sábado, 15 de setembro de 2012

Mudanças Significativas


Leitura: Mateus 3.7-10 “Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”.

As três principais seitas judaicas no tempo de Cristo foram: Os saduceus.  Os essênios. Os fariseus.

Essas seitas surgiram no segundo século antes de Cristo. Nessa ocasião surgiu um líder que governava a Síria. Conhecido como Antíoco Epifanes. Antíoco queria que os judeus abandonassem a sua religião. Tentou destruir as Escritura. Mandou castigar com a morte todos quantos fossem encontrados com o livro da lei.

Certa ocasião Antíoco mandou profanar o templo dos judeus. Mandou que seus homens entrassem no templo sagrado em Jerusalém E fizessem um sacrifício. Eles sacrificaram uma grande “Porca”, em cima do altar e o sangue do animal foi espalhado pelo lugar. Ele assim o fez para afrontar os judeus, visto que o “Porco” é um animal considerado pela lei como “Imundo”. E jamais deveria ser usado para sacrifício.

E nessa pressão de Epifanes, contra os judeus, começaram a surgiu grupo de revoltas. Grupos políticos. E que também eram religiosos.

Um dos primeiros grupos a surgir foi os “Saduceus”. Os saduceus eram Aristocratas. Eram Ricos e poderosos. Donos de grandes propriedades e terras. Ocupavam cargos poderosos e de renome na cidade. Os sacerdotes eram saduceus... O sumo-sacerdote era saduceu.

Os saduceus também ocupavam a maioria dos 70 lugares do conselho judaico chamado de “Sinédrio”. Religiosamente: Os saduceus eram mais conservadores na área de doutrina do que os fariseus. Eles negaram qualquer ressurreição dos mortos. Eles negaram qualquer vida depois da morte. Defendia que a alma perecia com a morte. Negaram a existência de um mundo espiritual, ou seja, anjos e demônio.

Entretanto os saduceus estavam mais preocupados com a política do que com a religião. Eles não se preocuparam tanto com Jesus. Até quando as coisas chegaram ao ponto de que Jesus iria chamar a atenção indesejada de Roma.

Foi a esta altura que os fariseus e saduceus se uniram e começaram a planejar a morte de Cristo. Os saduceus foram responsáveis pela morte de Tiago conforme registrado no livro de Atos e de acordo com o historiador Josefo..

Os saduceus deixaram de existir por volta do ano 70 D.C. Quando Roma destruiu Jerusalém e o Templo em 70 D.C. Os saduceus também foram destruídos.

Quando pensamos no segundo grupo “Os fariseus”. Em sua maioria eram empresários da classe média, não da classe alta, da classe alta eram os “Saduceus”. E por essa razão eles tinham mais contato com o homem comum. Os fariseus eram mais aceito pelo povo do que os saduceus.

Apesar de que os fariseus eram minoria no Sinédrio. O que parece é que eles detinham maiores poderes nas decisões do que os Saduceus, já que tinham o apoio do povo.

Diferente dos Saduceus, os fariseus, acreditavam: Ressurreição dos mortos. Acreditavam em uma vida depois da morte. Acreditavam na existência de anjos e demônios. Acreditam na tradição oral dos líderes religiosos em pé de igualdade com as Escrituras.

Atos 23:8 “Pois os saduceus declaram não haver ressurreição, nem anjo, nem espírito; ao passo que os fariseus admitem todas essas coisas”.

Apesar dos fariseus serem rivais com os saduceus, eles conseguiram colocar suas diferenças de lado em uma ocasião. Na perseguição, no julgamento e na morte de Cristo. Foi neste ponto que os fariseus e saduceus se uniram para colocar Cristo à morte

João 11.57 “Ora, os principais sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para, se alguém soubesse onde ele estava denunciá-lo, a fim de o prenderem”.

Tanto os fariseus quanto os saduceus foram muito censurados por Jesus. Talvez a melhor lição que podemos aprender com os fariseus e saduceus é a de não ser como eles. Ao contrário dos saduceus, devemos acreditar em tudo o que a Bíblia diz, incluindo no supernatural e em vida após a morte. Ao contrário dos fariseus, não devemos tratar tradições como tendo igual autoridade com a Escritura.

Entretanto a censura não se detém apenas dos artigos de fé. O problema não era apenas a doutrina. O maior problema dos saduceus e os fariseus é o que foi registrado pelo Evangelista Mateus no capítulo três, nas palavras de João Batista.

Mateus 3.7-10 “Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”.

Esse texto descreve para nós o que é esperado de alguém que verdadeiramente quer seguir a Jesus. Você quer seguir Jesus? Você é um seguidor de Jesus. Você está disposto a seguir os seus passos?

João traz uma advertência. Você precisa dar provas de mudanças. Não adianta vir para mim e diz com seus lábios o que eu quero ouvir, mas lá no fundo, no seu coração você quer outra coisa...

Note essa sabedoria, a qual João com certeza era conhecedor:

Provérbios 14.15 “O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos”.

Em sua opinião você acha que João Batista: Ao exortar os fariseus e os saduceus a darem “Provas contundentes de mudanças”. Ele estava sendo simples, ou seja, “Ingênuo” sem “sabedoria”. Ou ele estava sendo “Prudente”, “Sábio”?

Obviamente ele estava sendo “Prudente”. O próprio havia dito: Nem todo que me diz “Senhor, Senhor entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai”.

Suas palavras perdem credibilidade quando sua vida, não está em concordância com a doutrina.

Os fariseus e os saduceus: Manipulavam as Escrituras. Desonravam a Deus. Faziam o que queriam. E depois querem ir até João para ser batizado...??!!

Qual deveria ser a postura de João? Vem... E eu te batizo com águas de arrependimento. Não! Mil vezes não! Absolutamente não!

Eles não tinham evidencias de que haviam mudado. Pelo contrário... Eram venenos e perigosos. Disseminavam coisas horrendas...

Aceitar um Saduceus na condição como eles viviam seria uma ofensa à santidade de Deus. Do mesmo modo aceitar um fariseu na condição como eles viviam seria uma afronta ao próprio Deus.

Por isso que João foi enfático: Mateus 3.7-10 “Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”.

João descreve elementos necessários para dar provas de mudança de vida. João chama esse grupo político e religioso de Raça de víboras. É uma figura de linguagem que significa: Pessoas astutas, mal-intencionadas, pessoas perversas.

Porque será que os saduceus e os fariseus queriam ser batizados com aguas que demonstram arrependimento? Graças a Deus os fariseus e os saduceus não foram aceitos, porque se não o cristianismo teria sido contaminado antes mesmo do seu nascimento.

Para você pertencer a Deus... Você precisa dar as costas para seus pecados. Arrependimento é dar as costas para seus pecados. Você precisa decidir abandonar o seu pecado. Como os judeus precisavam “Deitar fora os ídolos”. Nós também precisamos “Deitar fora os nossos ídolos”.

Pr. Mário Botão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário