quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Jesus é diferente de qualquer outro


Há mais de mil anos nasceria um homem em uma pequena cidade da Judéia.
  • Este homem nasceria de uma família simples...
  • Viveu apenas 33 anos...
  • Sendo que apenas em seus últimos três teve influencia publica...
  • Ele tinha uma aparência normal...
  • Exercia uma profissão comum de sua época...

Entretanto há pormenores na sua vida e nas suas declarações que o torna diferente que qualquer outra personalidade que veio esse mundo.

Sua vida marcou a história de tal maneira que a própria foi divida entre antes da sua vinda e depois da sua vinda

Certo arqueólogo disse: “Jesus foi à personalidade mais influente que viveu neste planeta”.

Porque Jesus é tão diferente? Porque ele declarou ser um com Deus

João 10.30 “Eu e o Pai somos um”.

Você já parou pra pensar, porque o nome de Jesus agride tanto as pessoas?
  • Buda apensar de reivindicar ser um homem iluminando nunca reivindicou ser o próprio Deus!
  • Maomé apesar de reivindicar ser o profeta do Deus de Abraão nunca se identificou com próprio Deus!

Essa semana faleceu o líder da igreja da Unificação, Reverendo Moon da Coréia do Norte. Disse que viu Jesus aos 15 anos e que isso o inspirou a continuar com a missão messiânica interrompida pela crucificação. Apesar de se autoproclamar messias, ele jamais afirmou ser o próprio Deus.

Mas Jesus o carpinteiro de Nazaré declarou ser o próprio Deus. Suas declarações quanto a sua divindade foram agressivas aos seus ouvintes: Muitas das vezes inspirou revolta... Protestos... Até hoje há pessoas que se fazem valer de um ódio profundo contra Jesus.

Note algumas dessas declarações de Jesus
  • João 8:24 “Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.”
  • João 8:28 “Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou”.
  • João 8.58 “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU”.

Há muitas outras declarações semelhantes a essa que é adicionado por Jesus um adjetivo, ou um substantivo adjetivado. Que tem objetivo de qualificar alguma atribuição ou posição.

Por exemplo:
  • João 8.12 “Eu sou a luz do mundo”
  • João 10.9 “Eu sou a porta”.
  • João 10.11 “Eu sou o bom pastor”.
  • João 15:1 “Eu sou a videira verdadeira”
  • Apocalipse 1:8 “Eu sou o Alfa e Ômega”
  • Apocalipse 22.13 “Eu sou o Primeiro e o Último”.

Jesus declarou ser o EU SOU por inúmeras vezes. Mas talvez você esteja pensando: “O que isso tem haver com Jesus ser Deus?”.

Existia um comentário hebraico nas sinagogas éculos antes de Cristo. Quando aparecia o tetragrama do nome de Deus: YHWH - Havia uma nota, um comentário, que dizia assim: “Está escrito. mas não se lê”.

O tetragrama do nome de Deus era impronunciável pelos judeus. Os judeus tinham uma grande reverencia com o nome de Deus. Que aparecesse o tetragrama do nome de Deus “YHWH”. Era lido “Adonai” e quando não “Elohim”. Ambas as palavras significa “SENHOR”

Com o passar do tempo os judeus começaram a fazer as primeiras modificações no nome de Deus para evitar sua pronuncia. Assim o tetragrama do nome de Deus que possuía apenas “consoantes” recebeu A primeira “Vogal” do nome “Adonai” e a primeira vogal do nome “Elohim”: Que surge o nome: “YaHWeH” que veio à transliteração para o português “Jeová”.

Então Jeová é uma transliteração do nome EU SOU em Hebraico, oriunda do tetragrama YHWH.

O detalhe que no livro de Êxodo 3.14 temos a seguinte declaração do próprio Deus falando com Moisés. “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.”

Desse modo Jesus é Jeová do Antigo testamento? Deus se apresentou a Moises como “Eu sou”, do mesmo modo que nos Evangelhos, Jesus se revelou com esta mesma identidade aos judeus.

Jesus afirmou ser o próprio Deus, e além dessas declarações de Cristo.

Outra questão importante do cristianismo não é o que as pessoas pensam de Cristo, mas que atitude as pessoas tomam diante das afirmações que Ele fez de si mesmo;

Note o porquê os judeus queriam apedrejar Jesus.

João 5.16-18 “E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”.

Pense nos discípulos de Jesus que também eram judeus de profundas convicções religiosas que acreditavam em único Deus, desse modo eram monoteístas. A dificuldade que os próprios discípulos tiveram em reconhecer que Jesus era o Deus encarnado.

Acho brilhante a declaração de Tomé, diante de Jesus ressurreto.
  • Tomé era uma camarada racional
  • Ele não se deixava levar pelas emoções
  • Ele era critico
  • Tomé era ponderado e metódico
  • Mas quando era necessário expressar era radical: “Vamos nós também para morrermos com ele”

E também não foi diferente naquela manhã. Alguns dos discípulos disseram que Jesus havia ressuscitado. E Tomé disse: “Se eu não vir o sinal dos cravos nas suas mãos, e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

De fato ele não creu na mensagem que fora anunciada pelas primeiras testemunhas. Talvez eu não tivesse crido... Talvez você falasse a mesma coisa...

Mas quando Jesus se apresentou naquela sala, o coração de Tomé saltou de seu peito. Era a mesma voz que Tomé tão bem conhecia. Uma saudação tão familiar “Paz seja convosco”.

Jesus então se aproxima, olha para os apóstolos e fixa o seu olhar em Tomé. Coloca-se na sua frente e diz: “Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente”.

Aquilo lhe fez declarar o que torna Jesus diferente de qualquer outro homem que passou por esse mundo: João 20.28 “Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!”.

Pr. Mário Botão

Nenhum comentário:

Postar um comentário