sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Vivendo uma vida que faz sentido


Áudio: Vivendo uma vida que faz sentido

Leitura: Lucas 10.30-37 “Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.”

Essa parábola do bom samaritano foi contada por Jesus para responde uma pergunta, a pergunta foi “Quem é meu próximo?”. E Jesus conta a história do bom samaritano.

O que está acontecendo? Um homem, um intérprete... Um perito da lei de Moisés...

Era um homem extremamente religioso que tinha uma profunda sensação que a vida não poderia ser apenas aquilo que ele estava experimentando... Era uma sensação que a vida não pode ser somente isso! A vida não pode ser apenas isso... Tem que haver alguma coisa a mais...

Se a vida é apenas isso que eu estou experimentando não vale a pena viver! A vida deve ter algum valor que eu ainda não descobri...

Será que existe outra dimensão de vida que eu não conheço? Então esse homem vai para Jesus e questiona Jesus sobre UMA VIDA QUE VALE A PENA VIVER. O que EU faço para descobrir isso aí que realmente a gente pode chamar de vida.

Aí Jesus responde pra ele: Bom... Você é o interprete da lei... Diga você! Você é o interprete da lei, o que você tem a dizer? Você sabe o que diz a lei de Moisés?

E ele diz: “É verdade eu conheço a lei” e a lei diz: “Ama o teu próximo como amas a ti mesmo e ame a Deus acima de todas as coisas”.

Jesus falou: “Exatamente”. E o interprete da lei diz “Quem é meu próximo?”.  Quem é essa pessoa que eu devo amar? Quem são essas pessoas? Onde elas estão?

Portanto, essa parábola do bom samaritano é a resposta de Jesus para responder ao interprete que está vivendo uma crise existencial sobre a “vida”, uma “Vida que vale a pena ser vivida”.

Quem são as pessoas que eu devo ajudar? Quem são as pessoas que eu devo amar? Quem são essas pessoas?

Porque a bem da verdade tem pessoas que não conseguem ver sentido em viver? Porque Deus decidiu deixar-me viver depois de me converter? Porque eu não morri, logo após me converter. Porque eu tenho quer viver? Tem pessoas que vive um drama aterrorizante. É uma angustia sem fim... É uma prisão horrenda...

Por outro lado. Tem pessoas que amam esse mundo. Amam as coisas desse mundo, São fascinados... Querem curtir a vida... Querem aproveitar da vida...

Mas, será vida se resume apenas nesses dois modelos? Vivo reprimido e angustiado, ou... Vivo curtindo a vida adoidado.

Irmãos, não são apenas esses dois modelos de vida. Existe um modelo de vida planejado por Deus para que vivamos o presente momento.

A bíblia traz a resposta: Como você vive uma vida que de fato vale a pena!

A bíblia pelas palavras de Jesus responde: Como é que você experimenta isso que está escondido atrás da rotina cotidiana de todos nós? Atrás da cortina que nos deixa com a constante sensação que estamos perdendo a vida pelas mãos?

Quais são os três modelos de vida abordados por essa lição de Jesus?

Três propostas de estilo de vida. Temos aqui os Ladrões. Temos aqui o Levita e o Sacerdote. Temos aqui o bom Samaritano.

São três modelos... São três estilos de vidas.

Como se Jesus estivesse dizendo ao Interprete da lei: Eu vou explicar para você o modo como às pessoas vivem... Eu vou categorizá-las em três modos simples e sucinto.

Descubra o modo como você tem vivido do qual causa em você essa perturbação... E comece a desenvolver o modo de vida correto que eu tenho pra você.

1º Modelo de vida abordado por Jesus é a Antipatia

É o estilo de vida dos ladrões. Eles pensam da seguinte maneira: “O que é teu é meu”.

O ladrão representa aquela pessoa... Que vive com uma falta... E que tem a impressão que quanto mais ela consegue acumular, quanto mais ela consegue reter para si mesma, mais valor terá a sua vida.

Ela não pode enxergar nada que esteja disponível que ela não queira tomar para si
Existe isso, eu quero! É possível viver com isso, eu quero! Porque isso aqui é meu! Me dá, me dá, me dá. É um bicho come-come.

Então o ladrão quando ele vê alguém com uma “Coisa” a mais do que ele, ele quer pra ele, então ele tem uma “Antipatia” em relação a todo mundo que tem uma coisa que ele não tem.
Não precisa ser só um relógio. Pode ser um status. Pode ser uma aparência física

Eu vejo em você aquilo que eu acho que faz você feliz, e eu penso assim: “Eu não tenho isso, então eu quero pra mim”. As veze não é que você rouba que você se levante e vai bater relógio das pessoas aí na rua... Tem gente que faz é evidente, não aqui entre nós, mas tem gente que faz.

O que eu estou dizendo é que você pode viver com essa postura. Você pode viver com essa atitude interior. A atitude da falta. De quando você vê alguém, você quer! Aquela coisa de “Inveja”, inclusive da “Cobiça”. Vive olhando o que você não tem e o que o outro tem. E você se infelicita porque você não tem o que o outro tem... E dali a pouco você está querendo o mal daquele que tem porque você não tem.

E essas pessoas culpa o outro daquilo que ela não tem, não que essas sejam culpadas, mas a vida daquela pessoa revela aquilo que você não tem, e isso incomoda. Porque mostra uma falta sua. E você acha que esse seu déficit existencial. Desse “Eu não sou tão infeliz” é porque você não tem isso ou aquilo. E você começa a viver como um “Ladrão”.

E se você não tem coragem de roubar de fato, você é consumido pelo espírito da ladroagem.
Esse é um bicho come come.

2º Modelo de vida abordado por Jesus é a Apatia

É o estilo de vida dos religiosos citado por Jesus. O levita e o sacerdote pensam assim: O que é teu é teu e o que é meu é meu. Você está caído aí na beira do caminha o problema é teu.

É a postura da indiferença, da insensibilidade, do marasmo. Olha, não quero me envolver com seus problemas, porque basta os meus. Eu não quero me comprometer com suas necessidades, porque eu também tenho as minhas necessidades.

Viver meu amigo “É matar um leão por dia” e eu já tô aqui suando para matar o meu leão e eu vou ter que matar um leão pra você... Não dá não! Cada um com seus problemas. Você cuida da sua vida e eu cuido da minha. Quanto menos você se envolver com a minha vida melhor. Quanto menos eu me envolver com a tua vida melhor.

Inclusive tem carro por aí que tem adesivo que diz assim “Deus deu a vida para cada um cuidar da sua” não tem isso? É isso aí... A postura da indiferença. Eu não tenho nada haver com seus problemas, seus problemas são seus!

Mas essa postura do religioso é uma postura de indiferença, que é uma postura equivocada...Porque ela nasce de uma compreensão, ele não está apenas dizendo “O que é teu é teu e o que é meu é meu”. Mas no fundo o que ele está dizendo é “O que é meu é de Deus”.

Por que ele é um Levita e o outro é um Sacerdote, são dois religiosos, eles oficiam no templo, eles são profissionais da religião, eles estão dizendo: Eu cuido das coisas de Deus. Eu cuido das coisas Sagradas já tenho. Eu cuido das coisas divinas. Minha vida foi consagrada a Deus

Aqui nessa época a lei de Moisés, era muito rigorosa. Os homens separados para cuidar das coisas de Deus, não podiam ter contato com coisas impuras... Um homem sangrando a beira do caminho “Eu não posso tocar a sangue”. Eu não posso tocar a sangue, “Sangue” em si mesmo já era complicado, imagine tocar num homem sangrando...

Eu não posso me contaminar com isso, porque se não eu me inviabilizo para servir a Deus; Porque o que é meu é de Deus. Então, ele foge do contato com a realidade.

Esse estilo de vida de “Apatia”. Daquilo que é teu é teu e o que é meu é meu.

Ele quer se abstrair do mundo da realidade. Ele quer se dedicar a Deus, para isso ele sacrifica a realidade. Será que é possível viver para Deus se abstraindo da realidade?

Será que é possível é você se dedicar a Deus, mas interagindo coma a realidade? Jesus nos ensinou que sim. João 17.15 “Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal”.

Não existe essa coisa de se abster de tudo e de todos, você está inserido numa realidade. Eu não devo ignorar o mundo, porque seu eu ajo desse jeito, eu vou agir exatamente como esse Levita que passou de largo... Eu não devo ignorar se não eu vou evitar pessoas como esse dado como morto a beira do caminho como fez o Sacerdote.

3º Modelo de vida abordado por Jesus é a Empatia

É o estilo de vida desse samaritano. O Bom samaritano pensa do seguinte modo: O que é meu é teu!

É a postura da compaixão, é a postura da partilha, é a postura da dádiva, é a postura da solidariedade, do compromisso com o outro... O ladrão vive em relação ao outro a política da “Antipatia”. O religioso vive em relação ao outro a política da “Apatia”. O bom samaritano vive em relação ao outro a política da “Simpatia”, ou melhor, da “Empatia”.

Essas expressões: Antipatia, Apatia, simpatia, empatia tem origem numa palavra grega que é “Patos”. “Paixão, afeto”. Quando você é afetado, você é mexido, é quando você sofre uma influencia e dentro de você, você quer dar uma resposta aquilo.

Eu não devo ter Apatia, nem Antipatia, eu preciso ter Empatia das pessoas que precisam de ajuda, Eu preciso ter compaixão, eu preciso ter misericórdia, sentir a dor do outro.

Não é isso que ensina a Bíblia?! Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.

Porque se não seremos crentes que tem apatia do mundo, das pessoas que vivem nesse mundo.

Veja são três respostas completamente diferente com relação à vida

O ladrão diz: Quanto mais do mundo eu tiver, mais a minha vida terá valor.

O religioso diz: Quanto menos do mundo eu tiver, mais dedicado a Deus eu for, minha vida terá valor.

O primeiro “Quanto mais do mundo eu tiver...”. O segundo “Quando menos do mundo eu tiver...”.

No caso desse terceiro. Um judeu com sangue misturado, que não era puro.  Um judeu misturado com alguma coisa que não fosse judeu era “Samaritano”. Você vê esse Samaritano usando coisas do mundo para favorecer aquele que precisa. Ele usou dos seus recursos para ajudar aquele que precisava. Ele cedeu do seu tempo. Ele partilhou daquilo que era dele

E você pela narrativa do texto percebe que além de fazer aquilo que estava a seu alcance, ele fez muito mais... Deus deu a esse samaritano muito, porque sabe entregar muito.

A bíblia diz isso: Mateus 13.12 “Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.”

O princípio da bíblia é “Melhor dar do que receber”. E ninguém se empobreceu porque é misericordioso. Ninguém mendigou o pão de cada dia porque usou de misericórdia

A questão meus irmãos. Se o sal deixar de sal. Se a luz deixar de ser luz

A igreja perde seu propósito no que diz respeito a influenciar o mundo

Você se já se sentiu mal, por não ter feito aquilo que você sabe que deveria ter feito?
Veja o que a bíblia diz: Tiago 4:17 “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.”

Irmãos em última instancia aquilo que você tem é benção de Deus. Eu vejo gente rica dizendo o seguinte: “Eh pastor eu trabalhei muito pra ter o que tenho hoje”
Eh só você?

O Camarada sai de casa 4 da manhã, pega ônibus, três, mais um ônibus pra chegar pra trabalhar, depois vai embora, pega ônibus, três, outro ônibus para chegar em casa
E você tem a cara de pau de dizer “Eu tenho o que tenho porque eu trabalhei muito”?
Só você trabalhou muito?!

Então presta a atenção: Deus de tudo provê para nossa satisfação. Então se você tem desfrute

Mas veja o que a palavra de Deus diz. 1 Tmoteo 6.17-18 “ Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;

Veja “Porque Deus prove tudo para a nossa satisfação”. Qual é o tamanho do seu “nossa”? Você e sua esposa? Você, sua esposa, seus filhos? Você, sua esposa, seus filhos e seus amigos?

Qual é o tamanho do seu “nossa”? O tamanho do seu nossa, Deve ser do tamanho do seu Deus?

Então, Deus nos proporciona para nosso aprazimento. E porque é para nossa satisfação, aqueles que têm devem repartir.

Deve viver com a mentalidade: “Aquilo que é meu é teu”. O que é meu eu reparto com você
O que é meu eu divido com você. O que é meu eu compartilho com você

Lucas 10.36-37 “Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo”.

Conclusão:

Vivendo uma vida que faz sentido

Esse intérprete da lei teve de Jesus uma orientação quanto a sensação que a vida não poderia ser apenas aquilo que ele estava experimentando...

Será que existe outra dimensão de vida que eu não conheço? Jesus ensina que sim!

Uma vida que vale a pena ser vivida!

Jesus responde: Como é que você experimenta isso que está escondido atrás da rotina cotidiana de todos nós? Atrás da cortina que nos deixa com a constante sensação que estamos perdendo a vida pelas mãos?

Se você tem vivido uma vida com relação àqueles que precisam: Da sua ajuda. Da sua misericórdia. Da sua compaixão. Do sua entrada. Do seu amor

E você simplesmente os ignora. Você menospreza... Você vira o rosto... Você faz de contra que não vê...

Sua vida é medíocre! E você de fato verá sua vida se perder entre seus dedos. Você não verá sentido algum em viver.

Você simplesmente ignora a realidade diante de você em vista a uma ilusão de uma vida cristã que simplesmente não existe.

Uma vida que vale a pena ser vivada é aquela que você não vive exclusivamente para você mesmo.

A verdade é que amar é um risco. A verdade é que amar faz você sofrer. A verdade é que amar faz você ficar vulnerável.

Mas também é verdade que aquele que ama seu próximo. Reflete aquilo que Jesus fez o tempo todo.

Qual é seu estilo de vida? Antipatia? Apatia? Empatia?

O que é teu é meu? O que é teu é teu, e o que meu é meu? Ou o que é meu também é teu?

Adaptado Pastor EdReneK

Nenhum comentário:

Postar um comentário