sábado, 1 de setembro de 2012

Deixando marcas admiráveis



Quando falamos de irmãos é um assunto um pouco complicado... Porque há irmãos que são próximos da gente. Já outros não somente são distantes como vivem em pé de guerra.

Como é o seu relacionamento com seus irmãos? Você se dá bem com eles? Você pode confiar segredos a eles? Você teria dificuldade de se abrir com relação a um assunto sério? 

Eu tenho dois irmãos: Júnia que está com 33 anos e Lucas que está com 27 anos. Ambos estão casados e tem filhos... Ambos têm casa própria... Ambos têm curso superior... Ambos têm um bom emprego... Ambos professam uma fé cristã...

Eu não tive muitos problemas com meus irmãos... Obviamente que um atrito ou outro sempre há... Eu tenho duas memórias marcantes de conflito, uma com o Lucas e outra com a Júnia.

A primeira foi com meu irmão Lucas quando eu tinha 16 anos, e ele 09 anos. Eu estimava muito um álbum de fotos. E havia uma foto em particular que eu tinha boas memórias... Sabe o que ele fez? Rasgou a foto... Talvez ele nem se lembre...Aquilo me machucou muito.

02/08/1989 (A foto que foi rasgada)

A segunda foi com minha irmã, quando eu tinha 19 anos, e ela 18. Tivemos um briga em casa... E eu chamei a atenção do namorado dela... E ela foi contra mim e a favor dele... Aquilo também me machucou muito...

Não me lembro de outra coisa que fosse tão marcante quanto esses dois episódios. Coisas simples, porém que me ofendeu e marcou...

Mas algo que precisamos considerar é o seguinte: São boas as marcas que deixamos em nossos irmãos? A influência que tenho na vida deles são admiráveis?

Por exemplo: Se perguntássemos para os nossos irmãos: O que eles pensam de nós? Qual seria a opinião deles sobre o nossa caráter? 

Perguntas como essas nos ajudam, a saber como anda o nosso testemunho.

A bíblia conta a história de vários personagens que tiveram irmãos e irmãs. Temos muitos exemplos... Como eles lidavam com suas diferenças... Como eles se comportavam diante de determinadas situações...

Vamos nos deter um pouco sobre a vida de Davi.

Texto: 1 Samuel 17.23 “Estando Davi ainda a falar com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o duelista, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou as mesmas coisas que antes falara, e Davi o ouviu.”

Davi tinha vários irmãos. Jesse seu pai teve 08 filhos... Assim sendo Davi tinha 07 irmãos... Sendo ele o caçula de casa...

Dos sete irmãos, três deles, tinham idade para servir a nação. E era justamente isso que eles faziam: Eliabe, Abinadabe e Samá.

Certa ocasião Jesse, o pai pede a Davi que fosse ao acampamento levar alguns pães para seus irmãos e queijos para o comandante do exército. Davi prontamente obedecesse e vai...

Jesse não estava tão preocupado com a alimentação dos meninos, porque sabia que eles eram bem assistidos no acampamento militar. O objetivo de enviar Davi era para ter noticias... Afinal de contas a nação estava em constantes batalhas.

Quando Davi chega ao acampamento os homens estavam se colocando em ordem de batalha. As duas tropas posicionadas... Os soldados gritando... Fileira contra fileira...

Depois de deixar os alimentos ao guarda de bagagem, Davi corre em direção a seus irmãos que estavam em ordem de batalha... Rapidamente coleta as informações das quais o levou ali. Está tudo bem com Eliabe... Está tudo bem com Abinadabe... Está tudo bem com Samá... Legal... Está tudo bem... Papai ficará feliz em saber...

Entretanto, algo chamou a atenção de Davi que o fez reagir imediatamente... Justamente naquela mesma hora que ele bate um papo com os irmãos. Um duelista por nome Golias estava defraudando o nome de Deus. O detalhe é Golias já estava fazendo à horas... E aquilo chamou a atenção de Davi...

Embora Davi soubesse que o desafio de Golias valesse para qualquer pessoa do acampamento... A afronta afetava toda a nação. Todo israelita consciente ficaria extremamente aborrecido.

Porque ele estava desmerecendo, desrespeitado de modo muito ofensivo o nome de Deus. E Davi não estava entendendo o porque ninguém reagia... Afinal de contas era o Deus de Israel que eles estavam afrontando.

1 Samuel 17.26 “Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”.

Davi ficou muito decepcionado com os soldados de Israel, dos quais seus irmãos faziam parte... Eles estavam apáticos. Os inimigos estavam falando desrespeitosamente do seu Deus. Dos valores do seu Deus e eles simplesmente não faziam nada...

E veremos um conflito público entre Davi e Eliabe. 

1 Samuel 17.28 “Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja.”

Eliabe acusa Davi de atos de mau caráter. Displicência: Porque deixou a responsabilidade com as ovelhas. Bisbilhoteiro: Porque desceu ao acampamento apenas para ver a batalha.

Na perspectiva de Eliabe. Davi estava sendo presunçoso e maldoso. Presunçoso por que demonstrou uma atitude arrogante... Maldoso por que desmereceu os soldados...

A ironia de tudo isso é que Davi estava certo... A acusação que os irmãos fizeram contra Davi, era justamente o pecado que eles estavam cometendo.

A bíblia diz que Davi falou a mesma coisa para Abinadabe e depois ele falou com Samá. E ainda depois falou em voz para todos os soldados ouvirem. 
Até que essa conversa chegou ao rei. E o rei Saul mandou chamar aquele menino. E você sabe o final dessa história...

A minha pergunta é: Que tipo de referencia você quer ser para seus irmãos? Um covarde, porque não defende suas convicções bíblicas? Um presunçoso que aponta as falhas dos outros, mas não enxerga a suas próprias? Um maldoso porque justifica suas ações pecaminosas nos atos corajosos de outros?

Quando falamos de irmãos é um assunto um pouco complicado... Porque há irmãos que são próximos da gente. Já outros não somente são distantes como vivem em pé de guerra.

Mas é importante que você deixe marcas em seus irmãos. Não daquelas pedradas com estilingue... Nem aqueles arranhões e ponta pés... Nem daqueles beliscões para chamar a atenção... E sim de seu caráter e temor de Deus

Davi fez a diferença entre seus irmãos. Mesmo que acusado injustamente ele deu provas de um caráter admirável.

Pr Mário Botão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário