quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Um Deus de segunda chance



Quantas chances você merece? Quantas chances você pode ofertar a uma mesma pessoa? Quantas chances você gostaria de receber diante de um erro, de um fracasso? Será que o meu desejo de pecar é maior do meu desejo de ter novas oportunidades?

Quase todos, ou todos nós vamos frustrar, não os planos de Deus, mas o seu desejo dele a nosso respeito. No campo da “Separação com o mundo

Eu não tenho duvidas que o pensamento que Deus tem a respeito da igreja é o melhor. Fora da pratica do mundo. Longe das finas iguarias do rei. Abandonando a pocilga e as alfarrobas dos porcos

Salomão usa uma linguagem perniciosa para descrever a mulher adultera que descreve também um pouquinho da gente.

Provérbios 7.4-24 “Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente; para te guardarem da mulher alheia, da estranha que lisonjeia com palavras. Porque da janela da minha casa, por minhas grades, olhando eu, vi entre os simples, descobri entre os jovens um que era carecente de juízo, que ia e vinha pela rua junto à esquina da mulher estranha e seguia o caminho da sua casa, à tarde do dia, no crepúsculo, na escuridão da noite, nas trevas. Eis que a mulher lhe sai ao encontro, com vestes de prostituta e astuta de coração. É apaixonada e inquieta, cujos pés não param em casa; ora está nas ruas, ora, nas praças, espreitando por todos os cantos. Aproximou-se dele, e o beijou, e de cara impudente lhe diz: Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os meus votos. Por isso, saí ao teu encontro, a buscar-te, e te achei. Já cobri de colchas a minha cama, de linho fino do Egito, de várias cores; já perfumei o meu leito com mirra, aloés e cinamomo. Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã; gozemos amores. Porque o meu marido não está em casa, saiu de viagem para longe. Levou consigo um saquitel de dinheiro; só por volta da lua cheia ele tornará para casa. Seduziu-o com as suas muitas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o arrastou. E ele num instante a segue, como o boi que vai ao matadouro; como o cervo que corre para a rede, até que a flecha lhe atravesse o coração; como a ave que se apressa para o laço, sem saber que isto lhe custará a vida.  Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e sê atento às palavras da minha boca;

Tenho para mim... Que todos nós... Se já não aconteceu... Acontecerá... Espero que nunca aconteça... Mas cuidado porque você pode estar vivenciado o desejo da mulher adultera

Somos para o mundo como uma adultera foi para esse tolo rapaz. Estamos à procura de prazer carnal... Queremos nos divertir a custa de traições... Somos insaciáveis na criatividade de enganar e encobrir.
Somos apaixonados pelo outro. Adornamos o nosso quarto para receber o estranho.

Isso é o ser-humano! O ser humano é assim “Louco” “Apaixonado” “Inquieto
Desprendido para os desejos... Uma fome do tamanho do mundo...

Mas ao mesmo tempo. Vivemos uma luta constante... Não queremos ser assim.
Queremos ser fiel. Queremos mortificar os feitos da carne.

E nessa angústia de espírito e a frouxidão da carne. Temos talvez em Paulo o melhor que reflete esse estado de confusão de desejos e vontades.

Romanos 7.15-24 “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”

Você percebe a aflição de Paulo o apóstolo? A angustia, a aflição do espírito em meio as desejos carnais? Minha carne deseja pecar... Mas interiormente tenho prazer em Deus. Isso é uma desgraça, Paulo desabafa! Desventurado homem que eu sou!
Infeliz! Eu sou infeliz, por causa dessa luta que enfrento todo santo dia.

Mas essa fala de Paulo, não termina com uma incógnita? Quem me librará do corpo desta morte...? Ou melhor... Quem vai me libertar de mim mesmo...? Quem vai soltar essas algemas que me prende a esses desejos da carne?

A fala de Paulo não termina com um “Ponto de interrogação”. Termina com uma “Exclamação”. Um grito de liberdade. Um alívio.

Romanos 7.25 “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado”.

O que Paulo está querendo ensinar?

Meu irmão, minha irmã... Suas lutas deverá ser constantes... Não cesse de lutar... Não deixe um dia sequer sem embainhar a sua espada.
Faça desse propósito uma luta diária. Não descanse de lutar contra o pecado.

Entretanto chega um pouco. Que estamos tão cansados. Estamos tão pra baixo.
Estamos tão desmotivados. Que deixamos a nossas armas ao lado. Baixamos a guarda... E começamos nos entregamos à derrota...

É justamente nesse estado de miséria, de derrota, de angustia, de aflição que GRAÇA DE DEUS começa se manifestar nas nossas vidas.

Na forma de novas oportunidades... Deus nos dá novas chances. E essa oportunidade vem para nos alavancar a seguirmos em frente... Continuarmos as nossas lutas...

E nesse espírito de lutas. Me  vêm a memória o registro da vida de outro personagem. Tão fascinante quanto à de Paulo. Pedro é uma figura fantástica do Novo testamento

Porque foi com Pedro o apóstolo o relacionamento mais intenso e mais profundo de amor de Jesus. Com certeza essa narrativa bíblica demonstra esse relacionamento intenso do interesse do Senhor sobre o Pedro...

Conclusão

Nosso Deus é um Deus de segunda chance. Aproveita as oportunidades que ele tem oferecido a você. Mesmo diante das suas falhas e de seus fracassos ele deseja te ajudar. Mesmo quando você já desistiu de você mesmo, ele ainda tem interesse na sua vida. Ore ao Senhor e peça-lhe essa nova oportunidade de seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário