quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

PORQUE MINHA ALMA ESTÁ TÃO ABATIDA?


Mateus 5.1-3a “Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los, dizendo: Bem-aventurados...”

PORQUE MINHA ALMA ESTÁ TÃO ABATIDA?

Lidar com os nossos sentimentos, talvez seja, umas das coisas mais difíceis de ser feita. Muito provavelmente, você já se viu sufocado por sentimentos que deixam você pra baixo, abatido, e desanimado. Eu imagino que esses sentimentos seja algo ruim pra você, haja vista, que sua rotina, suas atividades e responsabilidades, fiquem enfraquecida ou totalmente deixada de lado, pelo fato de você fica pensando e tentado decodificar esses sentimentos que lhe afetam.
Algumas verdades precisam ser esclarecidas: (1) Os sentimentos são dádivas do Senhor, ele nos deu para que pudéssemos expressar o que estão sentindo, nesse sentido, Deus não vai tirar algo de você, que ele lhe deu. (2) Os sentimentos podem ser afetas por uma série de fatores internas e externas, isso quer dizer, que somos afetados, e precisamos aprender a governar as nossas reações sentimentais. (3) Existem questões na vida, que são respondidas, depois que nós obedecemos e confiamos na palavra e Deus.
Esse texto do Evangelho de Mateus, O Senhor Jesus descreveu em seu primeiro sermão sobre “felicidade”, ou “Bem-aventurança” no padrão celestial.
Podemos notar que o Senhor fez questão de mencionar circunstâncias terrenas desfavoráveis. Note (v.3 pobre, v.4 choram, v.6 fome, v.10 perseguição, v.11 calúnia). Podemos concluir que as circunstâncias podem ser claramente definidas como prejudiciais, maléficas, e desfavoráveis, mas essas circunstâncias não precisam definir os meus sentimentos.
Porque convenhamos, talvez a sua tristeza, a princípio não tenha uma causa claramente definida, mas a probabilidade de que as questões mencionadas por Cristo nos versículo 3, 4, 6, 10 e 11 poderiam afetar você de tal modo, que a tristeza consumiria sua vida.
Qual foi o propósito desse ensinamento? Demonstrar que existem questões na vida, que são respondidas, depois que nós obedecemos e confiamos na palavra e Deus.
Lembre-se os sentimentos são dádivas, eles precisam ser governados, caso contrário os sentimentos eles tomarão conta da sua vida, e você vai colher um profundo abatimento na alma, assim sendo, não são seus sentimentos que devem governa-los, e sim as orientações da Palavra de Deus.
Desse modo, depois de ouvir os ensinamentos bíblicos, procure observa-los, concentre-se nas coisas celestiais, e não nas coisas da terra. Isso não quer dizer, eu você ignorar suas responsabilidades e tarefas terrenas, isso quer dizer, que suas responsabilidades e tarefas não vão determinar sua disposição pra viver, e sim sua relação pessoal com o Senhor.

Pastor Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário