quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Consciência pesada


Mateus 5.23-24 “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta”.

Consciência pesada

Jesus tratou de uma área bem delicada, que gera muito sofrimento e angustia. Haja vista que não é possível haver plena harmonia em todos os nossos relacionamentos interpessoais. Pelo simples fato de que somos imperfeitos na maneira como tratamos as pessoas, e na maneira como reagimos a elas.
E essas diferenças que geram ofensas, podem nos impedir de servir e adorar ao Senhor. Normalmente ignoramos esses sentimentos, e até certo ponto, conseguimos conviver com determinadas ofensas, até porque, temos essa habilidade de excluir pessoas, para que não venhamos mais sofrer com sua presença e com suas agressões. E buscamos alternativas para não ter que tratar desses assuntos, confrontando pessoas a fim de buscar uma reconciliação.
Entretanto, ofensas como essa, nos inviabilizam para servir a Deus, por causa da mancha que essas diferenças causaram no meu coração.
Jesus falou sobre “Ali te lembrares”, ou seja, uma referência a nossa consciência, todos nós buscamos varrer da nossa memória aquilo que nos machuca, evitamos a todo custo, é verdade que às vezes precisamos de tempo para assimilar o que está acontecendo, buscar conselhos, principalmente o Senhor em oração para que ele nos ajude a lidar com esses sentimentos, mas a confrontação com o fim de buscar reconciliação é um passo inevitável, que cedo ou tarde, teremos que lidar.
Algumas pessoas conseguem viver sem buscar essa reconciliação, porque é delicado tratar de todas as ofensas que pessoas podem nos agredir, mas o fato é que existe essa orientação em relação às ofensas.
Precisamos compreender algumas coisas importantes, buscar essa confrontação com a finalidade de reconciliação, NÃO É... (1) Gerar novas contendas, (2) Buscar desculpas da outra parte, (3) Discutir o assunto pra ver quem tem razão.
Jesus deixou muito claro o objetivo dessa busca ao ofensor, Mateus 5.25 “Entra em acordo sem demora com o teu adversário...” Note a orientação principal “Entrar em acordo”. Infelizmente não é possível controlar os desejos e intenções das pessoas, mas você pode ter a postura correta diante da orientação do Senhor.
E qual seria essa postura correta quando o adversário, não tem desejo de reconciliar, e não facilita a conciliação? O apóstolo Paulo tratou desse assunto, quando disse: Romanos 12.18 “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”.
Paulo está ensinando “O que depender de vós” eu vou buscar a paz, se for possível! Certamente, teremos que lidar com situação, que não depende de nós, e uma das coisas que não depende de nós, é a maneira como as outras pessoas vão reagir, mas eu não sou responsável por elas, eu sou responsável pelas minhas decisões. E o que depender de mim, quero ter paz!
Que o Senhor em sua infinita bondade e misericórdia, te ajude a lidar com as diferenças que causam dor, e que você consiga ter a paz que ele promete dar, aqueles que obedecem aos seus ensinamentos, principalmente orientações como essa que meditamos nessa manhã. Que Deus te abençoe, pastor Mário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário