quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

O BATISMO NAS ÁGUAS NÃO GARANTE SALVAÇÃO DE NENHUM FIEL



Marcos 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.

O BATISMO NAS ÁGUAS NÃO GARANTE SALVAÇÃO DE NENHUM FIEL

Eu fui batizado! Mas nem por isso minha salvação está garantida, porque o batismo nas águas não tem a prerrogativa de redimir alguém do seu pecado, somente e exclusivamente o sangue de Jesus que foi vertido na cruz do calvário. A Bíblia é categórica em afirmar que a salvação de uma pessoa da condenação do inferno está somente no sangue de Jesus Cristo!

Embora eu tenha sido batizado nas águas, a minha salvação não está no batismo e sim na minha fé no sacrifício de Jesus, esse texto de Marcos precisa ser lido na íntegra, e não apenas a primeira parte do versículo, se você notar a salvação da condenação está atrelado à fé, ou seja, crer em Jesus, você percebe isso claramente quando Marcos registrou “porém, não crer será condenado”; ele não falou não ser batizado, ele disse não crer será condenado, isso contribui significativamente que salvação é pela fé como confirmada em outros diversos textos das Escrituras, inclusive, essa conclusão não é arbitrária, porque outros textos indicam claramente a mesma coisa, como por exemplo, as orientações do apóstolo Pedro.

1Pedro 1.18-21 “Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus”.

De acordo com esse texto de Pedro, a nossa redenção foi conquistada pela morte de Jesus Cristo na cruz do Calvário, Jesus é suficiente pra redimir uma pessoa, sem agregarmos obras meritórias na salvação. Tanto é fato que Paulo falou a mesma coisa, demostrando que salvação não vem das obras meritórias de quem quer que seja.

Efésios 2.8-9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

Note a expressão “Não de obras”, isso quer dizer, que não existem méritos humanos que possam corroborar com a salvação de uma pessoa, muito menos o batismo nas águas, que é uma obra humana. Se o batismo tivesse de fato o poder de redimir, não seria necessário o sangue de Cristo.

Algumas pessoas dizem que quando alguém desce as águas do batismo, os pecados ficam no fundo do das águas, isso não procede! Os nossos pecados ficaram na cruz do Calvário, quando ele ofereceu a si mesmo como oferta pelo pecado, veja a diferença entre deixar os pecados nas águas, e deixar os pecados na cruz. Note o que esse texto ensina, se os nossos pecados ficam no batismo ou se os nossos pecados ficam com Cristo...

1 Pedro 2:24 “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”.

O batismo é importante pra caminhada de um cristão, porque foi o modo como Deus escolheu para que uma pessoa convertida, isto é, que creu em Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, possa identificar-se com Ele, pois recebeu uma nova vida.

Veja, a nova vida que recebeu foi pela fé, demonstrada pelo batismo, e não ao contrário! A bíblia ensina assim: 2 Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Mais uma vez, uma pessoa quando encontra Jesus pela fé, Deus a torna uma nova pessoa, e não o batismo. Desse modo, O BATISMO NAS ÁGUAS NÃO GARANTE SALVAÇÃO DE NENHUM FIEL, A ÚNICA PESSOA QUE PODE VERDADEIRAMENTE GARANTIR A SALVAÇÃO DE UMA PESSOA É JESUS CRISTO.

Pastor Mário

Nenhum comentário:

Postar um comentário