quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A GUARDA DO SÁBADO NÃO GARANTE SALVAÇÃO DE NENHUM CRISTÃO


Tiago 2.10 “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos”.

A GUARDA DO SÁBADO NÃO GARANTE SALVAÇÃO DE NENHUM CRISTÃO

De acordo com esse texto escrito por Tiago, se a garantia da salvação dependesse da guarda de um mandamento em particular, e não observasse os demais, pela própria lei já estaria condenado. Assim sendo, não seria possível escolher dentre os mandamentos de Deus, um em particular que tivesse preponderância. Tiago ressaltou “Mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos!”.

Sempre houve pessoas no meio cristão que buscaram a garantia da salvação eterna com base nas boas obras, ou nas obras da lei, nessa tentativa de garantir a sua própria salvação eterna.

Não são poucas, mas muitas pessoas que embora professem a fé cristã, isto é, a salvação eterna no sangue de Cristo, mas também agregam obediência pelas obras.

Essas pessoas acreditam que embora a salvação inicie-se em Jesus Cristo, mas a responsabilidade de garantir essa salvação está no cumprimento de determinadas exigências, isto quer dizer, que se uma pessoa que professa a fé em Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, mas falha no cumprimento de boas obras perderá essa salvação.

Existe uma corrente teológica que acredita que a garantia da salvação está na obediência e na guarda da lei do sábado, ou seja, o sétimo dia. Desse modo, dentre todos os mandamentos, eles entendem que a guarda do sábado tem preponderância sobre os demais.

Essa corrente teológica também advoga que a salvação de uma pessoa está em Jesus Cristo, através do seu sangue que foi vertido na cruz do calvário, e nesse sentido também acreditamos que a salvação de uma pessoa está somente em Jesus Cristo, através do seu sangue que foi vertido na cruz do calvário. (1 Pedro 2:24 “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”).

Mas discordamos que a garantia da salvação está no cumprimento ou na guarda da lei do sábado, pelo simples fato de que a garantia da salvação de quem quer que seja, uma vez crendo em Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador, essa garantia não está em nós, não está nas boas obras, ou nas obras da lei, e muito menos, na guarda em particular do sábado.

A garantia da salvação de uma pessoa que confiou em Jesus Cristo está tão somente e exclusivamente em Jesus Cristo, somente o Senhor pode garantir a salvação de uma pessoa, nenhum homem tem poder para garantir sua salvação. (João 10.28-20 “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar”).

Esse texto de João 10.28-29 é um dos exemplos que Jesus descreveu que a salvação eterna e a garantia da salvação eterna é algo que somente a trindade pode garantir. Essa expressão “Da minha mão; e da mão do Pai” é uma expressão contundente de que a Trindade tem poder para garantia a salvação de todos aqueles que vão a Eles pela fé, sem a necessidade do cumprimento de qualquer que seja das leis de Moisés.

A primeira referência sobre o sábado está no registro da criação no livro de Gênesis, onde Deus descansou de toda obra que fizera como Criador; Depois temos inúmeras referências a partir do livro do Êxodo, que começa a construção da nação de Israel, e nessa ocasião, Deus de maneira clara estabelece vários preceitos que os judeus deveriam observar, sendo que a guarda do sábado está dentro de um conjunto de orientações que deveriam ser observadas por todos os judeus que estavam debaixo da aliança com Moisés, como critério apenas para a permanência em Israel como um povo exclusivo de Deus.

Em nenhum momento, nem mesmo para os judeus, a guarda do sábado foi critério de Deus para salvar ou garantir a salvação eterna de uma pessoa.

Se um cristão deseja guardar o sábado, como um dia de descanso, assim o faça! Se um cristão deseja guardar o sábado, como um dia de dedicação ao Senhor, um dia de estudo bíblico, um dia pra família, assim o faça! Mas se não fizer, não perderá a salvação se não guardar. Porque a salvação está ancorada na vitória que Jesus teve na Cruz do Calvário, quando ele triunfou, ressuscitando dentre os mortos.

O escritor aos hebreus falou sobre isso: Hebreus 7.25 “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.

Certamente, existe temor no coração dessas pessoas que estão buscando obedecer a Deus, incluindo no seu viver diário, algumas orientações que foram dadas a Israel como nação, eu particularmente não vejo nenhum problema em escolher o sábado para uma dedicação ao Senhor, seja pra estudar, seja pra evangelizar, seja pra meditar, seja pra descansar, afinal de contas, todos os dias são do Senhor.

Mas a Salvação eterna de uma pessoa está somente em Jesus Cristo, e a certeza da salvação também!

1João 5.13 “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus”.

Pastor Mário

Nenhum comentário:

Postar um comentário