente.

Doméstico - Deus falou para ele cuidar do jardim. Deus falou para ele guardar o jardim. Adão deveria ter consciência de suas responsabilidades domésticas, ou seja, aquilo que se faz em casa. Antes de pensar em namorar é necessário que sejamos responsáveis em casa. Muitos jovens não são maduros para iniciar um relacionamento. Muitos jovens ainda estão amadurecendo.

Social - Deus determinou para que Adão desse nome aos animais, ou seja, uma maneira de governar aquilo que Deus criou. Adão tinha responsabilidade com o mundo criado. Ele deveria aprender. Ele deveria crescer no conhecimento.

A precocidade de áreas de afetividade romântica. Pode gerar deformidade em algumas áreas do caráter humano. Namorar cedo demais impedirá a pessoa de desenvolver e crescer em outras áreas.

Uma pessoa apaixonada já tem dificuldade de avaliar as coisas e somada ao fato de que é imatura. Isso pode desencadear uma série de desajustes pessoais

A precocidade causa: Desajustes pessoais
Dificuldade de avaliar caráter
Problema de estabelecer limites
Confusão de valores
Desiquilíbrio emocional
Decadência intelectual
Desatenção escolar

Como então determinar o tempo certo?

1. Idade   

Idade é uma maneira de determinar o tempo. Mas a idade pode enganar quanto à maturidade, tanto espiritual, quanto social, quanto doméstica. Uma pessoa pode até ter certa idade, mas é infantil, imaturo e irresponsável. Assumir um compromisso com alguém imaturo só traz desarranjos e desacordos (Não respeita horário - Não respeito opinião - Não tem domínio próprio - Não leva as coisas a sério)

Saber esperar o tempo certo faz toda a diferença  entre obter o melhor ou sofrer as consequências.

Idade é uma maneira de medir o tempo. Mas não é uma maneira totalmente segura.

Alguém pode dizer: Pastor mas eu já tenho idade?
Eu já tenho 15 anos
Eu já tenho 18 anos
Eu já tenho 20 anos
Eu já tenho 30 anos
Não importa a idade.

O que importa é a maturidade cristã! Isso vale para os dois.

2. Oportunidades 

Oportunidade é uma maneira de reconhecer o tempo. Mas a oportunidade pode enganar quanto à decisão certa. Uma pessoa pode vivenciar um momento espetacular. Uma situação única. Aquele momento nunca mais vai se repetir de novo.

E a pessoa pensa: Se eu não agarra eu vou perder a chance da minha vida. E a pessoa se precipita. E a pessoa bate a cabeça e descobre a besteira que fez.

Algumas pessoas são extremamente infelizes nos conselhos
Infelizmente os nossos colegas de escola não são os melhores conselheiros
Infelizmente os nossos vizinhos também não são os melhores conselheiros
Infelizmente os nossos pais ás vezes não são os melhores conselheiros
Deus é o melhor conselheiro
Se o seu pastor não te dar conselhos bíblicos, nem ele serve para você ouvir

Desse modo “Não” é a oportunidade. São os conselhos do Senhor.

3. Atração

Muitas pessoas temem envelhecer e ficar feia. Muitas pessoas sofrem preconceitos. Muitas pessoas sofrem a síndrome da comiseração.

É muito comum pessoas que vem de lares desestruturados e acabam desenvolvendo algum tipo de sentimento de miséria sobre si mesmo.

Os meus primos tinham mania de me chamar de “Filho de cruz credo”. Até hoje eu não sei o que é isso! Mas aquilo me ofendia. Depois de um tempo eu comecei a considerar que de fato eu era um “Filho de cruz credo”. Eu não sabia o que era, mas uma coisa eu sabia, algo de bom não era. E isso me atrapalhou em muitos de meus relacionamentos com pessoas. 

Eu tive que vencer essa área. Eu somente venci depois que eu me converti. Pois eu comecei a aprender que Deus não vê como vê o homem. Deus vê o coração, o homem vê o exterior.

Eu tive que aprender a avaliar o mundo a minha volta com outra perspectiva. Mas eu tive que mudar por dentro. Os meus valores tiveram que mudar.

Há pessoas que dizem assim: “O que vale é o que está por dentro”. Entretanto o que está dentro de muitos de nós é pior do que está fora.

Veja não é simplesmente mudar o foco daquilo que se vê. É mudar o valor do foco daquilo que se vê. Precisamos mudar os valores que temos da maneira como vemos relacionamento.

Se não você vai acabar escolhendo:
Uma pessoas sem caráter
Uma pessoa inescrupulosa
Uma pessoa com problemas sérios de caráter
Uma pessoa imoral
Uma pessoal traiçoeira

Não é atração física. São valores espirituais.

Pr. Mário Botão

(Obs: Brevemente o princípio segundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário