quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A simplicidade de um coração


Leitura: Tiago 4:6 - “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

Certa vez: Um homem dirigia velozmente um carro novo que havia comprado. O carro era possante e rápido. Ele gostava de carros assim e se enchia de orgulho olhando a nuvem de poeira que subia por trás de seu carro enquanto corria nas estradas de barro do interior. Um belo dia ele estava correndo numa estrada assim todo satisfeito com a nuvem de poeira, e o vento batendo no seu rosto. De repente, ele avistou um carro se aproximando da outra direção. Ele percebeu que o carro estava correndo tão rápido quanto o dele. Ao se aproximar mais ainda, ele viu que este carro também era novo e da mesma marca que o seu. Cheio de inveja, ele pisou no acelerador e resolveu dar uma lição no outro motorista de como correr com um carro numa estrada de barro. Os dois carros estavam se aproximando de uma curva perigosa na estrada. O motorista orgulhoso nem tirou o pé do acelerador, mas resolveu entrar na curva em velocidade máxima. Assim que ele começou a entrar na curva, ele percebeu que o outro carro, ao se aproximar dele (PASSOU DELE), estava deslizando no barro. Parecia que o motorista estava perdendo controle. E, o pior, ele viu que o motorista era uma mulher. Rapidamente ele girou o volante e evitou uma batida enquanto o outro carro passou, quase batendo. A mulher, do volante do outro carro, gritou "PORCO"! O motorista orgulhoso, enraivecido revidou "ANTA"! Mas, logo na frente, ao completar a curva, o motorista orgulhoso espatifou o grande porco que havia se deitado no meio da estrada, do qual aquela senhora havia desviado, e sobre o qual tentara avisá-lo.

Ações orgulhosas demostram insensatez. Como a do motorista que não atentou para o pedido de alerta

Precisamos de ações humildes no nosso dia a dia: Provérbios 29.23 “Soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”.

O problema da arrogância é que busca obrigar a Deus a fazer o que a gente quer em vez de depender dele do jeito que ele quer

Quais são os benefícios de um coração humilde?

O primeiro benefício está no enunciado do primeiro versículo:

1º Maior graça

Tiago 4:6 - “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.

Você deseja atrair para sua vida “Favores” ou “Desfavores”? Você com seus atos tem atraído graça ou resistência da parte do Senhor? Em sua vida pelo seu comportamento reflete uma pessoa que é agraciada pelo Senhor ou que é rejeita por ele?

No grego “humildade” significa: “Pensar de si mesmo com moderação”. Essa palavra vem do sentido de "Não sair do chão"

O oposto de humildade é a “soberba”. Que significa “Pensar de si com exaltação”. Essa palavra vem do sentido de “Ficar no alto”. Ficar em destaque. Se por em pedestal

Pessoas orgulhosas querem “O prestigio”. Por isso que os sinônimos usados para soberba pressupõem atos de “Elevação”. No mau sentido teríamos: Arrogância, Prepotência, Altivez e Presunção.

O apóstolo Tiago diz a única exceção para o orgulho. Tiago 1:9 “O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade”.

A única condição para gloria-se é na sua dignidade. No sentido de que: EU me sinto bem nessa posição, ou melhor, mantendo a minha dignidade. Tenho orgulho da minha decência

Por exemplo:
  • Você está recebendo uma cantada de uma moça, mas você é casado é você mantem sua fidelidade conjugal e não aceita aqueles elogios, porque você sabe que há outras intenções por detrás, e depois de passar aquela situação: Você pensa: “EU mantive a minha dignidade”.
  • Ou talvez, você alguém oferece a você alguma facilitação, mas que é ilegal, e se você falar alguma coisa, ou ocultar alguma coisa, você é favorecido, e você se mantem fiel a sua dignidade e valor e no final você pensa: “Eu estou feliz porque não vendi a minha dignidade”.

Tiago 1:9 “O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade”.

Entretanto, além do bem estar que atos de humildade podem produzir no coração humildade de uma pessoa há certos elementos na dimensão espiritual que muitas das vezes são imensuráveis. Não conseguimos enumerar tudo aquilo que Deus pode e tem feito na sua vida por causa de seus atos de humildades.

Você pode ter a certeza. De que é melhor ter um coração humildade do que um coração arrogante. Além dos benefícios de dignidade que você produz em sua própria que traz realizações para a alma. Você atrairá para sua vida favores do Senhor

Isso não é barganha com Deus. Não é uma troca. É uma recompensa. Deus vai honrar você pela sua simplicidade.

Provérbios 29.23 “Soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra”.

Então perceba que essa fala não é apenas do apóstolo Tiago, outros falaram a mesma coisa... Veja que espantosa foi essa declaração de Pedro, o apóstolo.

1 Pedro 5:5 “Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça”.

Pedro como Tiago faz um apelo no que tange o trato com o outro, seja quem for...

Cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.

O primeiro benefício que encontramos em atos de humildade é a graça do Senhor que nos alcança

O segundo benefício é bem semelhante ao primeiro...

2º Vitória sobre os poderosos

Lucas 1.52 “Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes”.

Você sabe quem é que está sendo usada por Deus para falar essa verdade? Se você pensou em Lucas, você errou! Essa fala é de Maria. Apesar de que foi Lucas quem registrou essas palavras.

Esse cântico de Maria tem como propósito enaltecer o senhor Deus porque ele a escolheu como a gestora de seu Filho. E a razão porque Maria foi escolhida foi pela sua simplicidade. Maria um exemplo de uma mulher humilde

Note essa observação de Gabriel o anjo, quando ele se encontrou com Maria.


Lucas 1.30 “Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus”.

Acabamos de aprender que “Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça”. Maria foi agraciada pelo Senhor. A virtude em Maria que atraiu o “Favor” de Deus foi sem sombra de dúvidas a sua simplicidade

A própria Maria reconhecia isso. Ela não méritos. Ela sabia disso. E foi justamente nessa condição de humildade que Deus a escolheu como progenitora de seu único filho Jesus

Note essa palavra de Maria: Lucas 1.46-48 “Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada”.

E nesse cântico de Maria ela faz uma menção de um benefício produzido pela humildade. Lucas 1.52 “Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes”.

No que será que Maria estava pensando ao fazer essa declaração? O que estava permeando o seu coração? Quais eram suas motivações naquele momento?

Maria fez referencia de outra mulher que detinha traços de uma pessoa simples. Ela fez menção de Ana. Ana como Maria também foi abençoada com um filho. Ana era uma mulher simples e que suportava duras provas

E quando ela soube que daria a luz a o menino Samuel, que foi um grande home de Deus. Ela também fez um cântico de adoração. E ela falou exatamente o que Maria fala no seu cântico. E são aproximadamente mil anos que separação essas duas mulheres

Veja o que Ana falou: 1Samuel 1.8 “Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo”

Precisamos também fazer um distinção: Humildade não é autocomiseração: Comiseração é “Ato ou efeito de sentir pena de si próprio”

Kreef diz: Humildade é pensar menos em si e não pensamos menos de si mesmo. Pensar menos de si o faz pensar: “Coitadinho de mim”. Isso não é humildade isso é “Minimismo”. Minimismo ou autocomiseração não tem apoio nas Escritura é pecado. Você deve pensar menos EM SI MESMO e não DE SI MESMO.

Conclusão:

O orgulhoso é mundano, pois quer viver sem Deus.
  • Deus odeia o olhar altivo.
  • Ele odeia o orgulho no coração.
  • Ele puni os orgulhosos.
  • O orgulho motiva o pecado.
  • O orgulho gera a cobiça.
  • O orgulho gera a ingratidão.
  • O orgulho gera a hipocrisia.
  • O orgulho gera a auto justiça.
  • O orgulho procura auto glorificação.
Jonathan Edward um tremendo pregador do século 17, ele disse: “Eu tenho o desejo de enxergar o meu orgulho como uma própria imagem do diabo”.

A humildade é uma das virtudes onde você não pensa muito em si mesmo. E quando você age desse modo, você atrai Deus para perto de você. Você alcança graça e obtém vitórias. Que Deus nos abençoe nessa jornada de mortifica o eu.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário