quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A LEI DE MOISÉS NÃO TEM PODER PRA SALVAR O HOMEM DO SEU PECADO


Romanos 3.19-20 “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”.

A LEI DE MOISÉS NÃO TEM PODER PRA SALVAR O HOMEM DO SEU PECADO

Muitas pessoas acreditam que a Lei de Moisés de alguma forma pode salvar ou garantir a salvação de uma pessoa, encontramos dentro do meio evangélico, pessoas sinceras e devotas a sua denominação, podemos perceber que essas pessoas estão engajadas em estudar a bíblia, muitas dessas pessoas são exemplos na sua comunidade cristã, muitas dessas pessoas buscam agradar a Deus nessa tentativa de observar os preceitos da lei de Moisés, contida principalmente no Antigo Testamento.

Entretanto, mesmo quando Deus revelou-se a Moisés no Monte Sinai, e passa as orientações aos hebreus da maneira como deveriam se portar diante de Deus, visando a organização de uma nova nação, constituída por um povo que deveria observar os seus preceitos, mandamentos, estatutos, festas, dias, e várias outras ordenanças pra que eles pudessem estar debaixo dessa aliança feita com Moisés, por ter sido eles como povo escolhido como uma nação de sacerdotes em Israel, mas em nenhum momento, nem mesmo entre o próprio povo de Israel, do qual essas leis e orientações foram entregues, Deus nunca teve a intenção de que a observância dessas leis pudesse resgatar o homem do seu pecado, e conduzi-los a vida eterna.

Na realidade, a observância da lei de Moisés que foi entregue ao povo judeu, são preceitos que visam o bem estar e funcionamento de uma nação que buscaria agradar a Deus, através da observância de todos os mandamentos, leis, estatutos, ordenanças pelo fato de que representariam uma nação de sacerdotes em Israel.

Êxodo 19.3-5 “Subiu Moisés a Deus, e do monte o SENHOR o chamou e lhe disse: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel”.

Quando o apóstolo Paulo, aqui na carta aos Romanos, sendo ele, judeu de puro sangue, um exímio cumpridor da lei de Moisés, uma pessoa que estudou com afinco o Antigo testamento, que conhecia e buscava praticar essas orientações, ele mesmo reconheceu que a LEI DE MOISÉS NÃO TEM PODER PRA SALVAR O HOMEM DO SEU PECADO.

Se você observar Paulo corrige essas pessoas que embora sinceras, estavam erradas na sua compreensão da LEI DE MOISÉS, por isso ele falou: Romanos 3.19-20 “Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”.

Paulo havia aprendido que a única forma de uma pessoa ser salva dos seus pecados, ou justificada dos seus pecados, seria exclusivamente por meio da fé em Jesus Cristo, não por obras da lei, observe essas declarações do Apóstolo Paulo na carta aos Romanos:

Romanos 3.24 “Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”.

Romanos 5.1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Romanos 5.9 “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira”.

Pois bem, a observância da Lei de Moisés, entregue aos judeus na ocasião do registro do Êxodo, tinha um objetivo, e infelizmente os judeus tem fracassado no cumprimento dessas leis até nos dias de hoje, e nem mesmo os cristãos mais sinceros, também tem fracassado no cumprimento dessas leis.

Desse modo, se a salvação do homem dependesse da observância de todos os preceitos, ou alguns dos preceitos, ou talvez se escolhêssemos um ou outro preceito da lei, todos nós estaríamos condenados a morte, visto que é impossível qualquer homem cumprir plenamente os mandamentos de Deus.

Romanos 8:3 “Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado”.

Graças a Deus, que a Salvação de uma pessoa, foi conquistada por meio de Jesus Cristo, quando ele entregou sua vida, como oferta pelo pecado, assim qualquer pessoa que deseja ser salva, e receber a vida-eterna tão somente pela fé em Jesus Cristo.

Pastor Mário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário